PHENOMENA #88 | CORTES ALTERNATIVOS

• Na Sala Lima Barreto
  • Classificação Indicativa: 14 anos
  • Retirada de ingressos na bilheteria 1 hora antes

Em abril o Cine Phenomena traz duas raridades à telona com as versões alternativas de METRÓPOLIS e DESPERTAR DOS MORTOS. A ideia é apresentar ao público as visões alternativas de dois clássicos da ficção e do horror. Junte-se a nós para uma experiência cinematográfica única enquanto apresentamos “CORTES ALTERNATIVOS”, uma exibição dupla de dois filmes icônicos que celebra a arte de remixar o cinema. Uma oportunidade rara para ver esses amados filmes sob uma nova luz!

17h METROPOLIS

19h O DESPERTAR DOS MORTOS

FILMES

METROPOLIS, de Fritz Lang (Versão de Giorgio Moroder)

Alemanha, 1927, 83 min, DCP

Com Alfred Abel, Gustav Fröhlich, Brigitte Helm

Este filme pioneiro de ficção científica conta a história de uma cidade distópica onde a classe dominante rica explora a classe trabalhadora. Em 1981, o compositor três vezes vencedor do Oscar Giorgio Moroder iniciou um esforço de três anos para restaurar o clássico Metropolis. Durante esse processo, Moroder tomou a polêmica decisão de dar ao filme uma trilha sonora nova e contemporânea com canções de algumas das maiores estrelas do início da era da MTV, incluindo Pat Benatar, Billy Squier, Freddie Mercury, Bonnie Tyler, Adam Ant, Jon Anderson e muito mais. Além da nova trilha sonora, a filmagem que faltava foi reeditada no filme, os intertítulos foram removidos e substituídos por legendas e efeitos sonoros e matizes de cores foram adicionados, criando uma experiência totalmente nova… e um filme totalmente novo! Uma nova transferência HD foi criada a partir de uma das poucas cópias restantes disponíveis, e o Phenomena está apresentando o filme na melhor qualidade possível – assim como foi visto em seu lançamento original em agosto de 1984.

DESPERTAR DOS MORTOS, de George Romero (Dario Argento Cut)

Dawn of The Dead, 1978, 119 min, DCP

Com David Emge, Ken Foree, Scott H. Reiniger

Neste lendário filme de terror, um grupo de sobreviventes busca refúgio de um apocalipse zumbi em um shopping. Esta é a obra-prima seminal dos filmes de zumbis. Aparentemente, parece ter um baixo valor de produção em comparação com filmes mais recentes, mas balanceando isso temos a profundidade e a complexidade da história e a vibe cabulosa que indicam o fim da civilização de dentro pra fora. As atuações e a ambientação se aliam ao roteiro fenomenal para produzir uma obra-prima de proporções épicas de zumbi. O mestre Romero faz seu segundo filme com sucesso astronômico, sem dúvida o melhor de toda a série. Dario Argento, o mestre italiano do terror, traz sua própria visão ao filme original de George A. Romero, com seu corte apresentando edições alternativas e uma trilha sonora distinta que adiciona uma nova camada de intensidade à história. Este corte é mais rápido e remove algumas cenas com muitos diálogos e partes cômicas, optando por aumentar os clima de terror e ação, com uma trilha que é quase inteiramente do Goblin.