5 HQ’s para conhecer quadrinistas negros

Que o mundo das histórias em quadrinhos é apaixonante nós sabemos, e por isso, nesta seleção, trouxemos cinco obras para você conhecer quadrinistas negros, nacionais e internacionais, que são referências na área. 

As HQ’s se comunicam com o leitor principalmente por meio de recursos visuais e pela palavra escrita. Trata-se de uma linguagem mista, que pode trazer diferentes temas, com a intenção de atingir diversos tipos de público.

Aproveite as férias e boa leitura!

1 – Mensur, de Rafael Coutinho

Em Mensur, Rafael Coutinho, grande artista brasileiro, apresenta a história de Gringo, um andarilho que vive percorrendo diferentes cidades brasileiras em busca de trabalho. O personagem é um dos últimos praticantes de mensur, uma antiga luta alemã de espadas, surgida no século XV. Ao longo da narrativa, os leitores acompanham os vários dilemas e inquietações que rodeiam a vida de Gringo. 

2 – Jeremias: Pelé, de  Rafael Calça e Jefferson Costa

Os artistas Rafael Calça e Jefferson Costa se reúnem neste trabalho para dar vida à história de Jeremias, um garoto que enfrentará pela primeira vez os desafios decorrentes da cor da sua pele e do racismo estrutural. A narrativa é repleta de conflitos, superação e aprendizados. 

3 – Miss Davis: A vida e as lutas de Angela Davis, de Sybelle Titeux de La Croix & Amazing Ameziane

Nesta emocionante obra, as artistas Sybelle Titeux de La Croix e Amazing Ameziane traçam a biografia de uma das maiores ativistas e revolucionárias de nosso tempo: Angela Davis. A HQ percorre desde a sua infância, no Alabama (EUA), até os principais acontecimentos que marcaram sua vida política, como a perseguição da Ku Klux Klan e sua libertação da prisão em 1972. 

4 – Aya de Yopougon, de Marguerite Abouet e Clément Oubrerie

Nesta brilhante história em quadrinho, os leitores acompanham outras perspectivas e narrativas sobre o continente africano, despidas de clichês, estigmas e preconceitos. A autora, Marguerite Abouet, deixa de lado temas que sempre são atribuídos à África, de forma pejorativa, e dá espaço para três personagens: Aya, Bintou e Adjoua, três amigas que vivenciam dilemas e situações próprios da época em que vivem. 

5 – Encruzilhada, de Marcelo D’ Salete

Em Encruzilhada, o célebre autor, Marcelo D’ Salete, apresenta uma São Paulo sem romantizações. Escolhe para serem personagens centrais dessa história: crianças em situação de rua, vendedores ambulantes, dependentes químicos e outras figuras que permeiam o cotidiano da cidade.

 

Texto e seleção: Sabrina Godoy e Tessi Ferreira

Ilustração: Tamiris Viana 

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress