Mundo Jardim: Conto de Todos os Cantos

19/05, 02/06, 30/06, 07/07, 04/08, 08/09, 06/10, 03/11 e 08/12

• Domingos, das 10h00 às 11h00
  • Jardim Suspenso – Lado Vergueiro (em caso de chuva, a atividade acontecerá no Foyer)
  • Classificação indicativa: Livre. Atividade voltada para a Primeira Infância – 0 a 6 anos
  • Sem necessidade de ingresso ou inscrição

Bem-vindos ao “Mundo Jardim: Conto de Todos os Cantos”, uma experiência encantadora que floresce a imaginação e nutre o amor pela leitura! Neste evento envolvente, os participantes são convidados a explorar um universo de histórias e descobertas, guiados por mediadores apaixonados por contos. Em meio a um jardim literário, onde as pétalas são feitas de páginas e os rios são feitos de histórias, mergulhe em aventuras que revelam mundos desconhecidos e culturas fascinantes. Celebre a magia da leitura, onde os livros são sementes que germinam saberes e ideias, cultivando empatia e imaginação para leitores de todas as idades.

Ao longo do caminho das leituras, cada mês trará novos temas e livros, selecionados com cuidado para cativar e inspirar. Através da mediação de leitura, as crianças terão a oportunidade de escolher obras de autores independentes, explorando temas como bullying, pertencimento e ancestralidade. Esta abordagem busca difundir a bibliodiversidade e promover uma relação descontraída e enriquecedora com a literatura, enquanto preserva a tradição oral como parte essencial de nossa cultura.

Nossa missão vai além de simplesmente contar histórias; é dar voz aos artistas periféricos, fortalecendo os laços da comunidade com os espaços culturais da cidade. Ao incentivar a circulação desses artistas e promover a diversidade na literatura infantil, contribuímos para uma infância mais rica em experiências e aprendizados. Junte-se a nós neste jardim literário em plena exuberância e deixe-se levar pela magia das palavras, semear a paixão pela leitura e cultivar um futuro onde cada criança possa florescer plenamente através do poder da palavra.

19/05 – Descobrindo as Raízes: Contos Indígenas do Brasil.
Neste encontro, as crianças serão convidadas a explorar contos e lendas indígenas brasileiras, mergulhando nas riquezas culturais e na sabedoria ancestral dos povos originários.

02/06 – Viagem à África: Contos e Itans do Continente Africano.
As crianças embarcarão em uma viagem pela África por meio de contos e mitos africanos, conhecendo as diversas culturas e tradições do continente, promovendo o respeito à diversidade e a valorização da herança africana.

30/06 – Festa Junina Literária: Tradições e Histórias da Cultura Popular Brasileira.
Este encontro será uma celebração da cultura popular brasileira, com contos, histórias e músicas típicas das festas juninas, promovendo o encanto e o resgate das tradições do nosso país.

07/07 – Diga Não ao Bullying: Leitura e Reflexão sobre Relações Interpessoais.
Este encontro abordará o tema do bullying por meio da leitura de histórias que estimulem a empatia, o respeito mútuo e a importância da convivência pacífica, promovendo a conscientização e a prevenção desse problema.

04/08 – Conexão com a História: Descobrindo Nossas Origens e Antepassados.
Neste encontro, as crianças serão convidadas a explorar sua própria ancestralidade por meio da leitura de histórias sobre a história familiar e as origens de suas famílias, promovendo o respeito e a valorização das suas raízes.

08/09 – Amigos para Sempre: Promovendo o Sentimento de Pertencimento.
Este encontro será dedicado à importância da amizade, do acolhimento e do sentimento de pertencimento, por meio da leitura de histórias que valorizem as relações afetivas e a construção de vínculos saudáveis.

06/10 – Heróis do Passado, Heróis do Presente: Inspirando-se na Ancestralidade e em Figuras Inspiradoras.
Neste encontro, as crianças serão apresentadas a heróis e figuras inspiradoras da história e do presente, explorando exemplos de coragem, determinação e bondade, para inspirá-las a serem agentes de mudança em suas vidas e comunidades.

03/11 – Construindo a Autoestima: Celebrando a Diversidade e a Identidade.
Este encontro será dedicado ao fortalecimento da autoestima e da valorização da diversidade, por meio da leitura de histórias que promovam a aceitação de si mesmo e dos outros, celebrando as diferenças e as características individuais.

08/12 – Encerramento do Mundo Jardim: Celebrando as Conquistas e Aprendizados.
O último encontro será uma celebração das conquistas e aprendizados ao longo do evento, relembrando os momentos compartilhados e os vínculos criados por meio da leitura e da imaginação, em um momento de gratidão e despedida.

Participantes:

Coletivo: Movimento Vem Brincar Cacuriá