LudiCidades

20/07 a 30/11 

  • Quintas, das 15h30 às 18h30 e aos domingos, das 14h às 17h
  • Exceto nos feriados dos dias 07/09 e 02/11. Neste caso, a ação será realizada nos dias 10/09 e 05/11, das 14h às 17h
  • Classificação indicativa: livre
  • Inscrições via formulário
  • Grátis
  • É recomendado o uso de máscara

O projeto LudiCidades foi selecionado pela 10ª edição do Edital de Mediação em Arte e Cidadania Cultural do Centro Cultural São Paulo, e será realizado no 2º Semestre de 2023 por meio de 20 ações de mediação cultural, educativa e artística nos diversos espaços do CCSP. 

Trata-se de um projeto que procura entender a singularidade da instituição. Busca agregar apreço, cuidado, respeito e diálogo, estabelecendo novas pontes entre o público e tudo o que é o CCSP, potencializando um ambiente ao mesmo tempo lúdico e formativo. 

A proposta traz o resgate do lúdico e do fazer manual na relação do humano com esse espaço, no coração da cidade, daí vem o termo “ludicidade”, como uma união entre “lúdico” e “cidade”. Paralela e conjuntamente, propõe o encontro entre pessoas e com a arte através de diversas linguagens interdisciplinares. São elas: teatro, música, mobilidade urbana e artes manuais. 

Serão realizadas seis tipos de ações, divididas em três modalidades distintas, que irão propor novos olhares ao público sempre com o foco em viver a experiência com um caráter lúdico abrangente para diversas idades.

Intervenções Artísticas – provocações, interações, escuta e participação ativa

1) Musicleta é uma ação que vai explorar as diferentes relações entre sons e espaços, propondo uma escuta livre e afetiva, com acolhimento, resgate de memórias e compartilhamento de percepções. 

Público: livre

Quintas: 24/08, 12/10 (especial dia das crianças) e 16/11, das 15h às 18h 

2) Chuva de Fios é uma construção conjunta que proporciona uma experiência mais ativa do fazer artístico após uma breve introdução às técnicas de macramê que darão origem a painéis coletivos utilizados para intervir nos espaços livres pelo CCSP. 

Público: adultos e crianças acima de 12 anos (acompanhadas de seus responsáveis)

Quintas: 10/08, 21/09, das 15h às 18h | Domingo: 05/11, das 14h às 17h

Vivências – possibilidades de experienciar a arte e o lúdico no coletivo

1) Em Mapa do Tesouro do CCSP, a partir de uma busca coletiva pelos tesouros do CCSP, serão construídos e espalhados “papéis-memórias” para serem lidos por outros passantes. 

Público: 16 anos

2) “Por um Fio” é uma vivência performativa inspirada na sensorialidade da obra Divisor, de Lygia Pape, na qual as pessoas, em coletivo, andam juntas participando de dinâmicas de deslocamento pelos espaços do CCSP conectadas através de fios vermelhos que serão responsáveis por unir os participantes da ação num elo de confiança, inspirados também na lenda chinesa do Fio Vermelho do Destino. 

Público: 16 anos. 

Quintas: 03/08, 14/09, 26/10, das 15h às 18h

Oficinas – aprendizado com olhar artístico e lúdico para a experiência

1) Em Boneco Amuleto, a partir da técnica do macramê, as pessoas poderão construir e consagrar seu boneco com as energias dos seus sonhos, mantendo-se inspiradas em conquistá-los, além de aprenderem a técnica básica de manipulação de bunraku (originário do teatro japonês). 

Público: adultos e crianças acima de 12 anos (acompanhadas de seus responsáveis) 

Quintas: 27/07, 20/10 e 30/11, das 15h às 18h | Domingo: 10/09, das 14h às 17h

2) “Pipa-sonho” será uma construção coletiva, manual e poética de uma pipa a partir de perguntas feitas sobre sonhos, pensamentos, ideias e inspirações dos participantes. 

Público: adultos e crianças acima de 6 anos (acompanhadas de seus responsáveis)

Quintas: 17/08, 28/09 e 09/11, das 15h às 18h

As atividades são itinerantes e deverão ocupar diversos espaços do CCSP. A programação detalhada poderá ser acessada no formulário de interesse em participar. A respeito do formulário, ele não será um meio para formalizar uma inscrição. A proposta é a de que as pessoas interessadas em participar o preencham indicando seu endereço de e-mail para receber nossas mensagens-convite, além de informações sobre as propostas das atividades que serão realizadas a cada encontro do projeto. 

Sobre os mediadores:

Laura Amaral é artista-educadora, atriz, palhaça e artesã. Licenciada em Artes Cênicas pela USP, cursou a Formação Básica de Palhaços do Doutores da Alegria e oficinas de palhaços com Bete Dorgam, Cristiane Paoli Quito, Sue Morrison, Andrea Macera, entre outros. Participou do espetáculo “A Feira do Bago de Jaca” na II Mostra de Teatro no Ônibus da Trupe Sinhá Zózima, com apoio do ProAC. Foi atriz e produtora em “Andejos” da Trupe Andejos, contemplado pelo ProAC 03/2016, pesquisando a bufonaria. Fundou a Cia. Damas em Tramas, com apresentações na rede SESC e no 18º Festival de Inverno de Paranapiacaba. Criou a Seres em Nós na qual desenvolve projetos lúdicos em macramê. Atualmente é professora de artes no Colégio Anglo Leonardo da Vinci e atriz e produtora na Cia. Tempos-juncos, na qual é co-fundadora e recebeu o prêmio de melhor atriz no XVII FECT Festival Curtas de Teatro de Osasco e 1º Festival de Teatro de Barueri. 

Carlos Gardênio é palhaço, mímico, músico e educador. Formado em Letras pela Universidade de São Paulo e em Humor pela SP Escola de Teatro. Defendeu mestrado sobre palhaços soviéticos pelo DLO – USP, sob a orientação de Arlete Cavaliere. Durante sua trajetória, participou de oficinas com os mestres da palhaçaria Ésio Magalhães, Bete Dorgam, Fernando Neves, entre outros. Ministrou palestras na rede do SESC, bem como cursos de palhaço e malabares no SENAC de Osasco. Trabalhou com Caco Mattos (Pílulas Cômicas) e com diversas companhias na área da palhaçaria. Desde 2018, atua, dirige e cria a sonoplastia das produções artísticas da Cia. Tempos-juncos, na qual é co-fundador, e apresentou-se em Sesc, Senac, festivais independentes com premiações de melhor espetáculo, entre outros espaços culturais. Também é docente no SENAC de Osasco.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress