Direto da Curadoria | Dança: Memórias Marginais

Sonia Sobral, curadora de dança do CCSP, faz indicações e comentários de espetáculos para você assistir online.

Memórias Marginais é um documentário-espetáculo que registra parte da criação do homônimo Memórias Marginais: corpos em estado de desapropriação, produção anterior montada em 2018 que retratou a ameaça de desapropriação que afetava moradores da rua Urutu (na zona leste de São Paulo), partindo de depoimentos e memórias dos próprios moradores do local. Na época, o projeto foi contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) e marcou o início do Núcleo Ximbra.

O documentário-espetáculo de hoje traz um recorte visual do processo de concepção de Memórias Marginais: corpos em estado de desapropriação. O registro está disponibilizado gratuitamente no YouTube, e transita pelas memórias dos moradores e intérpretes-criadores; o espectador tem acesso a uma sensível narrativa que mescla capoeira, dança urbana e contemporânea, improviso e depoimentos, além de poder se aproximar, mesmo que virtualmente, da rua Uratu, que é palco e fonte das pesquisas do grupo. O documentário-espetáculo mantém, também, a trilha sonora ao vivo, complementando a experiência visual.

O Núcleo Ximbra, idealizador dos espetáculos que trazemos hoje, é um grupo de artes integradas. Fundado em 2011 na Zona Leste de São Paulo, desenvolve seu trabalho, sobretudo, nas periferias, em espaços e equipamentos culturais públicos e, também, nas ruas da cidade, dada a escassez de acesso as localizações centrais e a ausência de diálogo direto com a periferia.

Direção, concepção e roteiro: Edson Lima
Elenco: Edson Lima, Edi Oliveira, Joyci Morgado, Lucilene Santos e Lion Santos
Trilha sonora original: Edson Lima, Uma Luíza e Luciano Sallun
Trilha sonora e arranjos 2020: Denis Lima e Pedro Peu
Figurino: Carlos Alberto Gardin
Customização: Vander Che
Social media: Joelma Souza
Produção: Wemerson Nunes [WN Produção Cultural]
Assistente de produção: Mara Carvalho.
Memória e narrativa: Ana Carolina Marinho
Capoeira angola: Pedro Peu
Danças brasileiras: Silvana
Artista provocador: Alberto Magno