O impacto da violência contra mulheres e meninas sob a perspectiva do racismo, visto que a violência de gênero atinge muito mais gravemente as mulheres negras. A origem da violência no Brasil é estrutural e está associada à formação social e cultural do País, marcada por valores colonialistas, racistas e patriarcais.

Com: Gal Martins – arte educadora, formada em Educação para a Juventude na Fundação Darcy Ribeiro. É supervisora artístico-pedagógica no Programa Fábricas de Cultura, fundadora e diretora artística da Cia. Sansacroma, que tem como ponto de partida as criações poéticas do corpo negro. Idealizadora, mediadora e intérprete do projeto Zona AGBARA, que trata de temas ligados ao universo das mulheres pretas e gordas e tem como foco disparador a produção em dança.

Com: Terra Johari – advogada que se apaixonou pelas artes, mestra em Antropologia Social, atua como analista de Políticas Públicas na Secretaria Municipal de Cultura. Pesquisa teatro e performances negras como saberes comunitários de resistência transmitidos e criados por meio do corpo. Também faz trabalhos como atriz, modelo e performer independente.

Com: Suzane Jardim – historiadora, educadora, abolicionista penal e pesquisadora em dinâmicas raciais, criminologia, segurança pública e violência de Estado. Atua como formadora em projetos antirracistas e anticárceres. É coautora do livro “Tem Saída: Ensaios Críticos Sobre o Brasil” – coleção de ensaios de análise política escritos exclusivamente por mulheres, lançada pela editora Zouk em 2017, onde escreveu sobre políticas de extermínio vigentes na democracia.

Mediação: Nerie Bento – assessora de imprensa do CCSP, feminista negra interseccional e diretora da Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop. Atua com políticas públicas nos processos de curadoria dos editais do Estado e é sócia-proprietária da Krush Assessoria de Imprensa e Produção Cultural.

Mediação: Marisabel Mello

Concepção: Marisabel Mello e Ana Beatriz O. Souza