#CCSPindica: Vila Itororó é inaugurada e São Paulo respira cultura cada vez mais

A cidade de São Paulo acaba de ganhar mais um centro cultural! Localizado na região da Bela Vista, a recém restaurada Vila Itororó foi inaugurada e aberta ao público no último dia 11 de setembro e passará a oferecer diversas atividades artísticas e culturais.

Além das programações e oficinas que já aconteciam, como o Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial (CRPIR), o Centro Cultural Vila Itororó abre novas atividades como sessões de cinema ao ar livre, intervenções artísticas e musicais, exposições, feiras, oficinas, ateliês, além de um acervo literário que inclui literatura infantojuvenil e materiais relacionados ao patrimônio cultural, arquitetura e história.

O conjunto arquitetônico, idealizado por Francisco de Castro no começo do século 20, era uma vila residencial e de lazer com mais de dez edificações construídas. Caracterizada principalmente como espaço de imigrantes, o espaço também foi a primeira piscina pública de São Paulo.

Vida cotidiana dos moradores da Vila Itororó (Foto: Acervo Benedito Lima de Toledo)

Piscina do Clube Éden Liberdade (Foto: Acervo Benedito Lima de Toledo)

Localizada na encosta do Vale do Itororó, entre os bairros da Liberdade e Bela Vista, no Centro de São Paulo, a vila foi tombada como patrimônio pelo CONPRESP em 2002 e decretada como área pública e cultural pelo governo do Estado e pela prefeitura de São Paulo. Desde 2013 seu restauro vem sendo realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo Instituto Pedra.

Se interessou? Acesse o site Centro Cultural Vila Itororó e fique por dentro das novas programações!

Texto: Lara Tannus