Direto da Curadoria: teatro com Kil Abreu

O curador de Teatro do CCSP, Kil Abreu, indica o espetáculo Todos os Sonhos do Mundo, de Ivam Cabral. A peça, que acontece online e ao vivo, conta com solo performativo do autor com o tema da depressão. Kil comenta sobre a montagem:

No início da pandemia o ator Ivam Cabral resolveu fazer uma apresentação experimental do seu solo, “Todos os sonhos do mundo”. As salas já estavam fechadas, o encontro presencial interditado. Para surpresa dele, mais de 600 espectadores acessaram a apresentação, o que o estimulou a colocar em prática uma aventura ousada, mesmo neste momento em que o volume de eventos artísticos em suportes virtuais é grande:  A temporada interrompida do espetáculo seguiria em lives. Com a montagem na íntegra, da sua casa, nos mesmos dias e horários em que ela aconteceria no teatro. E assim tem sido. As apresentações permanecem, diz ele, até quando o isolamento for necessário. 

Ivam Cabral (foto: Andre Stefano)

O solo performativo, que seria encenado na Suécia, Finlândia, Espanha e Portugal, é sobre um tema sempre delicado e de difícil discussão: A depressão. Mas o ator não fala em abstrato, toma a própria experiência como fio narrativo e nela costura umas tantas referências – afetivas, políticas, memoriais – em que aparecem histórias familiares, trajetória artística, observações médicas, visada social e depoimento íntimo. É um corajoso caleidoscópio de questões, arrematado por fim na afirmação da vida. A adaptação para a forma da live tem a favor do trabalho a dramaturgia já amparada no relato, centrada no texto e no trabalho do ator. Dispensa grandes recursos de mis ens cène e assim adapta-se perfeitamente ao meio. Em uma escolha que aproxima esta experiência do “corpo a corpo” fugidio entre cena e espectador,  as apresentações não ficam gravadas, são efêmeras como a natureza do teatro.

Todos os Sonhos do Mundo
Concepção: Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez
Direção: Rodolfo García Vázquez 
Atuação: Ivam Cabral
Duração: 55min.
Onde assistir: Instagram (@ivam_cabral) e YouTube (Os Satyros Cia de Teatro)

>>> Veja mais matérias do #CCSPdeCasa aqui!

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress