10 a 13/08
- Quinta a sábado, às 21h e domingo, às 20h
- Sala Jardel Filho
- Classificação indicativa: 16 anos
- Grátis
- Os ingressos podem ser reservados online através do link ou presencialmente
- Funcionamento da bilheteria presencial:
- Terça a sábado, 13h às 22h
Domingo e feriados, das 12h às 21h - Para mais informações sobre o funcionamento da Bilheteria, física e online, clique aqui
- É recomendado o uso de máscara
“Donos da Terra” é um espetáculo concebido por Arilton Assunção, visando retratar a importância da cultura indígena para a nossa formação social, um espetáculo de dança contemporânea, com um elenco de dez bailarinos, coreografados e dirigidos pelo proponente. Concebido através das atividades realizadas pelo Núcleo Experimental da Faces Ocultas Cia de Dança, coordenado por Arilton Assunção, o espetáculo remete à reflexão sobre o como vive a população indígena em nosso país, quais são suas tradições e sua importância para o processo histórico.
O espetáculo também desenha, com toques de reflexão, a influência de uma sociedade contemporânea na tradição de suas raízes. A visão romântica em relação aos povos originários durante o processo de descobrimento e colonização, tem forte relação com o indianismo que corresponde a uma das tendências literárias mais marcantes do período romântico na literatura brasileira. A corrente indianista romântica foi explorada anteriormente pelo movimento barroco, nas Arte de Gramática da Língua mais usada na costa do Brasil; Poema à Virgem; e A Cartilha dos Nativos, de José de Anchieta. Também no arcadismo de Basílio da Gama, em sua obra “O Uraguai” (1769).
Ficha técnica
Direção geral: Arilton Carlos de Assunção | Elenco/bailarinos: Aurora Gil Rodrigues Matulevicius, Vinicius Ferreira, Mariana Cristina Silva Tancredo de Lima, Jhony de Oliveira Pedro, Aline Poliane Fogaça dos Santos, Keli Pereira Borges da Silva, Isabel Iara Moura da Silva, Ingrid Mari Yamamoto Diad, Samuel Elias Rodrigues | Iluminador: Luiz Gonzaga Coelho.