Feminismos em Fricção é um projeto do CCSP que tem o intuito de provocar reflexões e debates acerca de eixos que envolvam de maneira transversal as discussões feministas.

Inspirado no 8 de março e na trajetória do movimento feminista, este encontro tem como tema as atuais reivindicações apresentadas pelas mulheres, tendo como perspectiva alternativas para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, que valoriza o bem-viver, a sororidade e práticas comunitárias.

Convidadas:
Luana Hansen: feminista, negra, lésbica e ativista, tem 16 anos de carreira no Rap. É também DJ e produtora e destaca-se no campo dos direitos humanos e no meio musical como uma das principais vozes femininas. Referência nos documentários “4 Minas” (Elisa Gargiulo Rosa) e “5 vezes Luana”, que conta a sua história, transmitido pela TV Cultura em 2017. Entre suas premiações destacam-se Prêmio concurso ONU mulheres melhor música – “Lei Maria da Penha” e Medalha Theodosina Ribeiro 2017 – As 10 mulheres negras mais influentes do ano.

Jerá Guarani: é uma das principais lideranças femininas indígenas da Terra Indígena Tenonde Porã, localizada no extremo Sul da cidade de São Paulo. Além de ser da etnia guarani mbya, é também agricultora de sementes sagradas. Ministra cursos de culinária de receitas guarani em espaços como a Vila Itororó – Canteiro Aberto. Participou do Programa Aldeias, da Secretaria Municipal de Cultura, como agente cultural guarani.

Sônia Coelho: educadora popular feminista, iniciou a militância no movimento feminista e nos movimentos populares na década de 1980. Integra a Equipe da SOF – Sempreviva Organização Feminista, além de redes de agroecologia, sendo referência nos debates de economia feminista e solidária. Atua na área de formação feminista, articulação dos movimentos e na luta em defesa dos direitos das mulheres. Faz parte da Coordenação Nacional da Marcha Mundial das Mulheres e da Marcha das Margaridas.

Mediação: Marisabel Mello

Concepção: Marisabel Mello e Ana Beatriz O. Souza