Clássicos em 35mm: uma Odisséia Nostálgica

14 a 22/05

• Sala Circuito Spcine – Lima Barreto
  • Ingressos podem ser retirados na bilheteria física uma hora antes da cada sessão
  • Verifique a classificação indicativa de cada filme

A Mostra “Clássicos em 35mm: uma Odisséia Nostálgica” celebra a magia do cinema analógico, trazendo uma seleção especial de filmes icônicos projetados em sua forma original, além de filmes especiais com versões restauradas no formato DCP (confira as sinopses abaixo). Com a textura única da película e o estalo característico das máquinas de projeção, essa mostra é um convite para reviver momentos inesquecíveis da sétima arte.

Programação:

de Stanley Kubrick
2001: A Space Odyssey, 1968, Estados Unidos, 149 minutos, 12 anos, 35mm
Elenco: Keir Dullea, Gary Lockwood, William Sylvester

Sinopse: Uma exploração épica da aventura humana e da inteligência artificial. “Considerado um marco na história do cinema e um dos maiores clássicos da ficção científica.”

A Noite Americana,
de François Truffaut
La Nuit américaine, 1973, França, 115 minutos, 12 anos, DCP
Elenco: François Truffaut, Jacqueline Bisset, Jean-Pierre Léaud

Sinopse: Um olhar sobre os bastidores de um set de filmagem. “Uma homenagem à sétima arte e um reflexo da paixão de Truffaut pelo cinema.”

Asas do Desejo,
de Wim Wenders
Der Himmel über Berlin, 1987, Alemanha, 127 minutos, Livre , 35mm
Elenco: Bruno Ganz, Solveig Dommartin, Otto Sander

Sinopse: Anjos em Berlim observam os humanos e um deles deseja se tornar mortal. “Um filme poético que desafia as fronteiras entre o visível e o invisível.”

Dois Destinos,
de Valerio Zurlini
Cronaca Familiare, 1962, Itália, 115 minutos, 12 anos, 35mm
Elenco: Marcello Mastroianni, Jacques Perrin, Salvo Randone

Sinopse: Os irmãos Enrico e Lorenzo foram separados ainda na infância e desde então não tiveram mais contato. “Um drama emocionante que explora as complexidades dos laços familiares e do destino.”

Roma de Fellini,
de Federico Fellini
Roma, 1972, Itália, 128 minutos, 16 anos, DCP
Elenco: Peter Gonzales Falcon, Fiona Florence, Pia De Doses

Sinopse: Um passeio autobiográfico e surreal pela Roma de Fellini. “Captura a complexidade e o caos da cidade eterna com o olhar único de Fellini.”

Paris, Texas,
de Wim Wenders
Paris, Texas, 1984, Alemanha Ocidental/França, 147 minutos, 13 anos, 35mm
Elenco: Harry Dean Stanton, Nastassja Kinski, Dean Stockwell

Sinopse: Travis Henderson, um andarilho sem rumo que esteve desaparecido por quatro anos, sai do deserto e precisa se reconectar com a sociedade, consigo mesmo, com sua vida e com sua família1. “Paris, Texas” é um clássico inconfundível do cinema, aclamado pela crítica, que ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1984.

A Regra do Jogo,
de Jean Renoir
La Règle du Jeu, 1939, França, 110 minutos, DCP
Elenco: Marcel Dalio, Nora Gregor, Paulette Dubost

Sinopse: Membros da alta sociedade francesa e seus servos se reúnem em uma festa de caça na mansão de um marquês, onde romances e intrigas se desenrolam. “Considerado um dos maiores filmes já feitos, é uma crítica mordaz às convenções sociais da época.”

Marca da Maldade,
de Orson Welles
Touch of Evil, 1958, Estados Unidos da América, 95 minutos, DCP
Elenco: Charlton Heston, Janet Leigh, Orson Welles

Sinopse: Um chefe de polícia mexicano e sua esposa americana se envolvem em uma trama de corrupção e assassinato na fronteira dos EUA com o México. “Este filme noir é famoso por sua abertura de plano-sequência e é frequentemente citado como a última grande obra do gênero.”

Lawrence da Arábia,
de David Lean
Lawrence of Arabia, 1962, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, 227 minutos, DCP
Elenco: Peter O’Toole, Alec Guinness, Omar Sharif

Sinopse: A história épica do tenente T.E. Lawrence e seu papel na união das tribos árabes contra os turcos durante a Primeira Guerra Mundial. “Um triunfo cinematográfico, este épico desértico é louvado por sua grandiosa narrativa e cinematografia impressionante.