Juremas “Tambor de Mulher”

02 e 16/03 

06 e 27/04

  • Quinta-feira, às 19h
  • Na Sala Adoniran Barbosa
  • Classificação Indicativa: livre
  • Grátis
  • Os ingressos podem ser reservados online através do link ou presencialmente
  • Funcionamento da bilheteria presencial:
  • Terça a sábado, 13h às 22h
    Domingo e feriados, das 12h às 21h
  • Para mais informações sobre o funcionamento da Bilheteria, física e online, clique aqui
  • É recomendado o uso de máscara

Atualmente, Juremas apresenta um repertório permeado por muitas músicas autorais e de tradição oral, partindo de ritmos como jongo, bumba-meu-boi, afoxé, maracatu, baião de princesas e ijexá. O coco é o principal ritmo da banda paulistana e vem se difundindo em rodas de mulheres pelo Brasil afora, constituindo hoje como uma arte da palavra cantada, uma ferramenta cada vez mais utilizada por vozes femininas. O projeto propõe encontros com convidadas que são representantes da cultura popular, cada uma em seu segmento. As conversas serão permeadas por canções das convidadas junto com as Juremas. 

PROGRAMAÇÃO

02/03

Encontro 1, com Mestre Rafa 

Rafaella Rocha Azevedo é mestre de bateria da Escola de Samba Imperatriz da Paulicéia. Mestra Rafa é a primeira mulher mestre de bateria do Carnaval de São Paulo. Também é diretora de bateria das escolas de samba X-9 Paulistana e Santa Bárbara. É criadora dia canais Batucadas.com.br de registro audiovisual do Carnaval paulistano, e Mulheres no Ritmo, site que objetiva evidenciar as mulheres atuantes na percussão popular.

16/03

Encontro 2, com Renata Mattar

Renata Mattar atuou como cantora no espetáculo “A Vida É Sonho”, de Gabriel Villela (1992), diretora musical de “Auto da Paixão” (1993), de Romero de Andrade Lima, e diretora musical dos espetáculos “Romeu e Julieta” e “Auto do Rico Avarento”, do grupo Romançal de teatro, formado por Ariano Suassuna. É fundadora do grupo Comadre Florzinha e fundou em 2001 o grupo Beija-Fulô na Casa de Cultura da Penha, ganhando o prêmio VAI, da Prefeitura Municipal de São Paulo em 2003. Desde 2002 atua como cantora e acordeonista do grupo Palavra Cantada. Participou do projeto do Ministério do Desenvolvimento Agrário, intitulado Sons e Imagens da Terra – um mapeamento dos cantos de trabalho ligados à agricultura em todo o país. Vocalista e acordeonista da banda As Orquídeas do Brasil, de Itamar Assumpção. Fundou a Cia Cabelo de Maria e com o grupo realizou os CDs Cantos de Trabalho, São João do Carneirinho e Baianá – Parece Cinema, além dos espetáculos Imbalança Eu Caio e POIN – Pequena Orquestra Interativa, contemplado com edital do Proac 2014, e Cantos de Trabalho volume II com lançamento em agosto de 2018.

06/04

Encontro 3, com Raquel Tobias 

Compositora, cantora e intérprete paulista de samba. Começou sua carreira como pastora no projeto de roda de compositores Samba de Todos Os Tempos, onde atualmente é presidente. Participou de gravações como a coletânea SP em retalho, um projeto de mulheres sambistas em São Paulo, Afrodisia, DVD de Renata Jambeiro. Intérprete de escolas de samba como a Imperatriz da Sul, Extremo Sul, Lavapés, Estrela do 3° Milênio, Mocidade, e de blocos de rua como o Bloco Pagu, em São Paulo, e Blocos Toco do Moji e Borda da Mata, ambos em Minas Gerais. Foi a cantora principal do projeto Resgatando Raízes e teve seu primeiro livro lançado pela coletânea Aqui tudo é Samba – Raquel Tobias, pela Editora Kazuá. Atualmente é cantora no musical Odara.

27/04

Encontro 4, com Girlei Luiz Miranda 

Com mais de trinta anos de carreira dedicada a pesquisa rítmica dos tambores, Girlei Luiza Miranda é percussionista, compositora e cantora popular. Os tambores também lhe proporcionaram entrar no universo teatral e circense. Reside na Zona Norte, filha da Dona Neide e Gilberto Bonga (in memorian),  bacharel no samba em São Paulo e Rio de Janeiro e co-fundador das escolas “Rosas de Ouro” e “Unidos do Peruche” de São Paulo. Diretora musical premiada com APCA e Coca-Cola Fensa, em sua trajetória no grupo As meninas do Conto. Com a Grande Cia de Mysterios e Novidades (RJ) representou o Brasil em festivais internacionais de teatro de rua. É uma das co-fundadoras do Bloco Afro Ilú Obá de Min (SP) e atualmente integra a Cia Trupe Liuds (SP), onde estuda e desenvolve a comicidade negra.

Ficha técnica

Maria José de Almeida Cintra, Lucila Poppi, Teresa Cristina Teles, Juliana Rodrigues, Marília Pereira de Carvalho, Ellen, Sandra Maria Luciano, Sté Sté e Nenê Cintra.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress