Direto da Curadoria: literatura com Thiago Carvalho

O curador de literatura do CCSP, Thiago Carvalho, convida o público a se debruçar na escrita de Clarice Lispector em Mineirinho, crônica que retrata o tema da violência no Brasil:

Clarice Lispector é gigantesca e, disso, todos sabem. Escritora de gêneros distintos, ela deixou uma marca profunda na literatura brasileira em romances como “A hora da estrela” e “Paixão segundo G.H”, personagens icônicos como Macabéa e cenas como a da barata mastigada e engolida por G.H.

Mas é sobre a crônica da autora nossa sugestão de hoje. Sensível observadora do cotidiano, Clarice traz à tona a imagem da violência no Brasil por meio do texto “Mineirinho”. Todas as contradições de sentir-se protegido e, ao mesmo tempo, alvejado pelos tiros que matam o bandido são postas em turbilhão na nossa frente, produzindo um sentimento de radical alteridade ao homem morto e impotência frente ao fato.

Essa justiça que vela meu sono, eu a repudio, humilhada por precisar dela. Enquanto isso durmo e falsamente me salvo. Nós, os sonsos essenciais.”

Em tempos de João Pedro, Marielle, George Floyd e tantos outros, a crônica é um convite à reflexão, à beleza e, por que não, à justa revolta.