#12 CADERNO DE ARTISTA Marina Guzzo | Dança

O projeto Caderno de Artista, idealizado pela curadoria de dança do CCSP, tem a intenção de acessar procedimentos de criação ou, por assim dizer, a materialização de um pensamento em processo.

Convidamos coreógrafas(os) a compor uma obra audiovisual sobre modos de criação, entendimentos de dança, corpo e movimento, referências, matérias-primas e fases.

Os cadernos produzidos dentro do programa serão incorporados ao Arquivo Multimeios do CCSP, referência em acervos de arte e um dos principais de dança do país, contribuindo para a sua atualização com informações sobre importantes criadores de dança que ainda não tiveram suas obras catalogadas.

Nesta edição do Caderno de Artista, a artista Marina Guzzo apresenta a obra Cartas para a paisagem (abecedário em ruínas).

Cartas para a paisagem (abecedário em ruínas)

Esse caderno é uma travessia. Entre o corpo e a paisagem, entre o passado e o futuro, entre Mary Wigman e Silvia Federici, entre Glissant e o Oceano, a Floresta e a Monocultura, a dança e as artes visuais, a poesia e os conceitos, o corpo e a filosofia, o animal e a planta, entre o que eu desejo e o que eu consigo, entre o Emanuele Coccia e a borboleta, entre a os mil nomes de Gaia. São cartas lançadas ao mar, direcionadas às paisagens que me habitam, escritas com pedaços de imagens e sons que estavam dentro do meu corpo/computador nesses últimos anos. Como um abecedário em ruínas, uma ordem (des)alfabética. Cada carta carrega uma travessia, em si: um modo de fazer e pensar dança, uma invenção de mundo possível. 

Marina Guzzo

Artista e pesquisadora das artes do corpo, Marina Guzzo concentra suas criações na interface do corpo e da paisagem, misturando dança, performance e circo ao tensionar os limites da subjetividade nas cidades e na natureza. Desde 2011 tem como centro de sua pesquisa a crise climática e o papel do artista na produção de imaginários para travessias de um mundo em ruínas no Plantationceno. A artista tem pós-doutorado pelo Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP,  pesquisadora do Laboratório Corpo e Arte. 

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress