Memória! Memórias! Memorial! CCSP 40 Anos!

A proposta “Memória! Memórias! Memorial! CCSP 40 ANOS!” leva ao público a caricatura colorida de inúmeros espetáculos, os mais emblemáticos, que fizeram parte da história do CCSP. Com curadoria de Lizette Negreiros, a programação celebra, por meio da arte da caricatura, a jornada desse aparelho público, que faz parte da identidade do paulistano.

Nesta exposição, você confere o trabalho desenvolvido por Toni D’Agostinho a partir da imersão realizada por Lizette nos Acervos do Núcleo Memória do Centro Cultural São Paulo.

O Memorial do Centro Cultural São Paulo: 40 anos em uma caricatura

Em 2022, o Centro Cultural São Paulo completa 40 anos de existência. Sim, já lá se vão 40 anos de plenitude cultural em favor da cidade de São Paulo e seus habitantes. Sim, mesmo porque desde sua inauguração, que foi um acontecimento na cidade no ano de 1982, havia uma expectativa do que seria esse colosso gigantesco de concreto encravado entre a Rua Vergueiro e a Avenida 23 de Maio. Pois bem, de lá para cá, houveram muitas modificações, a cidade cresceu mais ainda, o trânsito aumentou demasiadamente na 23 de maio a rua Vergueiro também sofreu modificações não na rua propriamente dito, mas no desaparecimento de casas antigas, para o surgimento de prédios e mais prédios, mostrando o quanto a questão económica em vários segmentos também aumentou a sua importância estrutural mostrando cada vez mais o seu gigantismo no que diz respeito ao aparecimento de prédios e mais prédios, tornando-a maior e mais importante em seu entorno até chegar no bairro paraíso. Claro que na acepção da palavra, a cidade cresceu muito mais do que o esperado. Entretanto, o CCSP, nesses anos todos também tornou-se um gigante culturalmente falando sendo um dos centros culturais mais importantes da cidade.

Neste ano em que completa 40 anos, claro que não se poderia deixar de reverenciá-lo em setores artísticos que pudessem deixar suas marcas através de maneiras mais inusitadas e possíveis, porque se faz necessário marcar culturalmente todo o trabalho realizado no CCSP durante esses 40 anos. Mesmo porque, independentemente de qualquer resultado e gosto artístico, o que foi apresentado em suas dependências veio de pessoas importantes de várias categorias artísticas, tanto brasileiras como estrangeiras. Por isso, a Curadoria de Teatro Infantil e Jovem, participante da programação do CCSP na área de teatro para crianças e jovens, convidou o artista plástico e cartunista Toni D`Agostino, para que participasse dessas homenagens através daquilo que ele mais aprecia e tem prazer em criar: o cartum. Essa especialidade que um artista do cartum apresenta é sempre a possibilidade da transformação da figura, do objeto ou da pessoa que se transfigura, se transforma, adquire cores e formatos diferenciados que encantam as pessoas.

É esse o trabalho artístico que Toni D`Agostinho cria, trabalha e colore de formatos escolhidos por ele para homenagear os 40 anos do CCSP. A partir da pesquisa realizada no Núcleo de Memória, com figuras escolhidas posteriormente por ele, Toni desenvolveu uma composição caricatural representando dez dos espetáculos mais icônicos que já realizaram temporadas no CCSP, compilados numa única obra exposta democraticamente online no site da instituição.

Caricatura dos espetáculos

Veja as imagens de cada espetáculo

clique no número

QUASE 84, de Fauzi Arap

LUA DE CETIM, de Alcides Nogueira

A HISTÓRIA DE UM BANQUINHO, de Ilo Krugli

AS MENINAS, de Maria Adelaide Amaral

DENISE STOKLOS

AGNES DE DEUS, de John Pielmeier

O TRÁGICO À FORÇA, de Tchekov

MAHAGONNY SONGSPIEL, de Bertolt, Brechtle e Kurt Weill

QUASE 84, de Fauzi Arap

A HISTÓRIA DE UM BANQUINHO, de Ilo Krugli

DENISE STOKLOS

O TRÁGICO À FORÇA, de Tchekov

LUA DE CETIM, de Alcides Nogueira

AS MENINAS, de Maria Adelaide Amaral

AGNES DE DEUS, de John Pielmeier

Galeria em breve

MAHAGONNY SONGSPIEL, de Bertolt, Brechtle e Kurt Weill

Confira, também, aspectos do processo
em vídeo-depoimento dos funcionários e do artista.

Lizette Negreiros
2022

Copyright Centro Cultural São Paulo | Rua Vergueiro 1000 – CEP 01504-000 – Paraíso São Paulo – SP | ccsp@prefeitura.sp.gov.br