Frankenstein, crônicas de uma Criatura Atormentada

de 01 a 11/05

  • Confira a programação completa abaixo
  • Verifique a classificação indicativa de cada filme
  • Grátis
  • Os ingressos da mostra e da palestra podem ser reservados apenas na bilheteria física do CCSP, uma hora antes de cada sessão
  • Os ingressos do Cinepiano podem ser reservados online através do link ou presencialmente.
  • Para mais informações sobre o funcionamento da Bilheteria, física e online, clique aqui.

Escrito por Mary Shelley em 1817, Frankenstein ou o Moderno Prometeu, pode ser considerado a primeira obra de ficção científica que conseguiu em seus mais de duzentos anos de existência continuar influenciando novas adaptações e inspirando novas histórias.

Mary não poderia prever como seu legado passaria a ser um dos maiores emblemas do cinema, passando por diversas adaptações e se tornando um verdadeiro fenômeno cultural. Hoje o arquétipo da “criatura x criador” ecoa através das décadas, e suas interpretações se multiplicaram, gerando um verdadeiro fenômeno cultural. Além da criação do monstro, o livro mergulha nas profundezas da alma humana. O próprio criador deve enfrentar a dureza do mundo que o cerca e acaba lançando a culpa das atrocidades que vivencia em sua criatura. A criatura, por sua vez, personifica a tragédia da incompreensão.

A mostra Frankenstein, crônicas de uma Criatura Atormentada faz um panorama das melhores adaptações ao longo das décadas, exibindo clássicos como Frankenstein (1931) de James Whale, a releitura de um drama futurista em Robocop (1987), a releitura cômica e cult de Frankenhooker (1990), e é claro o recém lançado Pobre Criaturas (2024), que ficará em cartaz no circuito Spcine na sala Paulo Emílio no período da mostra.

Além das exibições em sala de cinema, com cópias em DCP, a programação conta com uma sessão musicada ao vivo do filme Frankenstein (1931) de James Whale, interpretada pelo pianista e compositor Tony Berchmans na sala Adoniran Barbosa. No dia 11/05 haverá uma uma palestra com a professora e pesquisadora Laura Cánepa que introduz o impacto cultural do livro nas adaptações para o cinema.

PROGRAMAÇÃO:

Quarta, 1 de Maio

15h00 – Ex Machina (104’)
17h00 – Babadook (94’)
19h00 – O Garoto Selvagem (83’)

Quinta, 2 de Maio

15h00 – O Espírito da Colméia (97’)
17h00 – A Noiva de Frankenstein (75’)
19h00 – Cine Piano na Sala Adoniran Barbosa. Sessão musicada ao vivo do filme Frankenstein (1931) de James Whale, interpretada pelo pianista e compositor Tony Berchmans na sala Adoniran Barbosa.

Sexta, 3 de Maio

15h00 – A Maldição de Frankenstein (82’)
17h00 – Frankenhooker (85’)
19h00 – O Enigma de Kaspar Hauser (110’)

Sábado, 4 de Maio

15h00 – Frankenweenie (87’)
17h00 – Edward Mãos de Tesouras (105’)
19h00 – The Rocky Horror Picture Show (100’)

Domingo, 5 de Maio

15h00 – A Pele que Habito (120’)
17h00 – O Espírito da Colméia (97’)
19h00 – Blade Runner (117’)

Terça, 7 de Maio

16h00 – Edward Mãos de Tesouras (105’)
18h00 – Frankenhooker (85’)
20h00 – Babadook (94’)

Quarta, 8 de Maio

15h00 – Onde os Fracos não têm Vez (122’)
17h30 – Blade Runner (117’)
20h00 – Robocop (102’)

Quinta, 9 de Maio

15h00 – Ex Machina (104’)
17h00 – A Pele que Habito (120’)
19h30 – O Enigma de Kaspar Hauser (110’)

Sexta, 10 de Maio

16h00 – Frankenstein (70’)
18h00 – A Noiva de Frankenstein (75’)
19h45 – Onde os Fracos não têm Vez (122’)

Sábado, 11 de Maio

15h00 – Palestra com Laura Cánepa: “O eterno retorno da criatura: Frankenstein e sua jornada no cinema”  (120’)
A palestra vai explorar a evolução das inúmeras releituras que o clássico da literatura “Frankenstein ou o Prometeu Moderno” através das lentes do cinema. Será apresentado como essa icônica obra de Mary Shelley foi reinterpretada e transformada em inúmeras produções cinematográficas ao longo da história. Além disso, será analisado o profundo impacto cultural que essas adaptações tiveram e seus subtextos ocultos por trás das aliterações visuais e narrativas.
18h00 – A Maldição de Frankenstein (82’)
20h00 – The Rocky Horror Picture Show (100’)

FILMES:

Robocop, de Paul Verhoeven
Estados Unidos, 1987, 102 min, 14 anos
Elenco: Peter Weller, Nancy Allen, Ronny Cox

Sinopse: Ambientado em um futuro distópico, o filme segue um policial ferido, Alex Murphy, que é transformado em um ciborgue robótico pela corporação OCP para combater o crime em Detroit. 

A Maldição de Frankenstein, de Terence Fisher
The Curse of Frankenstein, Reino Unido, 1957, 82 min, 12 anos. Elenco: Peter Cushing, Christopher Lee, Hazel Court

Sinopse: “A Maldição de Frankenstein” é um clássico filme de terror britânico que apresenta uma interpretação única da história de Frankenstein. O filme segue o cientista Victor Frankenstein enquanto ele cria uma criatura grotesca a partir de partes de corpos humanos. A produção é conhecida por suas atmosfera sombria e performances memoráveis de Peter Cushing e Christopher Lee.

Frankenweenie, de Tim Burton

Estados Unidos, 2012, 87 min, Livre
Elenco: Charlie Tahan, Winona Ryder, Martin Short

Sinopse: “Frankenweenie” é uma animação dirigida por Tim Burton, que conta a história de um garoto chamado Victor Frankenstein, que revive seu amado cachorro Sparky depois que ele morre em um acidente. O filme é uma homenagem aos clássicos filmes de monstros e é conhecido pelo estilo visual característico de Burton.

Edward Mãos de Tesouras, de Tim Burton
Edward Scissorhands, Estados Unidos, 1990, 105 min, 12 anos. Elenco: Johnny Depp, Winona Ryder, Dianne Wiest

Sinopse: O filme narra a história de Edward, um jovem artificialmente criado que tem tesouras em vez de mãos. Ele é descoberto por uma vendedora de cosméticos suburbana e logo se torna um membro estranho da comunidade.

Frankenstein, de James Whale
Estados Unidos, 1931, 70 min, 12 anos. Elenco: Colin Clive, Boris Karloff, Mae Clarke

Sinopse: “Frankenstein” é um clássico do cinema de terror e uma das primeiras adaptações cinematográficas do romance de Mary Shelley. O filme segue o cientista louco Henry Frankenstein enquanto ele cria um monstro a partir de partes de corpos humanos e o traz à vida através de eletricidade. O filme é marcado pela interpretação icônica de Boris Karloff como a Criatura e estabeleceu muitos dos elementos estéticos e narrativos associados ao mito de Frankenstein no cinema.

Frankenhooker, de Frank Henenlotter
Estados Unidos, 1990, 85 min, 18 anos
Elenco: James Lorinz, Joanne Ritchie, Patty Mullen

Sinopse: O filme segue Jeffrey Franken, um cientista amador, que tenta ressuscitar sua noiva morta em um acidente de cortador de grama, usando partes do corpo de prostitutas. O filme é conhecido por seu humor bizarro e pela abordagem única do gênero de terror, combinando elementos de comédia e horror de maneira excêntrica.

Pobres Criaturas, de Yorgos Lanthimos
Poor Things, Estados Unidos, 2023, 141 min, 18 anos, DCP. Elenco: Emma Stone, Mark Ruffalo, Willem Dafoe

Sinopse: Bella (Emma Stone) cometeu suicídio, mas algo muito inesperado aconteceu com ela. Graças a mente brilhante e controversa do cientista Dr. Godwin Baxter (Willem Dafoe), Bella foi trazida de volta à vida. Agora, tudo o que ela mais deseja é descobrir o mundo. O que seu guardião não imaginava era que a jovem ressuscitada fugiria com um advogado (Mark Ruffalo) para uma dramática jornada de autodescoberta. Duplamente premiado no Festival de Veneza 2023 e adaptado do livro homônimo escrito pelo britânico Alasdair Gray.

A Noiva de Frankenstein, de James Whale
Bride of Frankenstein, Estados Unidos, 1935, 75 min, Livre. Elenco: Boris Karloff, Elsa Lanchester, Colin Clive

Sinopse: “A Noiva de Frankenstein” é uma continuação direta do clássico “Frankenstein” (1931). O filme retoma a história do monstro criado pelo Dr. Frankenstein, interpretado por Boris Karloff, que busca aceitação e compreensão no mundo. O Dr. Frankenstein tenta criar uma companheira para o monstro, levando a uma série de eventos trágicos e comoventes. O filme é aclamado por sua atmosfera gótica, performances marcantes e temática sobre a busca pela identidade e aceitação. É considerado uma das melhores sequências do cinema de terror clássico.

A Pele que Habito, de Pedro Almodóvar
La piel que habito, Espanha, 2011, 117 min, 18 anos. Elenco: Antonio Banderas, Elena Anaya, Marisa Paredes

Sinopse: Um cirurgião plástico, atormentado por tragédias passadas, cria uma pele sintética resistente a qualquer tipo de dano. Sua cobaia: uma mulher misteriosa e volátil que detém a chave para sua obsessão.

The Rocky Horror Picture Show, de Jim Sharman
Reino Unido/Estados Unidos, 1975, 100 min, 16 anos. Elenco: Tim Curry, Susan Sarandon, Barry Bostwick.

Sinopse: Um casal de noivos se vê preso em uma mansão isolada, onde descobrem um cientista louco que criou um homem musculoso chamado Rocky.

O Espírito da Colméia, de Víctor Erice
El espíritu de la colmena, Espanha, 1973, 97 min, 16 anos. Elenco: Fernando Fernán Gómez, Teresa Gimpera, Ana Torrent

Sinopse: Em uma aldeia isolada na Espanha, uma menina fascinada pelo filme “Frankenstein” de 1931 começa a acreditar que o monstro é real e vive em um celeiro próximo.

Ex Machina, de Alex Garland
Reino Unido/Estados Unidos, 2014, 108 min, 14 anos. Elenco: Domhnall Gleeson, Alicia Vikander, Oscar Isaac

Sinopse: Um jovem programador é selecionado para participar de um experimento inovador em inteligência artificial, avaliando as qualidades humanas de um robô altamente avançado.

The Babadook, de Jennifer Kent
The Babadook, Austrália, 2014, 94 min, 16 anos. Elenco: Essie Davis, Noah Wiseman, Daniel Henshall

Sinopse: Uma mãe solteira e seu filho caem em um poço profundo de paranoia quando um misterioso livro infantil intitulado “Mister Babadook” se manifesta em sua casa.

Onde os Fracos não têm Vez, de Joel Coen e Ethan Coen
No Country for Old Men”, Estados Unidos, 2007, 122 min, 16 anos. Elenco: Tommy Lee Jones, Javier Bardem, Josh Brolin

Sinopse: A violência e o caos seguem após um caçador encontrar dois milhões de dólares enquanto luta para enfrentar a implacável perseguição de um assassino sem emoção.

Blade Runner, de Ridley Scott
Estados Unidos/Hong Kong, 1982, 117 min, 14 anos. Elenco: Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Young

Sinopse: Em uma distópica Los Angeles de 2019, um ex-policial caça replicantes fugitivos em um futuro onde os seres humanos bioengenheirados são indistinguíveis dos verdadeiros.

O Garoto Selvagem, de François Truffaut
L’Enfant Sauvage, 1970, França, 83 minutos. Elenco: Jean-Pierre Cargol, François Truffaut, Françoise Seigner

Sinopse: Um menino selvagem é encontrado na França do século XVIII e tenta-se integrá-lo à sociedade. A influência de Frankenstein pode ser vista na temática da “criatura” sendo trazida para um mundo desconhecido e tendo que aprender a se adaptar.

O Enigma de Kaspar Hauser, de Werner Herzog
Jeder für sich und Gott gegen alle, 1974, Alemanha Ocidental, 110 minutos. Elenco: Bruno S., Walter Ladengast, Brigitte Mira

Sinopse: Baseado em uma história real, o filme segue Kaspar Hauser, que após uma vida inteira de cativeiro, é lançado à sociedade, onde sua inocência e desenvolvimento são explorados. Similar a Frankenstein, Kaspar é uma figura isolada que enfrenta o desafio de se integrar a um mundo que não entende.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress