Uma carona para o fim do mundo

de 30/01 a 09/02

  • de Terça a Domingo
  • Sala Circuito Spcine – Lima Barreto
  • Verifique a Classificação indicativa de cada filme
  • Grátis
  • Retirada na bilheteria física com 1h de antecedência (cinema)
  • Confira a programação completa abaixo

Carros e filmes são facilmente lidos como mundos distantes, instâncias desconectadas. Mas, olhando com atenção, estão profundamente atrelados a uma cultura pop criada em torno de sequências e veículos icônicos que os transformaram nos verdadeiros protagonistas dos filmes. 

É só pensar que o início do século 20 foi a descoberta das duas tecnologias que iriam mudar profundamente a vida das pessoas: os carros e o cinema.  À medida que um evoluía, o outro corria na mesma velocidade, em uma conveniente sinergia, porque enquanto os carros se tornavam rapidamente o artigo favorito de consumo das pessoas, artistas exploravam as novas possibilidades de capturar imagens em movimento com esta nova e favorita descoberta. As duas formas de arte cresceram juntas, assim como os últimos 100 anos de cinema também são o documento de como o design dos automóveis evoluíram.

A mostra Uma carona para o fim do mundo traz uma seleção de títulos que ficaram famosos pelos seus veículos icônicos ou pelas suas sequências em alta velocidade, mostrando que a criatividade está sempre à espreita da evolução tecnológica. Do futurismo retrô de um Mach 5 para o DeLorean, do fetichismo provocante de Crash e Titane, os diálogos comprimidos de Táxi Teerã e Drive My Car, até as perseguições de Bullit e Rush, ambos vencedores do Oscar de Melhor Edição. Enquanto houver pessoas dirigindo carros, haverão pessoas que querem estar próximas com uma câmera na mão.

PROGRAMAÇÃO

30/01 – TERÇA-FEIRA

15:00 – Corrida contra o destino (91′)
17:00 – Bullit (114′)
19:30 – Drive (100′)

31/01 – QUARTA-FEIRA

15:00 – Pinchcliffe Grand Prix (88′)
17:00 – Corrida Sem Fim (102′)
19:15 – Rush (123′)

1/02 – QUINTA-FEIRA

15:00 – Christine: O Carro Assassino (110′)
17:20 – Crash (100′)
19:30 – Titane (108′)

2/02 – SEXTA-FEIRA

16:00 – Táxi Teerã (82′)
18:30 – Drive My Car (179′)

3/02 – SÁBADO

16:00Maratona: Mad Max (93′)
18:00Maratona: Mad Max 2 (96′)
20:00Maratona: Mad Max: Fury Road (120′)

4/02 – DOMINGO

15:30Maratona: De Volta para o Futuro (116′)
17:50Maratona: De Volta para o Futuro 2 (108′)
20:00Maratona: De Volta para o Futuro 3 (118′)

6/02 – TERÇA-FEIRA

15:00 – Corrida Sem Fim (102′)
17:15 – Pinchcliffe Grand Prix (88′)
19:30 – Rush (123′)

7/02 – QUARTA-FEIRA

16:00 – Autostop (56′)
17:30 – Holy Motors (115′)
19:50 – Bullit (114′)

8/02 – QUINTA-FEIRA

16:00 – Táxi Teerã (82′)
17:40 – Christine: O Carro Assassino (110′)
20:00 – Holy Motors (115′)

9/02 – SEXTA-FEIRA

15:00 – Corrida contra o destino (91’)
16:50 – Titane (108′)
19:00 – Drive My Car (179′)

FILMES

Bullitt, de Peter Yates
Estados Unidos, 1968, 114 min, 14 anos
Elenco: Steve McQueen, Jacqueline Bisset, Robert Vaughn

Sinopse: “Bullitt” é um thriller policial dirigido por Peter Yates. Steve McQueen estrela como Frank Bullitt, um detetive de San Francisco encarregado de proteger uma testemunha-chave. O filme é amplamente conhecido por sua icônica cena de perseguição de carros pelas ladeiras de San Francisco. Além da ação, “Bullitt” é elogiado por seu estilo visual distinto e pela atuação carismática de McQueen.

Táxi Teerã, de Jafar Panahi
Irã, 2015, 82 min, livre
Elenco: Jafar Panahi (interpretando a si mesmo), Nasrin Sotoudeh, Hana Saeidi

Sinopse: “Táxi Teerã” é um filme iraniano dirigido por Jafar Panahi, que também atua como motorista de táxi. O filme é uma mistura única de ficção e documentário, capturando conversas autênticas entre Panahi e os passageiros de seu táxi enquanto ele percorre as ruas de Teerã. O filme oferece uma visão envolvente da sociedade iraniana, explorando temas como censura, cultura e as complexidades da vida cotidiana.

Drive My Car, de Ryusuke
Hamaguchi
Japão, 2021, 179 min, 16 anos
Elenco: Hidetoshi Nishijima, Toko Miura, Reika Kirishima

Sinopse: “Drive My Car” é um drama japonês baseado em um conto de Haruki Murakami. O filme segue a história de um diretor de teatro, Yusuke, que, após uma tragédia pessoal, passa a utilizar um motorista para levar seu carro enquanto ele trabalha. Ao longo das viagens, segredos são revelados e conexões improváveis se formam.

Mercedes, Mon Amour, de Tunç Okan
Turquia, 1993, 90 min
Elenco: Ilyas Salman, Valérie Lemoine, Micky Sébastian, livre

Sinopse: O filme é baseado em ‘Fikrimin Ince Gulu’, um romance de Adalet Agaoglu, que retrata um trabalhador voltando para casa da Alemanha até a fronteira oeste da Turquia. Ele começa sua jornada comprando um Mercedes amarelo usado – possivelmente seu primeiro carro – usando suas escassas economias trabalhando como operário. Oferecendo uma visão profunda da mente de um trabalhador fazendo sua primeira viagem de volta para casa, recorrendo a flashbacks para destacar a motivação e as experiências de Bayram desde sua infância até os eventos que levaram à sua primeira partida da Turquia para a Alemanha.

Autostop, de Nikita MikhalkoV
Rússia, 1991, 56 min, livre
Elenco: Julian Totev, Kamen Valchanov

Sinopse: Um motorista viaja da Itália para a Rússia em um Fiat Tempra novinho em folha, hipnotizando as mulheres ao longo do caminho. Até que é obrigado a usar todo o potencial e recursos do carro quando dá uma carona para uma grávida no rigoroso inverno russo.

Holy Motors, de Leos Carax
França, Alemanha, 2012, 115 min, 16 anos
Elenco: Denis Lavant, Edith Scob, Eva Mendes

Sinopse: “Holy Motors” é um filme francês dirigido por Leos Carax que segue um homem, interpretado por Denis Lavant, que viaja por Paris em uma limusine branca, assumindo diferentes identidades e realizando diversas performances. O filme é uma exploração surreal e multifacetada da existência, da arte e da natureza efêmera da vida.

Christine, o carro assassino,  de John Carpenter
Estados Unidos, 1983, 110 min, 16 anos
Elenco: Keith Gordon, John Stockwell, Alexandra Paul

Sinopse: “Christine” é um filme de terror dirigido por John Carpenter, baseado no romance homônimo de Stephen King. O filme conta a história de um adolescente, Arnie Cunningham, que compra um carro antigo, um Plymouth Fury de 1958 chamado Christine. À medida que Arnie restaura Christine, o carro parece ter uma mente própria e uma natureza homicida, levando a uma série de eventos violentos.

O Grande Prêmio, de Ivo Caprino
Pinchcliffe Grand Prix, Noruega, 1975, animação, 88 min, livre

Sinopse: “Pinchcliffe Grand Prix,” também conhecido como “Flåklypa Grand Prix,” é uma animação norueguesa dirigida por Ivo Caprino. O filme é ambientado na fictícia vila de Flåklypa e segue o personagem Solan Gundersen, um inventor, e seu amigo Ludvig, um pássaro. Quando os dois decidem construir um carro de corrida para competir no Grand Prix, uma série de eventos engraçados e emocionantes se desenrola. “Pinchcliffe Grand Prix” é conhecido por suas animações encantadoras e tornou-se um clássico na Noruega.

Titane, de Julia Ducournau
França, 2021, 108 min, 18 anos
Elenco: Agathe Rousselle, Vincent Lindon, Garance Marillier

Sinopse: “Titane” é um thriller francês dirigido por Julia Ducournau que segue a história de Alexia, uma jovem com uma estranha afinidade por carros e um passado complexo. O filme envolve elementos de horror e drama, explorando temas de identidade, desejo e aceitação.

Crash – Estranhos Prazeres, de David Cronenberg
Canadá, Reino Unido, 1996, 100 min, 18 anos
Elenco: James Spader, Holly Hunter, Elias Koteas

Sinopse: “Crash,” dirigido por David Cronenberg, é uma adaptação do romance homônimo de J.G. Ballard. O filme explora uma subcultura que encontra prazer erótico em acidentes de carro. A narrativa mergulha na psique dos personagens, examinando suas conexões emocionais com a violência e a tecnologia.

Corrida contra o destino, de Richard C. Sarafian
The Vanishing Point, Reino Unido, 1971, 91 min
Elenco: Barry Newman, Cleavon Little, Charlotte Rampling

Sinopse: “The Vanishing Point” é um filme de perseguição dirigido por Richard C. Sarafian. A história segue um ex-piloto de corridas que aceita transportar um carro de Denver para San Francisco em um prazo incrivelmente curto. O filme é conhecido por suas cenas de perseguição emocionantes e é considerado um clássico do gênero.

Drive, de Nicolas Winding Refn
Estados Unidos, 2011, 100 min, 16 anos
Elenco: Ryan Gosling, Carey Mulligan, Bryan Cranston

Sinopse: “Drive” é um filme de ação e drama dirigido por Nicolas Winding Refn. A história segue um dublê de Hollywood que, à noite, trabalha como motorista de fuga. Quando ele se envolve com a vizinha Irene e seu marido, a vida pacífica dele toma um rumo perigoso. O filme é elogiado por sua atmosfera, trilha sonora e estilo visual único.

Corrida sem Fim, de Monte Hellman
Estados Unidos, 1976, 102 min
Elenco: James Garner, Eva Marie Saint, Yves Montand

Sinopse: Piloto (James Taylor) e Mecânico (Dennis Wilson) viajam pelos Estados Unidos em um Chevy 55 à procura de competições de corrida. Num posto de gasolina os dois – agora acompanhados da Garota (Laurie Bird) – conhecem G.T.O (Warren Oates), homem tão viciado em velocidade quanto eles. Eles travam uma corrida até Washington e quem chegar primeiro ficará com o carro perdedor.

Rush, de Ron Howard
Reino Unido, Alemanha, 2013, 123 min
Elenco: Chris Hemsworth, Daniel Brühl, Olivia Wilde

Sinopse: “Rush” é um filme de drama esportivo dirigido por Ron Howard. A história retrata a intensa rivalidade entre os pilotos de Fórmula 1 James Hunt e Niki Lauda durante a temporada de 1976. O filme mergulha nas personalidades contrastantes dos dois pilotos e nas circunstâncias que levaram a um dos momentos mais dramáticos da história da F1.

MARATONA – Trilogia De Volta para o Futuro

De Volta para o Futuro, de Robert Zemeckis
Estados Unidos, 1985, 116 min, Livre
Elenco: Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Lea Thompson

Sinopse: “De Volta para o Futuro” é uma aventura de ficção científica dirigida por Robert Zemeckis. Marty McFly, interpretado por Michael J. Fox, acidentalmente viaja no tempo para 1955 com a ajuda do Dr. Emmett Brown, interpretado por Christopher Lloyd. Ele encontra versões mais jovens de seus pais e precisa garantir que eles se apaixonem para preservar seu próprio futuro.

De Volta para o Futuro: Parte II, de Robert Zemeckis Estados Unidos, 1989, 108 min, Livre
Elenco: Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Lea Thompson

Sinopse: A sequência, “De Volta para o Futuro Parte II”, também dirigida por Robert Zemeckis, leva Marty e Doc Brown ao futuro, 2015, e depois de volta a 1955 novamente. Eles enfrentam desafios temporais complexos que podem alterar permanentemente o curso dos eventos. O filme explora temas de consequências temporais e ação em uma variedade de configurações temporais.

De Volta para o Futuro: Parte III, de Robert Zemeckis
Estados Unidos, 1990, 118 min, Livre
Direção: Elenco:Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Mary Steenburgen

Sinopse: “De Volta para o Futuro Parte III” conclui a trilogia quando Marty e Doc viajam para o Velho Oeste em 1885. O filme combina elementos de faroeste com a conhecida ação e comédia da série. Além dos desafios temporais, Marty deve ajudar Doc a superar obstáculos românticos e tecnológicos para retornar ao seu próprio tempo.

MARATONA – Trilogia MAD MAX

Mad Max, de George Miller
Austrália, 1979, 93 min, 14anos
Elenco: Mel Gibson, Joanne Samuel, Hugh Keays-Byrne

Sinopse: “Mad Max” é um filme australiano dirigido por George Miller, que se passa em um futuro distópico onde gangues violentas controlam as estradas. Max Rockatansky, interpretado por Mel Gibson, é um policial que busca vingança após a morte de sua família por uma gangue. O filme é conhecido por suas cenas de ação intensas e pela construção do mundo pós-apocalíptico.

Mad Max 2: The Road Warrior, de George Miller
Austrália, 1981, 96 min, 14 anos
Elenco: Mel Gibson, Bruce Spence, Michael Preston

Sinopse: “Mad Max 2: The Road Warrior” é a sequência direta de “Mad Max” e se passa em um mundo ainda mais desolado. Max, agora um errante solitário, é envolvido em uma batalha entre colonos e uma gangue violenta que busca controlar uma refinaria de petróleo. O filme é notável por suas cenas de perseguição de carros e é considerado um clássico do cinema pós-apocalíptico.

Mad Max: Estrada da Fúria, de George Miller
Austrália, Estados Unidos, 2015, 120 min, 14 anos
Elenco: Tom Hardy, Charlize Theron, Nicholas Hoult

Sinopse: “Mad Max: Estrada da Fúria” é o quarto filme da série, dirigido novamente por George Miller. Neste capítulo, Max se une à Imperatriz Furiosa para escapar de uma fortaleza controlada por um tirano em busca de recursos essenciais. O filme recebeu aclamação da crítica por suas sequências de ação inovadoras e cinematografia impressionante, tornando-se um sucesso de bilheteria e ganhando vários prêmios.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress