Direto da Curadoria: cinema com Carlos e Célio

Carlos Gabriel Pegoraro e Célio Franceschet, curadores de cinema do CCSP, comentam sobre o Programa Convida do Instituto Moreira Salles:

Mesmo com suas unidades fechadas por conta da pandemia, as instituições culturais vêm encontrando maneiras alternativas de manter suas programações ativas. Seja com sessões gratuitas em streaming, conversas em lives ou até mesmo produzindo conteúdo novo como é o caso do IMS. A instituição lançou o Programa Convida, em que serão contemplados cerca de 50 criadores nas áreas de atuação do Instituto – fotografia, cinema, música, literatura, artes visuais e desenho gráfico – para lançarem algum conteúdo novo durante a quarentena, mantendo a produção artística em atividade.

Dentre essas produções temos alguns filmes já realizados por cineastas como Helena Ignez, atriz e diretora que participou tanto do movimento Cinema Novo quanto do Cinema Marginal; Karim Aïnouz, diretor de A Vida Invisível (filme pelo qual recebeu o prêmio principal da mostra Un Certain Regard, em Cannes); e Grace Passô, atriz, dramaturga e diretora de teatro que participou dos principais filmes mineiros lançados recentemente. Os filmes foram realizados com uma temática livre, podendo ou não usar a quarentena como ponto central. 

"República”, curta-metragem de Grace Passô

A curadoria de cinema do CCSP destaca o curta República, de Grace Passô, em que a atriz e diretora mistura na narrativa uma distopia com realismo fantástico em um filme metalinguístico de 15 minutos. Assim como os demais filmes do programa, o curta é extremamente atual, mas República com certeza consegue se desprender da ideia de ser mais um filme sobre os tempos de quarentena, para ser lembrado como uma grande obra audiovisual dentro do trabalho de Grace. Seu último filme foi Vaga Carne, lançado em streaming, e no dia 2/6 realizou uma conversa em live sobre o filme com a equipe Spcine. Vale conferir.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress