5 HQ’s para adentrar o universo dos quadrinhos

A história em quadrinho é um gênero textual muito disseminado pelo mundo, que aborda diferentes temáticas, tanto ficcionais quanto fatos históricos e pessoais, abrangendo grande diversidade de público. Alguns dos elementos mais utilizados pelos quadrinistas são o desenho e a escrita, ou seja, trata-se de uma linguagem mista, que pretende comunicar determinada narrativa ao leitor, principalmente, através de recursos visuais. 

O universo dos quadrinhos começou a ganhar notoriedade a partir da expansão dos jornais e outros meios de comunicação, que publicavam tirinhas para o entretenimento dos leitores. Ainda na contemporaneidade, as HQ’s são marcadas pelas histórias dos super heróis, especialmente as produções norte-americanas. Porém, grandes artistas de outras nacionalidades produziram (e têm produzido) materiais riquíssimos ao longo dos anos, dos mais variados estilos e gêneros literários. 

Não perca tempo, venha você também desbravar o mundo mágico das histórias em quadrinhos! 

1 – Arlindo, de Ilustralu 

Vencedor do CCXP Awards (2022) na categoria Melhor Quadrinho, Arlindo conta a história de um garoto que vive no interior do Rio Grande Norte e que está em uma desafiadora e especial jornada de descobrir quem é e qual o seu lugar no mundo. Com muita sensibilidade, referências brasileiras, especialmente dos anos 2000, o quadrinho transmite uma mensagem importante: nossa força está em nós mesmos e no apoio das pessoas que amamos. 

2 – Pílulas Azuis, de Frederik Peeters

Em Pílulas Azuis, o autor aborda diversos temas recorrentes em nossas vidas, como o amor, a morte e os relacionamentos pessoais. A narrativa gira em torno do encontro de Frederick com Cati, que torna-se sua companheira. Os dois começam a passar por desafios quando descobrem que Cati é HIV positivo. Sem romantização e com muito afeto, a história nos leva a uma grande jornada de amor, que passa por nuances e emoções próprias das relações humanas genuínas. 

3 – Maus, de Art Spiegelman

Maus, que significa “rato”, em alemão, conta a história de Vladek Spiegelman, um judeu polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, durante o holocausto. A narração é feita pelo próprio filho e autor do livro, Art Spiegelman. O livro é considerado um clássico das histórias em quadrinhos, sendo vencedor de uma série de prêmios, justamente por equilibrar brilhantemente o relato pessoal e os fatos históricos. 

4 – Persépolis, de Marjane Satrapi 

Neste quadrinho histórico e intenso, Marjane Satrapi apresenta sua própria história, como uma espécie de autobiografia. A autora viveu, ainda criança, o início da revolução que colocou o Irã no regime xiita. A narrativa nos leva por todos os períodos de sua vida, da infância à adolescência e à fase adulta, refletindo sobre os efeitos históricos que tal movimento causou. 

5 – Adeus Tristeza, de Belle Yang 

Nascida em Taiwan, Belle Yang emigrou para os Estados Unidos com a família aos sete anos de idade. Nesta envolvente HQ, a autora narra quadros da sua vida pessoal, como a mudança para o ocidente e a perseguição que sofreu por um ex namorado. Paralelamente, começa a se interessar pela história de sua família, a conturbada saga da dinastia Yang no século XX, que é retratada com muita poesia em “Adeus Tristeza”, além de apresentar ao leitor pinceladas de mais ou menos cem anos da história chinesa. 

Aqui você pode acessar o catálogo eletrônico das Bibliotecas do CCSP. Nesse mesmo site você confere se os livros estão disponíveis na Biblioteca Municipal mais próxima de você! 


Texto e seleção: Tessi Ferreira

Ilustração: Tamiris Viana 

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress