#7 CADERNO DE ARTISTA Vera Sala | DANÇA

O projeto Caderno de Artista, idealizado pela curadoria de dança do CCSP, tem a intenção de acessar procedimentos de criação ou, por assim dizer, a materialização de um pensamento em processo.

Convidamos coreógrafas(os) a compor uma obra audiovisual sobre modos de criação, entendimentos de dança, corpo e movimento, referências, matérias-primas e fases.

Os cadernos produzidos dentro do programa serão incorporados ao Arquivo Multimeios do CCSP, referência em acervos de arte e um dos principais de dança do país, contribuindo para a sua atualização com informações sobre importantes criadores de dança que ainda não tiveram suas obras catalogadas.

Na sétima edição do Caderno de Artista, a artista Vera Sala apresenta a obra Sobre Rastros, Restos e Escombros.

Sobre Rastros, Restos e Escombros

Este caderno é a materialidade de derivas, encontros, afetos, ecos de desaparecimentos e presenças que continuam a nos mover, recolhendo nos destroços potências para reinventar o que o tempo fez desaparecer e o corpo esqueceu. É disto que se trata esta trajetória de anos de investigação e criação artística: ativar outros modos de existir/dançar/resistir/insistir, reinventando corporeidades e poéticas. É nesta zona de incertezas, dissoluções, vazios, rupturas, compartilhamentos, que acontecem os processos de criação.

Vera Sala

Criadora e pesquisadora em dança, tem um percurso de pesquisa e criação artística desde 1987. A partir de 2002, desenvolveu as instalações coreográficas ou “corpo instalação” que se dedicaram a pesquisar como as materialidades do corpo transbordam-se em qualidades de espacialidade. Recebeu por 3 vezes o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), em 1999, 2005 e 2014, e o prêmio Mambembe na categoria pesquisadora performer em 1998. Bolsista da John Simon Guggenheim Memorial Foundation, 2002/2003.