Virgínia Rosa

04/03

  • Sexta-feira, às 19h 
  • Na Sala Adoniran Barbosa 
  • Classificação Indicativa: livre
  • Grátis
  • Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria uma hora antes da apresentação. Para retirá-los, será necessário apresentar o comprovante de vacinação da Covid-19 (físico ou digital), com no mínimo duas doses. 

O Centro Cultural São Paulo recebe a artista Virgínia Rosa com a apresentação Sorrisos – Virgínia Rosa canta Paulo Vanzolini. Neste show, que lembra os 95 anos de nascimento de Vanzolini, com direção musical de Ogair Junior e acompanhada por quatro excelentes músicos, Virgínia Rosa interpreta composições de Vanzolini como “Cuitelinho”, “Volta por Cima”, “Volta Depressa”, “Boca da Noite” (escrita em parceria com Toquinho) e “Ronda”, seu maior sucesso. 

A afinidade entre Virgínia Rosa e Paulo Vanzolini vai muito além do fato de ambos serem paulistas. Em 1987, quando integrava a banda Mexe com Tudo, no início de sua carreira, Virgínia Rosa foi convidada para cantar, junto com Passoca, as composições de Vanzolini no disco Inéditas. “Ele foi me ver cantar e aprovou minha interpretação para suas músicas”, conta Virgínia, completando que, a partir de então, “nossa ligação foi ficando mais forte e eu participei de outros eventos em homenagem a Vanzolini.”

Tanto é assim que, a convite do próprio Vanzolini, em 2003 Virgínia participou da antologia Acerto de Contas cantando “Chorava no Meio da Rua”, “Sorrisos”, “Inveja” e “Valsa Sem Fim”. Além disso, está no documentário Um Homem de Moral (2008), em que o cineasta e biólogo Ricardo Dias registra o trabalho científico de Vanzolini e também os preparativos de um show e a gravação de uma antologia de sua obra musical.

Zoólogo de formação, Vanzolini começou a compor nos anos 1940 e grandes intérpretes da música brasileira gravaram músicas suas: Inezita Barroso, Márcia, Noite Ilustrada, Maria Bethânia e Paulinho da Viola são apenas alguns deles. Em suas letras, a metrópole, seus encantos e desencantos são personagens constantes. É impossível falar da noite e do samba de São Paulo sem falar de Paulo Vanzolini, um dos mais importantes representantes do samba paulista.

Ficha técnica 

Voz: Virgínia Rosa | Piano e teclado: Ogair Júnior | Bateria e percussão: Ramon Montagner | Contrabaixo: Robertinho Carvalho 

Sobre a artista:

Virgínia Rosa nasceu e cresceu em São Paulo. Na adolescência, ela e seus primos participaram de festivais estudantis com o Grupo Lógica. Nos anos 1980, foi vocalista da banda Isca de Polícia, de Itamar Assumpção, e depois do grupo Mexe com Tudo. Em 1997, lançou seu primeiro CD solo: Batuque (indicada como Cantora Revelação no Prêmio Sharp). Depois vieram os discos A Voz do Coração, Samba a Dois, Baita Negão, Virgínia Rosa e Geraldo Flach – Voz e Piano e Virgínia Rosa Canta Clara. Ao longo destes anos, Virginia cantou forró, samba, choro, maxixe, jazz, reggae, carimbó, funk, blues, balada, baião, maracatu e até música erudita. Fez incontáveis shows como Baita Negão, Na Batucada da Vida e Palavra de Paulista. Em Virgínia Rosa Canta Clara (que deu origem também a um especial de TV e um CD), a cantora homenageia Clara Nunes, que teve grande influência nas suas escolhas musicais. Já no musical Cartola – O Mundo É um Moinho (2016/2017), Virgínia interpretou Dona Zica ao lado de Flavio Bauraqui (Cartola) e Adriana Lessa, entre outros. Em Palavra de Mulher – com DVD lançado em 2015 –, Virgínia Rosa divide o palco com Lucinha Lins e Tania Alves para, em clima de cabaré, interpretar e cantar personagens femininas imortalizadas nas canções de Chico Buarque. O espetáculo completou, em 2018, dez anos de sucesso e comemorou a data com uma turnê pelas principais cidades do Norte e Nordeste do país. Como atriz, Virgínia fez sua estreia na televisão na novela Babilônia (2015) e, depois, sua atuação em Pega Pega (2017) mereceu destaque, ambas na Rede Globo. Na versão de Éramos Seis, feita em 2019 pela Globo, ela interpretou Durvalina – empregada, grande amiga e confidente da protagonista Lola (personagem de Glória Pires).

@virginiarosa_

 

 

 

A programação acontecerá de acordo com os protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias em prevenção à propagação do vírus da Covid-19, sendo obrigatório o uso de máscara e a apresentação do comprovante de vacinação (físico ou digital) com no mínimo duas doses.

icone-compr-de-vacinacao

Obrigatório comprovante de vacinação.

É obrigatório o uso de máscara.

O álcool gel estará disponível no local.

Respeitar distanciamento 1,5m a 2m.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress