Encerramento do projeto “ADINKRAS”

26/08

  • Sábado, às 19h
  • Sala Adoniran Barbosa 
  • Classificação indicativa: livre
  • Grátis
  • Os ingressos podem ser reservados online através do link ou presencialmente
  • Funcionamento da bilheteria presencial:
  • Terça a sábado, 13h às 22h
    Domingo e feriados, das 12h às 21h
  • Para mais informações sobre o funcionamento da Bilheteria, física e online, clique aqui
  • É recomendado o uso de máscara

Após quatro meses, o “ADINKRAS – Africanidades e sabedoria ancestral nos tempos atuais” chega ao final. No próximo dia 26 de agosto (sábado), o Centro Cultural São Paulo (CCSP) recebe o último encontro da atração. Idealizado por Cida Gonçalves, da Casa do Batuque, o projeto é realizado através da 3ª edição do Edital de Apoio à Cultura Negra da Secretaria Municipal de Cultura e vem acontecendo desde de abril de 2023, trazendo palestras, oficinas e shows musicais.

A programação do projeto no dia 26 conta com a abertura oficial e, em seguida, acontecerá o show do Samba de Roda Nega Duda. Nesta apresentação, Nega Duda reconta suas histórias de origem, cantando, contando e sambando o Samba do Recôncavo, patrimônio histórico e cultural da humanidade. Com talento e carisma, a sambadeira cativa as plateias por onde passa e seus shows são uma celebração à autêntica cultura popular brasileira. Na ocasião, a artista recebe Lia de Itamaracá. Considerada “patrimônio vivo de Pernambuco”, Lia de Itamaracá é um dos expoentes na busca pela valorização dos movimentos regionais, que contribuem para a formação da cultura do país. Em sua participação no projeto Adinkras, a cirandeira apresenta alguns de seus sucessos, como “Eu sou Lia/ Minha Ciranda/ Preta Cirandeira” e “Dorme Pretinho”. Além disso, Lia solta a voz ao lado de Nega Duda, em participação inédita. 

“Tendo os Adinkras como expressão das contribuições dos conhecimentos africanos para o desenvolvimento da cultura economia e identidade brasileira, o projeto “ADINKRAS – Africanidades e sabedoria ancestral nos tempos atuais” estabelece diálogos entre diferentes linguagens, artistas e pesquisadores da cultura afro-brasileira e africana.”, afirma Cida Gonçalves, idealizadora do projeto. 

Realizado pela Casa do Batuque e idealizado por Cida Gonçalves, publicitária e diretora da produtora, o projeto é marcado pela diversidade de linguagens artísticas e pela participação de artistas e pesquisadores da arte e da cultura negra. O “ADINKRAS” ofereceu ao público um amplo ciclo de palestras que integram o eixo temático do projeto, onde os ideogramas africanos são o fio condutor. 

Durante quatro encontros, o evento recebeu pesquisadores, escritores, professores e ativistas para reflexões acerca de um Adinkra de referência, apresentado por um dos convidados. O sociólogo Tadeu Kaçula foi mediador desses encontros. Após cada palestra, um músico subiu ao palco e apresentou um show exclusivo, a partir da proposição do símbolo do dia. Dentre as performances musicais, François Muleka & Marissol Mwaba, Luana Bayô canta Elza Soares (participação Ayô Tupinambá), Nega Duda canta Clementina de Jesus, Banto Samba Clube (participação Renato Gama) e agora o Samba de Roda Nega Duda (participação especial de Lia de Itamaracá).

Ficha técnica

Samba de Roda Nega Duda | Participação: Lia de Itamaracá.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress