#LivroCCSP: as bibliotecas digitais e o domínio público

A frase de Mário Quintana, “O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”, expressa bem o momento de isolamento social em que vivemos e o lugar simbólico de refúgio e de interlocução que os livros sustentam em nossas vidas. Pensando nisso, as Bibliotecas do CCSP vão postar semanalmente sugestões de leituras com conteúdos de fácil acesso virtual para que todas as pessoas que frequentam nossos espaços possam matar a saudade sem precisar sair de casa. O que nos é essencial é que as experiências literárias sirvam também para resistir às adversidades, ressignificando nossos momentos.

Apesar do isolamento social e das outras medidas para conter a pandemia, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 não foi adiado. Nesse cenário, indicamos hoje meios de acesso às leituras dos principais vestibulares de São Paulo, buscando contribuir para que conteúdos como esse estejam ao alcance dos participantes. A sugestão é conhecer plataformas como o site Domínio Público e o canal da TV escola, que possibilitam o acesso gratuito não só a materiais escolares e acadêmicos, mas também a mapas, obras de arte, músicas e audiovisuais.

Leituras obrigatórias dos principais vestibulares de São Paulo (Fuvest e Unicamp) que estão em domínio público e em bibliotecas digitais:

Fuvest 2021

Poemas Escolhidos, de Gregório de Matos
A obra lançada pela Companhia das Letras não está disponível para baixar, mas algumas poesias presentes na antologia podem ser acessadas pelo domínio público a partir de outras coletâneas que reúnem a obra do autor. Algumas poesias disponíveis: A Umas Saudades; A Maria dos Povos; Ao Mesmo Assunto; Define a Sua Cidade; À Bahia.
Clique aqui para ler

Quincas Borba, de Machado de Assis
Clique aqui para ler

A Relíquia, de Eça de Queirós
Clique aqui para ler

Unicamp 2021

Luís de Camões (sonetos selecionados pela Comvest)
Alguns dos sonetos podem ser
localizados em antologias disponíveis no site.
Clique aqui para ler

O Espelho, Machado de Assis
Clique aqui para ler

O Marinheiro, Fernando Pessoa
Clique aqui para ler

>>> Veja mais matérias do #CCSPdeCasa aqui!

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress