Espaços

Concebido com o primeiro centro cultural multidisciplinar do país, o CCSP tem espaços de naturezas muito diversas, destinados a usos complementares e amplos, ocupando sua extensa área de 46.500 m² e quatro pisos. Conheça um pouco dessa diversidade.

Jardins e áreas livres

Dois dos jardins do CCSP são homenagens aos arquitetos que projetaram este espaço – o Jardim Eurico Prado Lopes, localizado na rampa de acesso ao metrô, e o Jardim Luiz Telles, localizado na entrada da Rua Vergueiro, ao lado do Restaurante.

Além disso, o Centro Cultural oferece outro espaço único na cidade: dois jardins suspensos – lado Vergueiro e lado 23 de Maio, de onde é possível ter ampla vista da cidade, tomar sol, descansar, encontrar os amigos…

Já o Jardim Sul, localizado ao fundo da área expositiva do Piso Flávio de Carvalho, é destinado mais especificamente aos estudos, com mesas e tomadas disponíveis aos estudantes.

Entre as áreas livres estão a Área de Convivência, próxima ao Restaurante e à entrada da Vergueiro; o Foyer, que reúne os públicos das diferentes salas antes e depois dos eventos, além de dar acesso à Central de Informações; o Corredor da Dança, utilizado por praticantes amadores e profissionais de diversas expressões artísticas, do tango ao break; e até mesmo a Rampa de acesso ao metrô, que foi reconfigurada pelo uso do público e não é mais somente um lugar de acesso, mas um espaço repleto de artistas.

Bibliotecas e acervos

Além de um impressionante acervo de livros, o CCSP também abriga acervos de obras de arte, documentos históricos, discos etc.

O conjunto de bibliotecas acessíveis ao frequentador conta com a Biblioteca Sérgio Milliet, nosso maior e mais generalizado acervo, e outras mais específicas: a Alfredo Volpi, especializada em livros de arte; a Gibiteca Henfil, em histórias em quadrinhos; a Louis Braille, que oferece ampla coleção de livros em braille e audiolivros; e a Sala de Leitura Infantojuvenil, com um acervo e ambiente voltados para a infância e adolescência. Todas as bibliotecas ficam do lado direito do prédio, e os acessos mais próximos são os da Rua Vergueiro. Neste local, há espaços destinados para leitura e estudos.

A área de acervos também pode ser acessada por qualquer interessado, mas, em geral, é necessário agendamento prévio por telefone ou e-mail. É o caso da Coleção de Arte da Cidade, do Arquivo Multimeios, do Núcleo Memória, da Missão de Pesquisas Folclóricas e do Acervo Ronoel Simões. A única exceção é a Discoteca Oneyda Alvarenga, coleção de discos que fica disponível para audição ao fundo do conjunto de Bibliotecas. O CCSP abriga, ainda, um laboratório para restauro e conservação de livros, documentos e obras, localizado no Piso 23 de Maio e acessível somente a funcionários da área.

Salas de espetáculo e espaços expositivos

São cinco salas de espetáculos – Adoniran Barbosa, nosso espaço de arena único, rodeado por vidros; Jardel Filho, mais tradicional, que recebe música, teatro e dança; Lima Barreto e Paulo Emílio, destinadas à programação de cinema; e Espaço Cênico Ademar Guerra, localizado no porão do CCSP.

Para mostras em geral, dispomos de dois pisos expositivos: o Flávio de Carvalho  e o Caio Graco, que possui acesso a partir da Rua Vergueiro e abriga a Sala Tarsila do Amaral, ambiente climatizado dedicado especialmente a exposições do acervo da instituição.

Espaços educativos

A Ação Cultural do CCSP atua em todo o prédio, mas oferece alguns espaços específicos para usos de formação e práticas artísticas. A Sala da Ação Cultural ou Sala de Vidro fica em frente à Sala Adoniran Barbosa e está completamente conectada ao fluxo do prédio; enquanto a Leon Hirszman é localizada no Piso Caio Gracco e se integra às mostras em cartaz. Há também espaços de ateliês abertos que recebem o público em horários específicos, para práticas gráficas artesanais e experiências em áudio – Folhetaria e Estúdio de rádio. O Fab Lab Livre SP é uma iniciativa em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços e Obras, que funciona no Piso 23 de Maio, bem ao lado da Folhetaria, compondo um espaço de convivência e práticas culturais.

