Encontro de mulheres migrantes pesquisadoras “Se faz caminho ao andar”

• Terça-feira, às 18h
  • Sala de Debates
  • Classificação indicativa: 14 anos
  • Não é necessária a retirada de ingressos

A Equipe de Base Warmis – Convergência das Culturas em parceria com o Centro Cultural São Paulo, convida vocês para um encontro especial. Nesta oportunidade, nossas convidadas compartilharão suas experiências como mulheres pesquisadoras e migrantes, as dificuldades e desafios dentro dos processos de estudo, pesquisa, escrita, tradução e publicação.

No encontro poderemos conhecer seus trabalhos sobre a literatura de autoria feminina na América Latina, o cotidiano de mulheres familiares de pessoas desaparecidas pelo conflito armado colombiano e a vida das pessoas afetadas pelas inundações dos principais rios que atravessam as cidades de São Paulo e Santiago.

Sobre as participantes:

4 - Vivian

Vivian Javiera Castro Villarroel (Chile): Artista visual. Pesquisadora FAPESP de pós-doutorado junto ao Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas na Universidade Federal de São Paulo. Professora de Fotografia da FAPCOM. Autora da obra “Rio desborde” que reúne um vídeo-ensaio e um livro.

3 - Liz

Liza Acevedo Sáenz (Colômbia): Realizadora audiovisual, Antropóloga e Doutoranda em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo – USP. Ganhadora do Prêmio Vídeo de Pós-graduação USP na categoria de Ciências Sociais e Humanas, foi programadora da mostra audiovisual “Narrativas audiovisuais sobre a busca de pessoas desaparecidas”, organizado pelo Instituto Nacional de Antropologia e História de México (INAH), e foi diretora do documentário “Las patrias”, ganhador de uma bolsa de criação artística do Instituto Colombiano de Antropologia e História de ICANH.

2 - Ayelen

Ayelén Medail (Argentina): Pesquisadora, tradutora e professora. É doutoranda em Literatura Hispano-americana pela USP, onde pesquisa os ensaios de Gabriela Mistral e Alfonsina Storni em chave ginocrítica. Traduziu “Dezenove Garras e um Pássaro Preto” e “Saboroso Cadáver”, de Agustina Bazterrica (Darkside), “História do Leite”, de Mónica Ojeda (Jabuticaba) e “A arte do erro”, de María Negroni, em parceria com Diogo Cardoso (100/cabeças).

ENCONTRO-DE-MULHERES-MIGRAN

Sandra Morales (Equipe de Base Warmis).