Mês da Mulher na Discoteca: Elis Regina e Gal Costa no acervo do CCSP

No mês da mulher, a Curadoria de Música promove shows em homenagem a consagradas intérpretes da música popular brasileira – “Tributo Elis Regina com Camila Lopez” (17/3) e “Filipe Catto canta Gal” (18/3).

Gal Costa e Elis Regina são figuras incontornáveis da música brasileira contemporânea. O legado das artistas vai além de suas vozes inesquecíveis – é, também, a trajetória de luta, representação e potência de ambas que, em forma de lembrança viva, inspira e segue inspirando mulheres, artistas e rumos da nossa cultura.

A Discoteca Oneyda Alvarenga do CCSP separou uma lista de materiais para quem quer se aprofundar na vida, na obra e na discografia de Elis Regina e Gal Costa. Todos os materiais estão disponíveis para consulta no acervo.

Discos de Vinil

Gal a Todo Vapor (FA – TAL)

Tipo: Vinil, LP
Ano: 197
Gravadora: Philips
Intérprete(s): Gal Costa

Sinopse: Gravado ao vivo em apresentações no Teatro Tereza Raquel no Rio de Janeiro, “Gal a Todo Vapor” é um dos discos mais importantes da carreira da cantora. O quinto LP da cantora, para além de canções imortais como “Pérola Negra”, “Dê um Rolê”, “Como 2 e 2” e “Vapor Barato”, também traz consigo o ineditismo: foi o primeiro álbum duplo da música brasileira a ser lançado.

Gal Costa – Série Autógrafos de Sucesso

Tipo: Vinil, LP
Ano: 1982
Gravadora: Fontana
Intérprete(s): Gal Costa

Sinopse: A série Autógrafos de Sucesso é uma compilação de diversos artistas nacionais e internacionais promovida pela Label Fontana. A edição de 1982 traz destaques da discografia de Gal Costa, como “Meu Nome é Gal”, “Divino Maravilhoso” e “Que Pena (Ele Já Não Gosta Mais De Mim)”, cantada com Caetano Veloso.

Livros

Elis Regina. Nada Será Como Antes

Tipo: livro
Autor: Julio Maria
Ano: 2015
Editora: Master Books; 1ª edição
424 páginas

Sinopse: A esperada biografia de Elis Regina, escrita por Julio Maria, repórter do jornal O Estado de S. Paulo, traz a história da maior cantora do País . “Elis Regina – Nada Será Como Antes” narra a vida da cantora desde seus primeiros dias em Porto Alegre, onde interpretava “Fascinação” ao lado das amigas nas escadarias de um colégio, até sua despedida trágica, aos 36 anos, quando estava prestes a, de novo, mudar tudo em sua vida.

Tropicália: a história de uma revolução musical

Tipo: livro
Autor: Carlos Calado
Ano: 1997
Editora: Editora 34; 2ª edição
336 páginas

Sinopse: Carlos Calado conta a trajetória do movimento que mudou a MPB por meio de uma abrangente reconstituição histórica baseada em entrevistas, farta pesquisa em arquivos e material iconográfico em grande parte inédito.

Hemeroteca

Entrevista com Elis Regina – “Quero Apenas Cantar”: dez anos de carreira, um disco com Tom Jobim e a decisão de morar em São Paulo
Tipo: fotocópia de entrevista
Autor: Silvio Lancellotti
Ano: 1974
Veículo: Veja, São Paulo

Sinopse: Nesta entrevista de 1974, a cantora comenta sobre sua trajetória profissional, fazendo um balanço dos seus dez anos de carreira.

Entrevista com Gal Costa – “Ainda fatal contra a mediocridade”
Tipo: entrevista
Autor: André Luiz Barros
Ano: 1999
Veículo: Bravo!

Sinopse: Nesta entrevista de 1999, Gal Costa divide detalhes sobre o lançamento de seu disco “Gal Costa canta Tom Jobim” e comenta sobre os próximos passos de sua carreira, enquanto cantora já consagrada e ainda cheia de ambições. A cantora faz ainda um balanço sobre sua visão da cena musical que antecipava os anos 2000.

Conheça a Discoteca: Concebida em 1935 por Mário de Andrade, a Discoteca Oneyda Alvarenga tem seu acervo formado por coleções de música popular, folclórica e erudita, de procedência nacional e estrangeira. São discos de 78rpm, 45 rpm, 33rpm e CDs, para consulta e audição. Além de partituras, métodos, periódicos, hemeroteca (coleção de recortes de jornais) e livros de música. A Discoteca está alocada no Centro Cultural São Paulo desde o ano de 1982.
A mesma dispõe de aparelhos para reprodução exclusiva de discos do seu acervo. Não é permitida a audição de discos e outros materiais (LPs, fitas cassete e semelhantes) que não integrem o acervo da instituição.

Saiba mais em: https://acervoccsp.art.br/#discoteca
Consulte o acervo da Discoteca em: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/

Pesquisa e levantamento de material: Aloysio Lazzarini e Jefferson Motta – Equipe Discoteca Oneyda Alvarenga
Redação, edição e revisão: Isabela Pretti