8ª MOSTRA DE CINEMA CHINÊS 2023

06 a 15/10, na Sala Circuito Spcine – Lima Barreto (encerrada)

15 a 30/11 na Spcine Play

  • Confira a programação completa abaixo
  • Classificação indicativa: 14 anos
  • Grátis
  • Retirada de ingressos 1 hora antes
  • É recomendado o uso de máscara

A Mostra de Cinema Chinês de São Paulo comemora a sua a 8 ª edição. O evento, que acontece de 06 a 15 de Outubro de 2023, na sala Spcine Lima Barreto, e de 15 a 30 de Novembro na Spcine Play, tem entrada gratuita e é realizado pelo Instituto Confúcio da Unesp.

 A Mostra de Cinema Chinês de São Paulo é uma realização do Instituto Confúcio na Unesp, em parceria com o Centro Cultural São Paulo e a Spcine. Ela se tornou uma atividade cultural de grande influência e referência para a promoção e divulgação do cinema chinês no Brasil. 

PROGRAMAÇÃO

06/10

15h – Cordão da vida (96′)

17h – Irmãos (95′)

19h30 – Juntos pelo mundo (98′)

07/10

15h – Um pai, um filho (97′)

17h – Departamento Editorial de Exploração Espacial  (118′)

19h30 – Boonie Bears: o código guardião (96′)

08/10

15h – Deserto (93′)

17h – Um pai, um filho (97′)

19h – Acima das nuvens (90′)

10/10

15h –  Amor à prova (97′)

17h – Boonie Bears: o código guardião (96′)

19h – Departamento Editorial de Exploração Espacial  (118′)

11/10

15h – Pequenos Jardins (95′)

17h – Irmãos (95′)

19h – Cordão da vida (96′)

12/10

15h – Departamento Editorial de Exploração Espacial  (118′)

18h – Acima das nuvens (90′)

20h – Um pai, um filho (97′)

13/10

15h – Yanagawa(120′)

18h – Boonie Bears: o código guardião (96′)

20h – Deserto (93′)

14/10

15h – Ping Pong: Virando o jogo (137′)

18h – Irmãos (95′)

20h – Pequenos Jardins (95′)

15/10

15h – Amor à prova (97′)

17h – Juntos pelo mundo (98′)

19h – Yanagawa(120′)

FILMES

“Juntos pelo mundo”, de XU Chenghua (徐承华)

To the World With You, China, 1h38min, Livre

Elenco: Xinba, Xu Chenghua, Wang Bing, Xi Zhinong, Cheng Yanyun, Xu Lan

Sinopse: Apaixonados por viagens, pai e filho trilham caminhos cheios de desafios, aprendizados e boas lembranças. Partindo de Dali, na província de Yunnan, a dupla inicia uma audaciosa expedição rumo ao Tibete. Contudo, nos 8.700 quilômetros da rota nas montanhas, inúmeros imprevistos aguardavam.

Por que ver este filme: “Juntos pelo mundo” (To the World With You), dirigido por Xu Chenghua, é um documentário que recebeu vários prêmios, incluindo Melhor Diretor Iniciante no Los Angeles Independent Film Festival, Melhor Filme de Estreia no 19th Guangzhou International Documentary Festival e Melhor Documentário no Hollywood Documentary Film Festival.

“Amor à prova”, de DONG Xueying (董雪莹)

Hard Love, China Duração: 1h37min Faixa etária: Livre

Elenco: Cinco mulheres solteiras de Pequim

Sinopse: Em Pequim, cinco mulheres de origens, trajetórias e personalidades diferentes têm um ponto em comum: todas estão solteiras. Umas renunciaram ao romance em favor da carreira; outras viram a vida mudar de forma inesperada. Um documentário sobre sonhos, desafios e a busca incessante por conexões autênticas.

 Por que ver este filme: “Amor à prova” (Hard Love), dirigido por Dong Xueying, estreou no 24º Festival Internacional de Cinema de Xangai em 2021. O documentário oferece uma visão autêntica e emocionante das experiências de um grupo de mulheres na busca pelo amor verdadeiro. O filme foi reconhecido com prêmios como o IDF Preferred Proposal no Xihu International Documentary Film Festival e o Prêmio Especial no Shan Yi International Women’s Film Exhibition.

“Irmãos”, de GUO Xiuzhuan (郭修篆)

He Is My Brother, China, 1h35min, Livre

Elenco: Li Mao, Lin Zhexi, He Hongshan, Batu

Sinopse: Dois irmãos inseparáveis, o autista Wen Guang e o caçula Wen Xiu, têm de lidar sozinhos com as adversidades da vida, enfrentar conflitos e superar desafios. Apoiando-se mutuamente, eles crescem juntos numa tocante história de vida.

Por que ver este filme: “Irmãos” (He Is My Brother), dirigido por Guo Xiuzhuan, é um drama que explora os laços inquebráveis entre dois irmãos, Wen Guang, que enfrenta o desafio do autismo, e Wen Xiu. Lançado na China em 2023, o filme oferece uma narrativa cativante sobre como esses irmãos enfrentam as adversidades da vida, e encontram força mútua em seu relacionamento. É uma história sobre amor e crescimento pessoal. Participante do 14º Festival de Cinema de Taiwan (两岸电影展) em 2023.

“Ping Pong: Virando o jogo”, de DENG Chao & YU Baimei (邓超、俞白眉)

Ping Pong: The Triumph, China, 2h17min, Livre

Elenco: Deng Chao, Sun Li, Xu Weizhou, Duan Bowen, Cai Yida, Ding Guansen, Sun Xilun

Sinopse: No início dos anos 1990, a equipe chinesa de tênis de mesa enfrenta repetidas derrotas contra a forte equipe sueca. Abalados, eles lutam para virar o jogo. Sob o comando de um novo treinador, a equipe é reformulada. Enfrentando as críticas e o descrédito, a seleção terá dois anos para superar os desafios e provar seu valor.

Por que ver este filme: “Ping Pong: Virando o jogo” (Ping Pong: The Triumph), co-dirigido por Deng Chao e Yu Baimiao, é um filme esportivo que narra a jornada da equipe masculina de tênis de mesa da China nos anos 1990. O filme, lançado em 2023, segue a história de como uma equipe abalada por derrotas consecutivas contra a equipe sueca reergue-se sob a liderança do treinador Dai Minjia, interpretado por Deng Chao. O filme foi reconhecido com o prêmio de Filme do Ano no Movie Channel M List 2022-2023, destacando sua qualidade e impacto.

“Boonie Bears: o código guardião”, de LIN Yongchang & SHAO Heqi (林永长、邵和麒)

Boonie Bears: Guardian Code, China, 1h36min, Livre

Elenco de Voz: Zhang Bingjun, Tan Xiao, Zhang Wei

Sinopse: Anos depois de perder-se da mãe durante um incêndio florestal, os ursos Briar e Bramble encontram pistas sobre o paradeiro dela e tomam uma decisão: descobrir a verdade de uma vez por todas.

Por que ver este filme: “Boonie Bears: o código guardião” (Boonie Bears: Guardian Code), dirigido por Lin Yongchang e Shao Heqi, é uma animação lançada na China em 2023. O filme segue a jornada de Briar, Bramble e Vick, que se envolvem em um sequestro e descobrem pistas sobre a mãe perdida de Briar. O filme explora temas como amor, família e redenção. O filme foi agraciado com o Silver Award for Best Animated Feature Film e o TikTok Movie Annual Impact Film Award em 2023, reconhecendo sua qualidade e impacto na indústria de animação.

“Acima das nuvens”, de LIU Zhihai (刘智海)

Beyond the Skies, China, 1h30min, 14 anos

Elenco: Chen Weixin, Wu Jiahui, Nie Jinquan, Ying Linjian, Lin Yi, Chen Wenyuan, Chen Yuzi.

Sinopse: Em meio à devastação da guerra, um soldado recebe a ordem de explodir o depósito de munição do inimigo em 48 horas. Para o embate decisivo, ele reúne um grupo de companheiros feridos, mas, com o passar do tempo, o sucesso da missão parece cada vez mais distante.

Por que ver este filme: “Acima das nuvens” (Beyond the Skies), dirigido por Liu Zhihai, é um drama de guerra que mergulha na história de um jovem soldado do Exército Vermelho, Hong Qichen. Lançado na China em 2022, o filme destaca a determinação de Hong Qichen e seus companheiros enquanto enfrentam desafios sobre o propósito de suas vidas. O filme foi reconhecido com vários prêmios, incluindo o Best Film Tian Tan Award e o prêmio de Melhor Ator no 11th Beijing International Film Festival, bem como o prêmio de Filme de Exploração Artística Mais Popular do Ano no 29th Beijing International Film Festival em 2022.

“Departamento Editorial de Exploração Espacial”, de KONG Dashan (孔大山)

Journey to the West, China, 1h58min, Livre

Elenco: Yang Haoyu, A Liya, Jiang Qiming, Wang Yitong, Sheng Chenchen

Sinopse: Ao detectar um estranho sinal vindo do espaço, o editor de uma revista decadente de ficção científica parte em uma busca atrapalhada por vida extraterrestre.

Por que ver este filme: “Departamento Editorial de Exploração Espacial” (Journey to the West), dirigido por Kong Dashan, é uma mistura de drama, comédia e ficção científica com uma busca atrapalhada por vida extraterrestre. Lançado nos cinemas da China em 2023, o filme segue Tang Zhijun, um editor-chefe de uma revista de ficção científica, que embarca em uma jornada para desvendar um estranho sinal do espaço que o intrigou por toda a vida. O filme conquistou vários prêmios, incluindo o Best Original Screenplay na China Science Fiction Conference “The Three-Body Universe” e diversos prêmios no 5th Pingyao International Film Festival, como Best Film e Youth Jury Honor: Best Film, entre outros. Além disso, foi reconhecido como o Word-of-Mouth Film of the Year no 2023 Weibo Movie Night, destacando sua qualidade e apelo junto ao público.

“Cordão da vida”, de QIAO Sixue (乔思雪)

The Cord of Life, China, 1h36min, Livre

Elenco: Badema, Idar

Sinopse: O músico Arus decide levar a mãe com Alzheimer de volta à terra natal em busca do lar que ela tem na memória. Para que a mãe não se perca, Arus amarra-se a ela com uma corda em volta da cintura. Essa conexão, semelhante a um cordão umbilical, estabelece uma relação de inversão entre mãe e filho.

Por que ver este filme: “Cordão da vida” (The Cord of Life), dirigido por Qiao Sixue, é um drama familiar que explora a relação entre um músico chamado Arus e sua mãe que sofre de Alzheimer. Lançado na China em 2023, o filme narra a jornada de Arus enquanto ele leva sua mãe de volta às estepes, sua terra natal, em busca de seu lar perdido na memória. O filme foi premiado com o Best Technical Award no 4th Hainan Island International Film Festival: Golden Coconut Awards, além de receber o prêmio Most Media Focused Female Lead no 20th Film Channel Media Focus Unit em 2023. É uma história tocante sobre amor, compreensão e a busca pela identidade perdida.

“Um pai, Um filho”, de BAI Zhiqiang (白志强)

Like Father and Son, China, 1h37min, Livre

Elenco: Hui Wangjun, Bai Zeze

Sinopse: O caminhoneiro Gou Ren, atormentado pela perda do filho, conhece Mao Dou, um “capetinha” determinado a encontrar o pai. Querendo ou não, os dois seguirão juntos à procura dos familiares desaparecidos, numa história repleta de momentos cômicos e comoventes.

Por que ver este filme: “Um pai, um filho” (Like Father and Son), dirigido e escrito por Bai Zhiqiang, é um comovente road movie que aborda temas familiares e a busca por laços perdidos. Lançado na China em 2023, o filme segue a jornada de Gou Ren, um caminhoneiro assombrado pela perda de seu filho, e Mao Dou, um jovem determinado a encontrar seu pai ausente. Por acaso, eles embarcam em uma aventura repleta de momentos cômicos e tocantes enquanto procuram por suas famílias. Prêmios: 10th Beijing International Film Festival: Creative Project “Excellent Production in Progress Award” (Vencedor). 30th College Student Film Festival: Most Popular Newcomer Among College Students (Vencedor).

“Deserto”, de ZUO Zhiguo (左志国)

Where Nothing Grows, China, 1h33min, 14 anos

Elenco: Ren Suxi, Li Chen, Zhou Shen, Wang Jing

Sinopse: Lin e o irmão voltam ao deserto à procura do pai desaparecido. Quando uma forte tempestade de areia os atinge, o irmão fica ferido e convence Lin a seguir sozinha, com pouca água e comida.

Por que ver este filme: “Deserto” (Where Nothing Grows), dirigido e roteirizado por Zuo Zhiguo, é um intenso drama que narra a jornada de Lin, uma mulher de trinta e poucos anos, e seu irmão em busca do pai desaparecido no deserto. Lançado na China em 3 de março de 2023, o filme mergulha o público em uma emocionante história de sobrevivência e determinação. Quando uma terrível tempestade de areia coloca o irmão de Lin em perigo, ela se vê forçada a continuar sozinha, enfrentando a escassez de recursos e desafiando os limites do que é capaz de fazer para garantir a sobrevivência de ambos. “Deserto” é uma jornada emocionante e angustiante através de um ambiente implacável, destacando a força do espírito humano diante das adversidades.

“Pequenos Jardins”, dirigido por Hongbo Zhou & Zhenyu Lu (周洪波、卢震宇)

Time In The Garden, China, 1h35min, Livre

Sinopse: “Pequenos Jardins” é um documentário que explora a relação entre três famílias em Suzhou e seus jardins particulares. Cada família investiu consideravelmente na criação de jardins serenos e clássicos, buscando a tranquilidade ancestral. No entanto, eles enfrentam desafios ao tentar manter uma relação poética entre as pessoas e seus jardins, em um mundo moderno em constante mudança.

Por que ver este documentário: “Pequenos Jardins” é um olhar fascinante sobre a interseção entre a cultura chinesa tradicional e o mundo moderno. O filme mergulha na estética artística dos jardins de Suzhou, que são tesouros culturais e históricos da China antiga. Através das histórias dessas três famílias e seus jardins particulares, o documentário questiona se é possível manter a relação poética entre as pessoas e os jardins, como era feito antigamente.

“Yanagawa”, dirigido por ZHANG Lü

Yanagawa, China, 1h52min

Sinopse: “Yanagawa” é um drama escrito e dirigido por Zhang Lü, estrelado por Ni Ni, Zhang Luyi e Xin Baiqing. Foi exibido como filme de abertura no Festival Internacional de Cinema de Pingyao (China) e convidado para a seção ICONS no 26º Festival Internacional de Cinema de Busan (Coreia do Sul) em 2021. O filme recebeu o prêmio máximo, o Cyclo d’Or, no 28º Festival Internacional de Cinema Asiático de Vesoul (França).

A trama segue Lidong, que, na juventude, tinha uma paixão secreta por Achuan. O desaparecimento súbito daquela mulher deixou Lidong abalado por mais de uma década. Para entender o que aconteceu, Lidong e seu irmão Lichun viajam para Yanagawa (Japão), em busca de Achuan. No reencontro, segredos do passado vêm à tona e Lidong descobre a verdadeira razão por trás da partida de Achuan. A ida a Yanagawa acaba sendo uma terna confissão que aprofunda os sentimentos de Lidong por Achuan.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress