Cada Tijolinho do CCSP é uma tentativa de preservar e organizar a memória do CCSP, registrar sua evolução a partir de depoimentos e imagens coletados ao longo dos anos. Histórias de pessoas importantes na composição e ocupação deste espaço tão diverso e democrático. A ideia surgiu a partir do “Quem fez quem faz”, série de entrevistas iniciadas durante as comemorações dos 25 anos do CCSP. Este trabalho é apenas o início de uma documentação que pretende continuar a colher novas histórias, porque a memória é algo que deve ser construído a cada dia.
Ocupação CCSF - Centro Cultural Simões Filho
Essa exposição inédita do artista Augusto Leal na cidade de São Paulo é orientada a partir de uma reunião emblemática e estratégica de sua produção. Se propõe a evidenciar o caráter multifacetado e transversal das formulações do artista de Simões Filho/BA – com obras que datam de 2009 a 2024 – instaladas por diversas áreas do CCSP.
Ronoel Simões: A singularidade do violão brasileiro
A Coleção Ronoel Simões reúne inúmeros materiais que remontam a trajetória do violão no século XX. O acervo, que se destaca inclusive pela variedade da tipologia documental reunida, foi coletado pessoalmente por Ronoel Simões durante setenta anos de atividade. A coleção é vasta, única e representativa, e está em paridade com acervos de importantes violonistas, tais como José Pascoal Guimarães (MG, 1932-2021), Andrés Segóvia (ESP, 1893-1987), Jodacil Damasceno (RJ, 1929-2010), entre outros.
Arte, Múltiplas Artes
Organizada em celebração ao 40º aniversário do CCSP, “Arte, Múltiplas Artes” reúne um acervo fotográfico de espetáculos infantis cujas companhias integram a excelente produção de Teatro Infanto-juvenil de São Paulo. Você encontra também uma fala da curadora Lizette Negreiros sobre a trajetória e a importância do Espaço Cênico Ademar Guerra para este cenário.