Para os cinco sentidos: filmes não-verbais
Carlos Gabriel Pegoraro e Célio Franceschet, curadores de cinema do CCSP, comentam sobre o gênero dos filmes não-verbais e indicam pra você uma seleção essencial para mergulhar nesse tipo de produção cinematográfica:
Sem história, sem personagens e sem diálogos, os filmes não-verbais usam edição, música e imagens para criar uma experiência exclusivamente sensitiva no espectador, com o intuito de evocar reflexões e novas perspectivas acerca da nossa relação com o mundo e a natureza.
Os filmes não-verbais são verdadeiros caleidoscópios sensoriais da natureza e de suas relações com o homem; paisagens intocadas e eventos naturais; o homem e suas relações mundanas, edifícios e relações sociais. Confundidos, muitas vezes, com documentários de natureza, os filmes não-verbais se distanciam destes em essência porque não tem qualquer pretensão narrativa, e mesmo a elaboração de um discurso nesses filmes, caso eles realmente existem, é feita em um nível totalmente poético.
Em tempos em que questionamos à intervenção predatória do homem no mundo estão em primeira ordem, estes filmes são mais do que essenciais para uma reelaboração, um tanto que meditativa, de nossa própria relação com a natureza.
FILMES
Trilogia Qatsi
A Trilogia Qatsi é o nome dado à série de três filmes produzidos pelo fotógrafo e ativista Godfrey Reggio, com trilha sonora de Philip Glass. São eles: Koyaanisqatsi (1983), Powaqqatsi (1988) e Naqoyqatsi (2002).
>>> gratuitos no Youtube e via Itunes e Amazon Prime.
Samsara e Baraka
Samsara (2011) é um documentário dirigido por Ron Fricke e produzido por Mark Magidson, sendo o sucessor de Baraka (1992), outro documentário do mesmo gênero.
>>> Baraka está disponível gratuitamente via Youtube e Amazon Prime. Samsara via Amazon Prime.
Sweetgrass
Sweetgrass (2009), dirigido por Lucien Castaing-Taylor e Ilisa Barbash, é um documentário que segue os pastores modernos enquanto conduzem seus rebanhos de ovelhas até as montanhas Absaroka-Beartooth, em Montana.
>>> via Amazon Prime e Fandor.
Microcosmos
Microcosmos (1996) é um filme-documentário de Claude Nuridsany e Marie Pérennou. Com base na música de Bruno Coulais, o filme é principalmente um registro de interações detalhadas entre insetos e outros pequenos invertebrados.
>>> via Itunes, Google Play e Youtube.
Leviathan
Leviathan (2012) é um documentário dirigido por Lucien Castaing-Taylor e Véréna Paravel do Sensory Ethnography Lab na Harvard University. É um trabalho experimental sobre a indústria pesqueira norte-americana.
>>> via Amazon Prime e Fandor.
Cinzas e Neves
O filme instalação do fotógrafo Gregory Colbert conta sobre a relação do homem com os animais.
>>> gratuito no Youtube.