Ressonância é um programa de investigação e pesquisa, articulado a partir de diálogos entre arte visuais, arte sonora e música experimental. Visa abordar o som em resposta a diversidade dos movimentos culturais nos processos de imigração, globalização e nacionalidade. Com Ressonância, pretendemos aprofundar questões sobre a performatividade artística e um questionamento da música carregada de história e intersecções sociopolíticas. Produzido pela 55SP com edição Produção Preta.

 

A partir da prática musical coletiva do Blocolândia (bloco de carnaval da Cracolândia) e do Pagode na Lata (grupo de samba do território), Raphael Escobar apresenta: O som da Maloka, trabalho do artista que será lançado em disco de vinil, onde traça paralelos entre a violência física e mental imposta pelo Estado e seu impacto sobre os frequentadores da região da Cracolândia.

 
Formado em artes visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e pós graduando em Estudos Brasileiros: sociedade, educação e cultura pela Fundação Escola de Sociologia e Política, desde 2008 atua com educação não formal em contextos de vulnerabilidade social ou de disputas políticas, como Fundação CASA, Cracolândia e Albergues. Sua pesquisa é pautada pelas relações de classe, pretendendo dissolver uma lógica moral da sociedade em relação aos moradores de rua, usuários de droga e grupos periféricos. Já participou de exposições como 36º Panorama da Arte Brasileira, Museu de Arte Moderna de São Paulo (2019), Quem não Luta tá Morto, Museu de Arte do Rio (2018), São Paulo não é uma cidade: invenções do centro, SESC 24 de Maio (2017) , Metrópole: Experiência Paulistana, Pinacoteca do Estado de São Paulo (2017), X Bienal de Arquitetura de São Paulo, Centro Cultural São Paulo (São Paulo, 2013).
 
Esse podcast é apresentado por Julia Morelli e foi idealizado e produzido pela 55SP com o apoio do Centro Cultural São Paulo e da Secretaria de Cultura da prefeitura de São Paulo, editado pela Produção Preta e vinhetas de Tiago Gezender.  

 

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress