Mostra Lizette Negreiros de Arte Infantil e Jovem: celebrando legados, construindo memórias
Cinema
Dança
Teatro
Teatro Infantil
Teatro Jovem
Literatura
Música
Cinema
Sessão Vergueiro ao Ar Livre – Mostra Lizette Negreiros
7/12 e 8/12
- Sábado e domingo, às 16h
- Jardim Suspenso – Lado Vergueiro
- Livre
- Grátis, com retirada de ingressos na bilheteria física do CCSP 1 hora antes das sessões
Para comemorar mais um ano da Mostra Lizette Negreiros, a curadoria de cinema do Centro Cultural São Paulo preparou uma programação especial infantil com duas sessões de animação ao ar livre. Os filmes exibidos serão “Robô Selvagem” e “Meu Amigo Robô”, duas das animações de destaque em 2024.
Programação:
7/12 (sábado)
16h | “Robô Selvagem”
Direção: Chris Sanders | Estados Unidos, 2024 | 101m
Roz, uma robô, acorda sozinha em uma ilha e precisa sobreviver nesse ambiente novo enquanto seu passado volta para assombrá-la.
8/12 (domingo)
16h | “Meu Amigo Robô”
Direção: Sarik Andreasyan | Rússia, 2019 | 90m
A-112 é um robô humanoide destinado a atuar em situações de resgate. Após cometer erros básicos, ele foge do laboratório e conhece Mitya, um garoto negligenciado pelos pais. Juntos, eles formam uma amizade enquanto tentam se esconder.
Dança
A Obra
1/12 e 6/12
- Domingo, às 18h, no Espaço Cênico Ademar Guerra
- Sexta, às 20h, na Sala Adoniran Barbosa
- Livre
- Grátis, com reserva de ingressos na bilheteria on-line ou física do CCSP
“A Obra” é um espetáculo de variedades circenses que tem como pano de fundo um canteiro de obras. Nele, três artistas circenses transformam situações cotidianas de uma construção civil em números de acrobacia de solo, acrobacias aéreas, equilíbrios, mímica, música, mágica e palhaçaria. Objetos como andaimes, carretéis, sacos de areia, serrote, carrinho de mão e escada são utilizados de forma inusitada por esses artistas em cenas de comédia, romantismo e destreza. Tendo esse cenário como influência, nasceram personagens simples, operários, trabalhadores. Pessoas comuns, que mesmo ao ter que encarar o trabalho pesado de uma construção civil conseguem encontrar alegria em vivências cotidianas. A comicidade transparece nas trapalhadas e confusões dos artistas, e os números de destreza determinam a relação entre os personagens, que oscila entre a parceira, o amor e o desentendimento.
Com: Naniko’s Circus
Casasa
7/12 e 8/12
- Sábado e domingo, às 19h
- Praça das Bibliotecas
- Livre
- Grátis, com reserva de ingressos na bilheteria on-line ou física do CCSP
“Casasa”, da Cia. Kawa, é um espetáculo contemporâneo de circo para toda a família, que traz à cena a comicidade e o teatro físico e agrega as habilidades circenses dos artistas André Sabatino e Mariana Maekawa. Cenas divertidas colocam em xeque os conceitos e paradigmas de um casal perfeito, mostrando que nem tudo é como nos contos de fadas. “Casasa” evoca o público para um universo onde o absurdo e o inesperado é o comum e o normal. As modalidades circenses apresentadas pelos artistas são ressignificadas em cada cena, em que os malabares são flores, o bambolê é gigante, um vaso é capaz de dançar, a bicicleta é acrobática e as acrobacias de solo são a forma de se deslocar. Além do clarinete e trompete tocados ao vivo, o teatro físico como forma de expressão e a relação da dupla, que de forma irreverente retrata a interação de um casal. Todos nós esperamos o grande amor de nossas vidas, mas não temos o controle de quando o cupido vai nos acertar e nem por quem iremos nos apaixonar.
Com: Cia Kawa
Literatura
Contação de histórias: Adeus, ano velho, felizes novas histórias
7/12 e 8/12
- Sábado e domingo, às 14h
- Bibliotecas – Sala de Leitura Infantil
- Livre
- Grátis, sem necessidade de retirada de ingressos
A Mostra Lizette Negreiros convida o público para uma tarde encantadora de contação de histórias com a programação “Adeus, ano velho, felizes novas histórias”. Dando as boas-vindas ao ano de 2025, o evento apresenta novas narrativas de livros infantis. Para esta ocasião especial, recebemos a autora e contadora de histórias Marina Bastos, que nos levará ao universo de seus mais recentes livros: “Dino Samuel” e “Chapeuzinho Verde-Limão”. As histórias ganham ainda mais diversão com a participação do músico, compositor, arranjador, produtor musical e poeta Felipe França. Prepare-se para começar o novo ano com histórias fresquinhas, música e muita imaginação!
Música
Mundo de Kaboo
7/12
- Sábado, às 19h
- Sala Adoniran Barbosa
- Livre
- Grátis, com reserva de ingressos na bilheteria on-line ou física do CCSP
O Mundo de Kaboo é um conteúdo infantil interativo, educativo, criativo, musical e divertido. Direto da internet, o fenômeno infantil Mundo de Kaboo está pronto para mais uma aventura com seus amigos preferidos, as crianças do Planeta Terra! O Kaboo e sua turminha vieram diretamente da constelação de Tintirim, onde são treinados os Guardiões da Imaginação, responsáveis pelas brincadeiras e pelo faz de conta de todas as crianças do universo. O Planeta Terra está correndo perigo pois as crianças pararam de brincar e imaginar, mas os guardiões estão chegando e não deixarão isso acontecer! Em uma apresentação interativa, criativa e educativa, Kaboo e toda sua turminha prometem, com muita música, brincadeiras e diversão, trazer de volta a essência infantil para as nossas crianças.
Tuyo apresenta “Acústico para Crianças”
8/12
- Domingo, às 18h
- Jardim Suspenso – Lado Vergueiro
- Livre
- Grátis, com reserva de ingressos na bilheteria on-line ou física do CCSP
A busca pela proximidade com aqueles que os acompanham é algo latente no DNA da Tuyo. Seja nos shows, com o atendimento ao público, ou na internet, com trocas de mensagens nas redes sociais e interações nos grupos de fãs, Lio, Lay Soares e Machado tentam — das mais diferentes formas — interagir e se conectar com as pessoas responsáveis pelo crescimento da banda no dia a dia. Partindo deste princípio, os músicos resgatam um formato de show muito utilizado por eles no início: voz e violão.
Com: Lilian da Silva Soares Costa Machado, Layane da Silva Soares, Jean Costa Machado
Teatro Infantil
Entre Mundos
6/12, 7/12 e 8/12
- Sexta, às 18h; Sábado e domingo, às 15h
- Espaço Cênico Ademar Guerra
- Livre
- Grátis, com reserva de ingressos na bilheteria on-line ou física do CCSP
“Entre Mundos” é um espetáculo com máscaras teatrais, sem utilização de palavras, e propõe uma experiência sensorial para o público infantil. Na peça, duas graciosas criaturas descobrem um misterioso portal que lhes permite transitar por diferentes dimensões e, nessa aventura, conhecem alguns lugares inusitados como a terra dos dinossauros, o fundo do mar, o interior escuro de uma caverna, a agitação de uma grande cidade, entre outros mundos.
Com: Gabriel Bodstein e Gabriela Cerqueira
Performance: Bailinhozinho com B: música, pipoca e palhaçaria
7/12 e 8/12
- Sábado e domingo, às 13h30, 14h30 e 15h20
- Performance itinerante, acontecerá em vários espaços do CCSP
- Livre
- Grátis e sem necessidade de retirada de ingressos ou inscrição
“Bailinhozinho com B: música, pipoca e palhaçaria” é uma performance itinerante em que dois grupos performáticos de palhaços e palhaças percorrem filas e espaços do CCSP, transformando o local em uma pequena pista de dança aberta a qualquer pessoa disposta a “mover o esqueleto” antes ou depois de assistir às programações do dia. Com um pequeno picadeiro quadriculado iluminado e uma vassoura decorada, o público é convidado a dançar sozinho, acompanhado ou até mesmo com uma vassoura, ao som de um repertório diversificado que vai de canções infantis a forró e valsa.
A performance combina música, diversão e encontros, ganhando ainda mais vida com a participação de palhaças performistas, que interagem com o público, distribuindo alegria, risadas, pipoca e algodão doce.
Com: Tejas, Thais Lucena, Bruna Silva, Cristiane Guerreiro e Christofer Bergmann
ILU OKAN – O que minha vó contou
10/12, 11/12 e 12/12
- Terça a quinta, às 18h. Na quinta-feira, sessão dupla às 16h
- Espaço Cênico Ademar Guerra
- Livre
- Grátis, com reserva de ingressos na bilheteria on-line ou física do CCSP
Malaika, Babu e Zuri, netos da mesma avó, inventam brincadeiras e canções enquanto recontam, a seu modo, as histórias que a avó contou, em algum outro dia e lugar. A avó já não está mais. À medida que as histórias das heroínas e heróis negros são contadas, vamos tecendo os acontecimentos do presente, pela relação que as crianças estabelecem com um lugar fora do quintal, onde está acontecendo um velório e onde elas não podem ir.
Com: Marco Antonio Fera (Ator), Fabiana de Souza (Atriz), Clarice Santos (Atriz), Ozz Antunes (Músico) e Cassinho Samamba (Músico)
VALENTIM VALENTINHO
10/12, 11/12 e 12/12
- Terça a quinta, às 19h. Na quinta-feira, sessão dupla às 17h
- Sala Jardel Filho
- Livre
- Grátis, com reserva de ingressos na bilheteria on-line ou física do CCSP
O espetáculo narra a história de um menino prestes a completar onze anos e que sonha em ganhar ‘coragem’ de presente de aniversário. Valentim vive com a mãe em uma vila de São Paulo, onde também moram seus melhores amigos. Temas como medo, bullying, opressão e racismo são tratados com muita delicadeza e responsabilidade. A trama se desenvolve com descobertas importantes para a infância sem perder a diversão e leveza. Entre confusões e reviravoltas, muito aprendizado acontece.
Ficha técnica:
Texto e Idealização – Fran Ferraretto
Direção – Marcelo Varzea e Erica Rodrigues
Elenco – Breno Ganz, Eduardo Borelli, Fran Ferraretto e John Marcatto
Direção de Produção – Fernando Gimenes
Produção – Plataforma – Estúdio de Produção Cultural
Operação de Luz – Rodrigo Pivetti
Operação de Som – Samuel Gambini
Assistente de Direção – Bruno Rods
Cenário e Figurino – Márcio Macena
Desenho de Luz – Cesar Pivetti
Direção Musical e Trilha Original – Marcio Guimarães
Direção de Movimento – Erica Rodrigues
Produção Original – DCARTE
Teatro Jovem
Leitura Musicada: Escola de Mulheres – Uma Sátira ao Patriarcado
3/12
- Terça-feira, 18h
- Espaço Cênico Ademar Guerra
- 12 anos
- Grátis, com reserva de ingressos na bilheteria on-line ou física do CCSP
O Grupo Lunar de Teatro apresenta a Leitura Musicada do espetáculo “Escola de Mulheres – Uma Sátira ao Patriarcado”, com roteiro adaptado para pessoas com deficiência visual.
O espaço cênico estará aberto 1 hora antes para entrada do público, que poderá acessar o palco com a assistência da produção do espetáculo e fazer um reconhecimento tátil de peças do cenário e figurinos. A leitura musicada se iniciará às 19h e terá duração de 90 minutos.
A montagem do Grupo Lunar altera a narrativa do texto original, escrito e encenado no século 17, para as vozes femininas atuais, devolvendo à protagonista a escrita de seu próprio destino. O espetáculo conta então a história de Inês, uma jovem inocente destinada a casar-se com Arnolfo, um velho burguês que a escolheu quando ela ainda era uma criança e a educou para ser uma esposa submissa e dependente. Entretanto, diferente da versão original, quando a jovem chega na idade de se casar, um sonho a desperta para um caminho alternativo àquele arquitetado por seu suposto benfeitor.
Escola de Mulheres – Uma Sátira ao Patriarcado
4/12
- Quarta-feira, 19h
- Espaço Cênico Ademar Guerra
- Teatro Jovem. Classificação indicativa: 12 anos
- Grátis, com reserva de ingressos na bilheteria on-line ou física do CCSP
“Escola de Mulheres – Uma Sátira ao Patriarcado”, do Grupo Lunar de Teatro, é uma livre adaptação do original de Molière, que alterna a narrativa do texto para as vozes femininas, devolvendo à protagonista a escrita de seu próprio destino. Inês, assim como no texto original, é uma jovem inocente destinada a casar-se com Arnolfo, um velho burguês que a escolheu quando ela ainda era uma criança e a educou para ser uma esposa submissa e dependente. Entretanto, nessa versão da história, quando a jovem chega na idade de se casar, um sonho a desperta para um caminho diferente daquele arquitetado por seu suposto benfeitor.