Outros espaços educativos são geridos a partir de parcerias com coletivos da cidade e outras áreas da Prefeitura. A Horta Comunitária, localizada no Jardim Suspenso (lado 23 de Maio), é cultivada pelo Coletivo da Horta, que convida todos os frequentadores do CCSP para participar de mutirões. A Oficina Mão na Roda, que funciona logo na entrada da rampa do metrô, é conduzida pela Ciclocidade. O Laboratório de Fotografia também é gerido pelo Núcleo de Ação Cultural do CCSP. A Oficina Mão na Roda e o Laboratório de Fotografia estão com as suas atividades suspensas temporariamente, mas em breve serão reabertos. 

Salas de espetáculo

Informamos que as salas possuem espaços reservados para cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida e seus acompanhantes.

Sala Adoniran Barbosa

Clique nos pontos vermelhos para ter mais informações do espaço.
VISTA INFERIOR

Piso Inferior total 303 lugares

158 lugares lado Vergueiro

145 lugares lado 23 de maio

7 pcr + 7 acompanhantes

7 pcr + 7 acompanhantes

Acesso aos Camarins:
B = (1 sanitários + 1 chuveiro + 2 pias)
D = (2 sanitários + 1 chuveiro + 2 pias)

Acesso aos Camarins:
A = (2 sanitários + 1 chuveiro + 3 pias)
C = (2 sanitários + 2 chuveiro + 2 pias)

Saída de Emergência e acesso aos banheiros

Saída de Emergência e acesso aos banheiros

Assentos para PMR
(pessoas com mobilidade reduzida)

Assentos para PMR
(pessoas com mobilidade reduzida)

Clique nos pontos vermelhos para ter mais informações do espaço.
VISTA SUPERIOR

Área de Palco 72m²

Área Total 580m²

Lotação 551 lugares

(inferior + superior)

Piso Superior 248 lugares

Sala Jardel Filho

Clique nos pontos vermelhos para ter mais informações do espaço.

Área de Palco 188m²
Área Total 486m²

Sala Jardel Filho
Total: 330 platéia

7 pcr + 7 acompanhantes

Assento para pessoas obesas

Assento para pessoas obesas

Assento para pessoas com mobilidade reduzida

Assento para pessoas com mobilidade reduzida

Sala Dimmers

depósito

Camarim A: Área 16m²
(2 bacias sanitárias + 3 pias)

Acesso aos Camarins BCDE

Acesso ao Camarim F

Camarim E área 35m²
(3 bacias sanitárias + 1 chuveiro + 3 pias)

Camarim D: área 30m²
(2 bacias sanitárias + 1 chuveiro + 2 pias)

Camarim C: área 44m²
(2 bacias sanitárias + 1 chuveiro + 3 pias)

Camarim B: área 43m²
(3 bacias sanitárias + 2 chuveiros + 3 pias)

Camarim F: área 28m²
(3 bacias sanitárias + 1 chuveiro + 3 pias)

Sala Lima Barreto e Sala Paulo Emílio Gomes

Clique nos pontos vermelhos para ter mais informações do espaço.

98 lugares

98 lugares

2 pcr + 2 acompanhantes

2 pcr + 2 acompanhantes

1 lugar para pessoa obesa
2 lugares para PMR

1 lugar para pessoa obesa
2 lugares para PMR

Área de Palco 16m²
Área Total da Sala 122m²

Área de Palco 16m²
Área Total da Sala 122m²

Camarim 9m²
(2 pias + 2 bacias sanitárias)

depósito

Banheiro Feminino

Espaço Cênico Ademar Guerra

Piso 23 de Maio (Piso1)
Clique nos pontos vermelhos para ter mais informações do espaço.

Área da Sala Ademar Guerra  995m²

Lotação 200 pessoas

Área Técnica 87m²

Camarim A: área 27m²
(1 bacia sanitária + 1 chuveiro + 2 pias)

Camarim B: área 31m²
(2 bacia sanitária + 2 chuveiros + 3 pias)

Pisos e espaços expositivos

Pessoas com mobilidade reduzida e seus acompanhantes, podem visitar os espaços sem obstáculos

Ministério da Cultura e Petrobras apresentam “Ronoel Simões: A Singularidade do violão brasileiro”.

Clique aqui para receber ou cancelar os envios de boletins informativos da programação do Centro Cultural São Paulo

Copyright Centro Cultural São Paulo | Rua Vergueiro 1000 – CEP 01504-000 – Paraíso São Paulo – SP | ccsp@prefeitura.sp.gov.br

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress