Verão Otaku 2022 – clássicos da televisão brasileira

26/01 a 06/02

  • Na Sala Lima Barreto
  • Classificação indicativa: verifique a classificação indicativa de cada filme 
  • Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria uma hora antes da programação. Para maratonas, os ingressos podem ser retirados juntos. Para retirá-los, será necessário apresentar o comprovante de vacinação da Covid-19, com no mínimo duas doses. 

Nesta edição especial do Verão Otaku, vamos relembrar os clássicos que marcaram gerações nas décadas da televisão aberta e do VHS, com filmes e maratonas de séries emblemáticas para a televisão brasileira. 

Os anos 80 são considerados a era de ouro do animê. Foi quando estúdios como Ghibli, Kyoto, J.C Staff e a Gainax (na época Daicon) foram criados, e produtores antenados com o surgimento da cultura blockbuster no cinema, experimentaram novas possibilidades dos diferentes gêneros. Foi também a década do VHS, que ajudou a criar um novo fluxo de escoamento e acessibilidade para o público. 

No Brasil, muitas pessoas tiveram seu primeiro contato com a animação japonesa através dos canais abertos de televisão durante os anos 80 e 90. Para algumas gerações, esse foi o único contato possível com os animês, marcando profundamente uma cultura de fãs resilientes que tinham que lidar com a constante descontinuidade das séries, horários difíceis e uma censura que cortava ou descontextualizava cenas consideradas ambíguas.  

Cavaleiros do Zodíaco na extinta TV Manchete, Dragon Ball no SBT, Dragon Ball Z e Yu Yu Hakusho na Rede Bandeirantes, Sakura Card Captors e Pokémon na Rede Globo são alguns exemplos de aclamadas séries da época. A lista é longa e inclui também os canais a cabo. Vale ainda um destaque para as clássicas dublagens de estúdios como a Gota Mágica.

Confira as sinopses dos filmes e séries após a programação!

PROGRAMAÇÃO

26/01, quarta-feira

15h00 – Cowboy Bebop: O Filme*

17h20 – Sakura Card Captors*

19h30 – Pokémon 2000*

27/01, quinta-feira

15h00 – Cavaleiros do Zodíaco: O Filme

17h00 – Sailor Moon R: A Promessa da Rosa*

19h00 – Inuyasha: A Espada que Domina o Mundo

28/01, sexta-feira

15h00 – Pokémon 2000*

17h00 – Ah! My Goddess*

20h00 – Cowboy Bebop: O Filme*

29/01, sábado

13h00 – Maratona Evangelion_parte 1

15h20 – Maratona Evangelion_parte 2

17h40 – Maratona Evangelion_parte 3

20h00 – Maratona Evangelion_final

30/01, domingo

13h00 – Maratona – Michiko & Hatchin_parte 1

15h20 – Maratona – Michiko & Hatchin_parte 2

17h40 – Maratona – Michiko & Hatchin_parte 3

20h00 – Maratona – Michiko & Hatchin_final

01/02, terça-feira

15h00 – Ranma ½: Grande Aventura na China*

17h00 – Sailor Moon R: A Promessa da Rosa*

19h00 – Ah! My Goddess*

02/02, quarta-feira

15h00 – Escaflowne – O Filme

17h00 – Yu yu Hakusho: Invasores do Inferno

19h00 – Ranma ½: Grande Aventura na China*

03/02, quinta-feira

15h00 – Yu yu Hakusho: Invasores do Inferno*

17h00 – Sakura Card Captors*

19h00 – Escaflowne – O Filme

04/02, sexta-feira

15h00 – Yu yu Hakusho: Invasores do Inferno*

17h00 – Cavaleiros do Zodíaco: O Filme*

19h00 – Escaflowne – O Filme

05/02, sábado

13h30 – Maratona Mob Psycho 100

16h00 – Maratona Mob Psycho 100

18h30 – Maratona Dragon Ball_parte 1

20h20 – Maratona Dragon Ball_parte 2

06/02, domingo

14h00 – Maratona Dragon Ball_parte 3

16h00 – Maratona Dragon Ball_parte 4

18h00 – Maratona Dragon Ball_parte 5

20h00 – Maratona Dragon Ball_parte 6

MARATONAS DE SÉRIES

Dragon Ball, de Akira Toryama. 

Japão, 1986, 560 min, DCP, dublagem clássica do estúdio Gota Mágica. 

Originalmente iniciada com uma série de mangá escrita e ilustrada por Toriyama, Dragon Ball foi inicialmente inspirado pelo clássico romance chinês Jornada ao Oeste. A série segue as aventuras do protagonista, Son Goku, desde sua infância até a idade adulta, enquanto ele treina artes marciais e explora o mundo em busca de sete esferas conhecidas como as Esferas do Dragão. Quando estas estão reunidas convocam um dragão que concede um desejo. Maratona da série com a exibição das duas primeiras sagas, episódios 01 a 28.

Mob Psycho 100, de One. 

Japão, 2016, 252 min, DCP, legendado.

Do mesmo autor de One Punch Man, e produzida pelo renomado estúdio Bones, Mob Psycho 100 conta a história do adolescente Shigeo, um garoto com poderes psíquicos que vive sua vida como estudante e possui sonhos comuns. Tentando melhorar sua personalidade e ganhar confiança, Mob passa por alguns processos, como entrar num clube para malhar e arranjar uma namorada. Mas sua intenção de não usar seus poderes não funciona quando ele acaba sendo perseguido por pessoas interessadas em seus enormes poderes psíquicos. Maratona da série com a exibição da primeira temporada, episódios 01 a 12. 

Neon Genesis Evangelion, de Hideaki Anno.

Shin Seiki Evangerion, Japão, 1995, 480 min, legendado, digital.

Neon Genesis Evangelion é uma série de ação pós-apocalíptica que gira em torno de uma organização paramilitar chamada NERV, criada para combater seres monstruosos chamados Anjos, utilizando seres gigantes chamados Unidades Evangelion (ou EVAs). A série será exibida em uma maratona de 4 sessões, com 5 episódios cada, num total de 20 episódios (serão exibidos apenas os episódios canônicos).

Michiko & Hatchin, de Sayo Yamamoto. 

Japão, 2008, 462 min, digital, legendado.

Após fugir da prisão, Michiko acidentalmente cruza caminho com Hana. Michiko afirma conhecer seu pai, Hiroshi Moreno, seu ex-namorado e ex-integrante da organização criminosa Monstro Preto. Apesar de ter recebido a informação de que ele havia sido morto enquanto ela estava presa, Michiko parte em uma jornada com Hatchin em busca de Hiroshi, enquanto são perseguidas pela detetive Atsuko Jackson, que tem como determinação colocar Michiko de volta na cadeia.

FILMES

Cowboy Bebop: O Filme, de Shinichirô Watanabe. 

Japão, 2001, 115 min, DCP, legendado.

Em pleno ano de 2071 Spike e seus companheiros ciganos do Esquadrão Bebop estão passeando pela cidade de Tóquio, até que Faye presencia um ataque bioterrorista, que mata cerca de 500 pessoas. Em busca de maiores informações sobre os responsáveis pelo ataque, o governo local oferece uma alta recompensa a qualquer informação entregue. O Esquadrão Bebop se interessa pela oferta e passa a usar suas táticas para encontrar o culpado pelo ataque.

Ah! My Goddess, de Hiroaki Gôda. 

Ah! Megami-sama, Japão, 1993, 130 min, legendado.

Morisato Keiichi é um rapaz solitário que vive em um dormitório masculino e que sonha em ter uma namorada. Um belo dia ele resolve pedir algo para comer, mas ao tentar ligar para a pizzaria, acaba ligando para uma Linha de Ajuda das Deusas. Nesse momento aparece – saindo do espelho – Belldandy, uma deusa. Um dos maiores clássicos dos animes, e talvez umas das melhores comédias românticas já escritas no Japão. 

Sailor Moon R: A Promessa da Rosa, de Kunihiko Ikuhara. 

Japão, 1993, 61 min, legendado, digital. 

O primeiro filme baseado no anime Sailor Moon, originalmente lançado em 1993 no Japão. Fiore, um velho amigo de infância de Mamoru que não conseguiu sobreviver na Terra, retorna com as flores que prometeu a Mamoru. Mas a flor é maligna e domina a mente fraca de Fiore, espalhando as sementes de Kisenian sobre a Terra em um esforço para drenar a energia de todos no mundo. Agora as únicas que podem salvar a Terra do desastre planejado por Kisenian são as guerreiras Sailor Moon.

Cavaleiros do Zodíaco – o filme, de Shigeyasu Yamauchi. 

Japão, Seinto Seiya: Shinku no shônen densetsu, 1988, 71 min, legendado, digital. 

O deus do Sol Abel volta à vida, empenhado em punir os humanos e limpar sua presença na Terra. Quando Athena junta-se a ele, deixando os humanos desprotegidos, cabe aos Cavaleiros de Bronze defender a Terra na maior batalha que já tiveram. O filme foi lançado nos cinemas brasileiros em 14 de julho de 1995, momento do auge do desenho no Brasil, levando meio milhão de pessoas aos cinemas na época. 

Pokemon 2000, de Kunihiko Yuyama & Michael Haigney.

Japão, Gekijōban Poketto Monsutā Maboroshi no Pokemon Rugia Bakutan, 100 min, legendado.

Em Pokémon – O Filme 2000, enquanto Ash, Misty e Tracey viajam num barco, Giraldan, um colecionador de bichinhos pokémon, prepara seu mais novo plano: capturar o raro Lugia. Para tanto, provoca uma catástrofe climática quando ataca e retira de suas ilhas os três pássaros sagrados: Moltres, o pássaro-guardião de fogo; Zapdos, o pássaro-guardião do trovão; e Articuno, o pássaro-guardião do gelo. Para evitar o completo colapso do mundo em que vivem, os pokémons e seus treinadores resolvem se unir para enfrentar Giraldan.

Sakura Card Captors – Viagem para Hong Kong, de Morio Asaka.

Japão, 2000, 80 min, legendado, digital.

Sakura ganha uma viagem para Hong Kong, para quatro pessoas. Como seu pai Fujitaka teria uma viagem de negócios, ela vai com Toya, Yukito, Tomoyo e Kero, (escondido). Então Sakura começa a ter estranhos sonhos, sentir estranhas presenças e descobrir uma história interessante sobre o passado do Mago Clow. Em Hong Kong, Sakura conhece a mãe de Shaoran, dona de incríveis poderes, que a ajuda a descobrir o motivo de sua viagem.

Inuyasha: A Espada que Domina o Mundo, de Shinohara Toshiya.

Japão, 2003, 115 min, legendado, digital.

Duzentos anos antes da história original, o pai de InuYasha e Sesshoumaru morre ao salvar Izayoi (mãe de Inuyasha) das garras de Setsuna no Takemaru. Resta então a Myouga, Toutousai e Saya que realizem o desejo do líder dos cães em relação ao destino a ser dado a suas espadas. Tessaiga foi enterrada junto ao mestre; ficou como herança de Inuyasha, que a receberia ao ter idade suficiente para manejá-la.

Ranma ½ – grande aventura na China, de Rumiko Takahashi e Iku Suzuki.

Japão, 1991, 74 min, legendado, digital.

Tudo estava indo bem na residência dos Tendou, quando aparece uma garota chinesa de nome Lychee, procurando vingança contra Happosai por este ter quebrado uma promessa feita desde seu nascimento. As coisas começam a piorar quando Kirin e os Sete Deuses Afortunados sequestram Akane para que esta se torne sua esposa. Ranma e o grupo devem viajar a Nekonron, China, para que Akane não se case com Kirin.

Yu yu Hakusho: Invasores do Inferno, de Masakatsu Iijima.

Japão, 1994, 91 min, DCP, legendado, digital.

O Mundo Espiritual é atacado por uma forte enchente, arrasando com o lugar, causada por Yakumo, o rei de Meikai, um mundo paralelo ao Mundo Espiritual, que deixou de existir graças ao poder do Rei Enma. Botan então foge ferida para o mundo dos humanos, e então Yusuke, Kuwabara, Hiei e Kurama vão a luta, para salvar Botan e a Terra.

Escaflowne – O Filme, de Kazuki Akane.

Japão, 2000, 95 min, DCP, legendado, digital.

Clássico dos anos 90, e produzido pelo estúdio Bones. Gaea é um reino mítico governado pela espada e pela magia, imerso em sangue e violência. Jogada dentro de um conflito que ela não entende, Hitomi Kanzaki ajuda a curar o príncipe Van, enquanto eles embarcam em uma jornada para derrotar o Clã do Dragão Negro. 

 

 

 

A programação acontecerá de acordo com os protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias em prevenção à propagação do vírus da Covid-19, sendo obrigatório o uso de máscara e a apresentação do passaporte vacinal com no mínimo duas doses.

icone-compr-de-vacinacao

Obrigatório comprovante de vacinação.

É obrigatório o uso de máscara.

O álcool gel estará disponível no local.

Respeitar distanciamento 1,5m a 2m.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress