São Paulo Quadro a Quadro

de 24 a 27/01

  • Quarta, Quinta, Sexta e Sábado
  • Aniversário da cidade de São Paulo
  • Sala Circuito Spcine – Lima Barreto
  • Confira a programação completa abaixo
  • Verifique a Classificação indicativa de cada filme
  • Grátis
  • Retirada na bilheteria física com 1h de antecedência (cinema)

A cidade de São Paulo serviu como cenário para filmes que não apenas testemunharam os diversos ciclos do cinema brasileiro, mas também imortalizaram a grandiosa metrópole nas telonas. Reconhecidos tanto nacional quanto internacionalmente, diretores como Rogério Sganzerla, Roberto Santos e Suzana Amaral deixaram sua marca na selva de pedra, revelando a complexidade da vasta São Paulo em narrativas que transformam o monumento em arte. A diversidade na abordagem da arquitetura e do urbanismo, pelas lentes distintas desses cineastas, destaca como o olhar sobre São Paulo molda o resultado final da obra cinematográfica. Nesse espírito, o Centro Cultural São Paulo preparou três sessões para celebrar o aniversário da cidade em parceria com a Cinemateca Brasileira.


PROGRAMAÇÃO

24/01

15h O Grande Momento
de Roberto Santos – 1958, 80 min, 35mm, livre

17h O Bandido da Luz Vermelha
de Rogério Sganzerla – 1968, 92 min, DCP, 16 anos

25/01

17h O Pornógrafo
de João Callegaro – 1970, 80 min, 35mm, 16 anos

19h O Bandido da Luz Vermelha
de Rogério Sganzerla – 1968, 92 min, DCP, 16 anos

26/01

17h O Grande Momento
de Roberto Santos – 1958, 80 min, 35mm, livre

19h A Hora da Estrela
de Suzana Amaral – 1986, 96 min, 35mm, 14 anos

27/01

17h Cidade Oculta
de Chico Botelho – 1986, 120 min, 35mm, 16 anos

19h30 A Dama do Cine Shanghai
de Guilherme de Almeida Prado – 1987, 115 min, 35mm, 16 anos

Clique aqui e acesse à programação da Mostra da Cinemateca: São Paulo Quadro a Quadro

O PORNÓGRAFO, de João Callegaro

1970, 80 min, 35mm, 16 anos

Com Stenio Garcia, Francisco Di Franco, Júlia Miranda

Miguel Metralha consegue um emprego em uma revista pornô editada na Boca do Lixo e rapidamente é promovido ao cargo de diretor da publicação. No entanto, com o mercado super aquecido por causa da grande censura imposta pelos aparelhos de censura da ditadura militar, as vendas da revista começam a cair. Determinado a levantar o empreendimento novamente, Metralha cria uma publicação direcionada especialmente para os homossexuais.

O BANDIDO DA LUZ VERMELHA, de Rogério Sganzerla

1968, 92 min, DCP, 16 anos

Com Paulo Villaça, Helena Ignêz, Pagano Sobrinho

Livremente inspirado em fatos reais. Um assaltante misterioso (Paulo Villaça) usa técnicas extravagantes para roubar casas luxuosas de São Paulo. Ele é apelidado pela imprensa de “bandido da luz vermelha”, já que traz sempre uma lanterna vermelha e conversa longamente com suas vítimas. No entanto, seus roubos e crimes chamam tanta atenção que um implacável policial começa a perseguir o “bandido da luz vermelha”.

O GRANDE MOMENTO, de Roberto Santos

1958, 80 min, 35mm, livre

Com Gianfrancesco Guarnieri, Myriam Pérsia, Jayme Barcellos

Um jovem paulista da classe média vê os seus problemas financeiros quase estragarem o dia de seu casamento. Acontece que ele não tem dinheiro pra pagar os últimos preparativos. Correndo contra o tempo, ele se vê forçado a vender tudo que possui de mais valor, inclusive sua bicicleta, para poder arcar a festa, o alfaiate e até a noite de núpcias.

A HORA DA ESTRELA, de Suzana Amaral

1986, 96 min, DCP,  35mm, 14 anos

Com Marcelia Cartaxo, José Dumont, Tamara Taxman

Macabéa é uma imigrante nordestina, que vive em São Paulo. Ela trabalha como datilógrafa em uma pequena firma e vive em uma pensão miserável, onde divide o quarto com outras três mulheres. Macabéa não tem ambições, apesar de sentir desejo e querer ter um namorado. Um dia ela conhece Olímpico, um operário metalúrgico com quem inicia namoro. Só que Glória, colega de trabalho de Macabéa, tem outros planos após se consultar com uma cartomante.

CIDADE OCULTA, de Chico Botelho

1986, 120 min, 35mm, DIGITAL HD, 16 anos

Com Arrigo Barnabé, Carla Camurati, Claudio Mamberti

Anjo depois de ficar livre, após sete anos na cadeia, reencontra seu antigo comparsa, agora chefe de uma organização. O ex-detento se vê às voltas com uma estrela do submundo, Shirley Sombra, e arruma inimizade com um policial corrupto

A DAMA DO CINE SHANGHAI, de Guilherme de Almeida Prado

1987, 115 min, 35mm, 16 anos

Com José Lewgoy, Antonio Fagundes, Sergio Mamberti

Em uma noite úmida de verão, o corretor de imóveis Lucas entra em um velho cinema de São Paulo. Dentro da sala ele conhece Suzana, uma mulher muito parecida com a que está no filme em exibição. Sedutora e misteriosa, ela é casada com Desdino e renega as tentativas de Lucas em conquistá-la. Quando é injustamente acusado de assassinato, Lucas passa a buscar o verdadeiro autor do crime.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress