Věra Chytilová e a Nouvelle Vague Tcheca – Parte 2

15/01 a 15/02

  • No CCSPlay 
  • Verifique a classificação indicativa de cada filme
  • Grátis

Věra Chytilová foi uma cineasta tcheca que influenciou o movimento cinematográfico mais importante de seu país nos anos 1960: a Nouvelle Vague Tcheca. Durante a ocupação soviética na República Tcheca, Věra e seus colegas tinham que lidar com a censura imposta pela ditadura. A mostra homenageia os cineastas que marcaram o movimento, como Milos Forman, Ján Kadár e Elmar Klos, que trabalhavam com um ácido senso de humor, e uma boa dose de surrealismo, e coloca como destaque a diretora Věra Chytilová num total de 8 filmes inéditos liberados no CCSPlay em duas partes. A primeira parte ocorreu entre os dias 15 de dezembro de 2022 e 15 de janeiro de 2023, quando começa a segunda parte. De todas os movimentos de cinema que explodiram pelo mundo nos anos 60, o que surgiu na República Tcheca foi um dos mais fascinantes e radicais. Věra foi um exemplo deste radicalismo ao ensinar como quebrar as regras, seja de convenções narrativas, de edição e até na escolha das cores. Se interessava por todos os assuntos e fez filmes sobre tudo. E ela mesma disse: “quando era uma contribuição real para o mundo do cinema, em geral me impediam de tentar fazê-la”. Mas ela fazia mesmo assim.

FILMES

A PEQUENA LOJA DA RUA PRINCIPAL, de Ján Kadár e Elmar Klos

Com Ida Kamińska, Jozef Kroner e František Zvarík

Tchecoslováquia, 1965, Drama, 127 min, 14 anos

Um drama psicológico sobre a implementação das Leis de Nuremberg dos nazistas, que tem um grande impacto em uma cidade no leste da Eslováquia. Os judeus locais são forçados a partir para campos de concentração e seus bens são confiscados. Um dos mais celebrados filmes da Tchecoslováquia representa o auge da Nouvelle Vague do país e ganhou o Oscar de Melhor Filme Internacional em 1967.

OS AMORES DE UMA LOIRA, de Milos Forman

Com Hana Brejchová, Vladimír Pucholt, Vladimír Mensík, Milada Jezková e Jana Novaková

Tchecoslováquia, 1965, Comédia, Drama, 80 min, 16 anos

Andula, uma inocente garota tcheca de uma cidade industrial, está em uma busca desesperada pelo amor. Ela acredita que o encontrou quando conhece Milda, um jovem e encantador musicista de Praga. Ele, no entanto, está apenas procurando um encontro casual e deixa a cidade presumindo que nunca mais verá Andula novamente. Mas quando ela não tem notícias dele, Andula faz as malas e segue para Praga, para a surpresa de Milda e seus pais.

O CHALÉ DO LOBO, de Vera Chytilová

Com Jan Vostrčil, Josef Šebánek e František Debelka

Tchecoslováquia, 1987, Ficção Científica, Suspense, Terror, 91 min,14 anos

Um grupo de adolescentes é misteriosamente convidado para uma oficina de esqui nas montanhas. Há onze deles, mas os supervisores do campo insistem que deve haver apenas dez, e que um deles é um intruso.

FRUTO DO PARAÍSO, de Vera Chytilová

Com Jitka Nováková, Karel Novak e Jan Schmid

Tchecoslováquia, 1970, Comédia, Drama, 96 min, 16 anos

A jovem Eva está obcecada por um homem de vermelho. Ela não sabe quem é, o que ele faz ou se é perigoso. Certo dia, Eva e seu namorado estão em um spa surrealista, onde deparam-se com a Tentação. Uma releitura original da história de Adão e Eva, que progride para uma representação alegórica da perda da inocência.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress