Para você que já ama e para você que ainda não está familiarizado com o universo das crônicas, esta seleção reúne grandes nomes de cronistas brasileiros!
A crônica é um gênero textual que aborda, através de textos breves, acontecimentos do cotidiano. Esta possui uma vida efêmera, que logo se dissipa. Uma crônica fisga frames do dia a dia e coloca uma espécie de lupa sobre personagens, espaços, imagens e ações que passam diante de nossos olhos muitas vezes despercebidos. A crônica é como uma paixão de metrô: estaremos com ela por um breve espaço de tempo, até a próxima parada.
Para conhecer mais sobre este maravilhoso gênero, separamos célebres escritores brasileiros, entre clássicos e contemporâneos.
1 – Cada tridente em seu lugar e outras crônicas, de Cidinha da Silva
Obra da escritora mineira, Cidinha da Silva, reúne crônicas e minicontos que se baseiam em temas como religiosidade, cultura de matriz africana, relações raciais e de gênero.
2 – 132 crônicas: cascos & carícias e outros ensaios, de Hilda Hilst
Neste livro os leitores encontram a maior seleção de crônicas de Hilda Hilst, a maioria escritas entre 1992 e 1995. De um jeito bem humorado, com a medida ideal do sarcasmo e da ironia, a escritora clássica aborda os mais variados temas. A autora intercala recortes da vida política com a poesia sempre presente em seus escritos.
3 – Rachel de Queiroz: melhores crônicas, de Rachel de Queiróz
Com seleção e prefácio de Heloísa Buarque de Hollanda, o livro reúne a extensa obra de Rachel de Queiroz, que escreveu potentes relatos através de suas crônicas, abordando aspectos e fatos históricos da vida brasileira, especialmente carioca e nordestina.
4 – A descoberta do mundo: crônicas, de Clarice Lispector
A obra da icônica escritora brasileira, Clarice Lispector, reúne uma grande seleção de suas crônicas escritas entre 1967 e 1973 para o Jornal do Brasil, em que era colunista. Celebrando o gênero textual e banhando os textos com as sutilezas do cotidiano, a autora revela nestes textos outra camada de sua escrita, eternizando personagens e quadros que perpassavam o seu olhar.
5 – Crônicas para ler em qualquer lugar, de Gregório Duvivier, Maria Ribeiro e Xico Sá
Esta coletânea coletiva reúne textos de três autores contemporâneos em algumas dezenas de crônicas. Cada qual com a sua visão de mundo, suas particularidades poéticas e variedade temática, os autores discorrem a partir de um olhar atento para o cotidiano e suas constantes transformações e movimentos.
Aqui você pode acessar o catálogo eletrônico das Bibliotecas do CCSP. Nesse mesmo site você confere se os livros estão disponíveis na Biblioteca Municipal mais próxima de você!
Texto e seleção: Tessi Ferreira
Ilustração: Tamiris Viana