Virada Cultural no CCSP

Nos dias 27 e 28 de maio, a Secretaria Municipal de Cultura realiza a Virada Cultural do Pertencimento, que promete transformar a capital numa grande arena com mais de 500 atrações gratuitas em todas as regiões. O CCSP recebe este evento com programações para todos os gostos e idades, tendo o público infantil como foco no domingo.

Confira a programação do dia 27: 

Música 
Johnny Hooker – Despedida Turnê Estandarte

O show é montado em 3 atos, começando com a “Apresentação” dessa nova persona que nasce agora em Johnny, num momento de grande importância para o artista e para o mundo, reafirmando o poder da liberdade, da arte, e principalmente o direito de expressar-se sem medo, uma interlude entre o passado e o futuro na transição do artista em sua “Nova Era”. Todas as composições foram pensadas especialmente para esse projeto, mas também estarão presentes os hits eternos, como “Alma Sebosa” e “Corpo Fechado”, que são faixas obrigatórias no repertório. O momento exclusivamente feito para dançar. 

Clique aqui e saiba detalhes 

Cinema
Phenomena – Maratona Folk Horror 

Todo ano o Cine Phenomena e o CCSP se juntam para exibir uma maratona de filmes fantásticos e estranhos durante a madrugada. E em 2023, o público é convidado para uma viagem ao mundo sombrio e misterioso do Cinema de Terror Folclórico! Essa maratona de filmes é única, exibindo filmes raros e adorados de terror folclórico de diferentes países. Adentre a beleza assombrosa deste gênero que tem fascinado o público por décadas numa madrugada inesquecível!

Clique aqui e saiba detalhes 

Artes visuais 

Mil litros de preto – A maré está cheia

Lucimélia Romão apresenta a performance “Mil litros de preto – A maré está cheia”. A performance com dimensões instalativas, produz uma investigação com caráter de denúncia sobre a violência, a vida e o extermínio da população negra, em específico, de jovens negros. A artista utiliza simbolicamente uma piscina, baldes pretos com sete litros de sangue cada (quantidade média presente em um corpo humano). A ativação é construída no processo de despejo dos baldes de sangue na piscina.

Clique aqui e saiba detalhes 

Teatro

CÁRCERE ou Porque as mulheres viram búfalos

As irmãs Maria Dos Prazeres e Maria Das Dores têm a vida marcada pelo encarceramento dos homens da família: primeiro, o pai; depois, o companheiro de uma; agora o filho da outra. Dentro do presídio, o jovem Gabriel – que sonha em ser desenhista – aprende as estratégias de sobrevivência para lidar com as disputas internas de poder e a falta de perspectivas inerente ao sistema carcerário.

Clique aqui e saiba detalhes 

Dança 
Ballroom Festival 

O Festival Ballroom do Centro Cultural São Paulo visa valorizar a força e a importância dessa cultura junto ao público LGBTQIAPN+ e ampliar a percepção acerca das questões de interseccionalidade entre raça, gênero e classe na sociedade brasileira por meio da cena Ball. 

O Festival contará com duas programações diferentes que acontecerão madrugada adentro. A Festa AMEM, que acontece às 23h59 da noite de sábado (27/5), e a VFL Gold Night, que acontece logo em seguida, às 2h da manhã do domingo da virada (28/5). 

Clique aqui e saiba detalhes 

Confira a programação do dia 28:

Teatro infantil 
Os Coloridos

O espetáculo traz personagens que apresentam diferentes identidades baseadas em mitos e contos africanos, afrobrasileiros e indígenas e convida o público a fazer parte da brincadeira. Duas araras, uma azul e outra amarela, contam umas às outras suas diferenças culturais e o valor de suas cores, numa disputa de superioridade. Mas com a chegada da arara vermelha todos conhecem a história da arara de muitas cores e descobrem a beleza de serem coloridos.

Clique aqui e saiba detalhes 

Dança 
“Sobre as Ondas”, com a Trupe do Mar

O CCSP recebe a Trupe do Mar, com o espetáculo “Sobre as Ondas”. Este é um espetáculo onde os artistas dão vida e voz a animais marinhos que vivem na costa da Mata Atlântica, contando por meio de músicas originais, técnicas circenses, humor e dança, cenas cotidianas de seus hábitos e o impacto ambiental causado por ações humanas. Assim, de maneira lúdica e crítica, a Trupe do Mar vem deixar a seguinte reflexão para crianças e adultos ao navegar nessa história: como estamos cuidando da Mãe Terra, nossa grande ilha flutuante no espaço?

Clique aqui e saiba detalhes 

Música 
Chico Chico 

Fazendo reverência a quem plantou as sementes, arou a terra e abriu os caminhos, Chico Chico faz seu show no Viradão Cultural de São Paulo com o seu álbum autoral “Pomares”. “Pomares traz a ideia da natureza que contempla o semear, o brotar, o crescer, o secar, pra brotar e começar de novo. E o nome também carrega a diversidade de sons que me interessa”, define Chico Chico. Trazendo na bagagem referências como Itamar Assumpção, Luiz Melodia, Sérgio Sampaio, Jards Macalé, Caetano Veloso e Gilberto Gil, Chico Chico sobe na nave apresentando um repertório com 16 músicas, dentre elas “Árvore”, “Ribanceira”, “Mãe” e “Amarelo Amargo”.

Clique aqui e saiba detalhes

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress