Ronoel Simões: A singularidade do violão brasileiro
A Coleção Ronoel Simões reúne inúmeros materiais que remontam a trajetória do violão no século XX. O acervo, que se destaca inclusive pela variedade da tipologia documental reunida, foi coletado pessoalmente por Ronoel Simões durante setenta anos de atividade. A coleção é vasta, única e representativa, e está em paridade com acervos de importantes violonistas, tais como José Pascoal Guimarães (MG, 1932-2021), Andrés Segóvia (ESP, 1893-1987), Jodacil Damasceno (RJ, 1929-2010), entre outros.
Ronoel Simões (1919-2010) foi um violonista aficionado que coletou documentos diversos sobre o instrumento e sua coleção figura entre os mais volumosos conjuntos documentais sobre o assunto. Ele era a figura que viabilizava o acesso a materiais para estudantes, profissionais e diletantes, além de fomentar novas produções, realizar saraus, produzir conteúdo para os veículos de comunicação disponíveis à época, dentre outras atividades; as preciosidades de seu acervo (que incluem documentos de Agustín Barrios, Américo Jacomino, o Canhoto e Anibal Augusto Sardinha, o Garoto), motivavam consultas ao acervo por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. O resultado da atuação e empenho de Ronoel Simões como colecionador e profundo conhecedor do violão teve tal proporção que seu nome – e legado – representam, sem dúvidas, a grande fonte documental sobre o violão no século XX, no período precedente à era da Internet.
A Coleção Ronoel Simões está sob a guarda do Centro Cultural São Paulo e integra as coleções especiais do acervo da Discoteca Oneyda Alvarenga desde o ano de 2015. A instituição tem dedicado inúmeros esforços para o processamento e salvaguarda de seus variados tipos documentais, dentre eles, discos de acetato, 78rpm, 45rpm, discos compactos, lp em 33 rpm, fitas magnéticas de rolo, fitas k7, fitas VHS, Cd’s e Dvd’s, além de partituras, álbuns, métodos, álbuns de recortes de jornais, fotografias, periódicos, catálogos, livros, entre outros.
Em 2023 e 2024, a Discoteca Oneyda Alvarenga deu um passo significativo na valorização e difusão deste legado cultural com o projeto “Ronoel Simões: A singularidade do violão brasileiro”, patrocinado pela Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura (Minc). Realizado pela Associação dos Amigos do Centro Cultural São Paulo (AACCSP), o projeto tem como objetivo não apenas a conservação física dos materiais históricos, ao criar uma nova sala dedicada à preservação de um dos maiores acervos de violão dedilhado da América Latina, mas também a realização do tratamento, digitalização e catalogação de mais de 3.000 discos (78 RPM e 33 ⅓ RPM) e fitas k7, tornando-os acessíveis a pesquisadores e público geral. Além disso, o projeto conta com uma programação especial gratuita para prestigiar e debater a importância deste acervo único, incluindo shows, saraus, mesas de debate, podcasts, oficinas e visitas educativas.
Programação em breve!
Os materiais terão seus dados disponibilizados na aba “Coleção Ronoel Simões”, localizada na página da Discoteca Oneyda Alvarenga (Seção de Acervos do site CCSP) e as consultas aos documentos digitalizados serão realizadas presencialmente na Discoteca.
Arte, Múltiplas Artes
Organizada em celebração ao 40º aniversário do CCSP, “Arte, Múltiplas Artes” reúne um acervo fotográfico de espetáculos infantis cujas companhias integram a excelente produção de Teatro Infanto-juvenil de São Paulo. Você encontra também uma fala da curadora Lizette Negreiros sobre a trajetória e a importância do Espaço Cênico Ademar Guerra para este cenário.
Anilla Cultural
O CCSP apresenta, com a curadoria do Museo de Antioquia – Medellín, a segunda de seis curadorias de vídeo a serem realizadas entre 2013 e 2014, pretendendo iniciar a construção de alternativas curatoriais e outros contextos produtivos, para o intercâmbio de metodologias discursivas e editoriais.