Você já imaginou o tanto de mulheres compositoras que existem e existiram ao longo da história que muitas vezes não foram valorizadas e não receberam o devido reconhecimento no mundo música?
Pois o site Criadoras da História da Música, desenvolvido pela musicóloga e intérprete valenciana Sakira Ventura, é um mapa interativo que reúne cerca de 600 compositoras pelo mundo todo. O intuito do projeto de cunho pedagógico é uma tentativa de reunir e valorizar mulheres e suas histórias na música.
A plataforma contém uma cronologia extremamente extensa, sendo possível encontrar compositoras mais contemporâneas às mais antigas de cada país, sempre contendo uma breve biografia, fontes de pesquisa e como encontrar suas composições.
Dentre as brasileiras, podem ser encontradas figuras como a pianista Chiquinha Gonzaga (1847 – 1935), diretora de orquestra brasileira e compositora da famosa marchinha Ó Abre Alas; a pianista Dinorá de Carvalho (1904 – 1980), a primeira maestra brasileira e primeira mulher membro da Academia Brasileira de Música; e a compositora e pesquisadora Valéria Bonafé (1984), criadora de música instrumental e eletroacústica, que teve seu mais recente trabalho com a OCAM – Orquestra de Câmara da USP.
*Na foto de capa: compositora e musicista da Etiópia Emahoy Tsegué-Mariam Guèbrou. fotografia por Gali Tibbon.
Texto: Lara Tannus