Coisa da Antiga “Só vendo, que beleza! Homenagem a Henricão”- part. esp.: Fernando Penteado da Vai-Vai

• Domingo, às 18h
  • Sala Adoniran Barbosa
  • Classificação Livre
  • Os ingressos podem ser reservados online através do link ou presencialmente
  • Para mais informações sobre o funcionamento da Bilheteria, física e online, clique aqui

O projeto “Só Vendo que Beleza! homenagem a Henricão”, surgiu de duas pesquisas; uma sobre o samba da Época de Ouro do Rádio e outra sobre o samba paulista. Henricão, cantor e compositor paulista, marcou história na Época de Ouro do Rádio, levando o balanço rural para os bailes, rádios e também para o cinema. O objetivo do projeto é resgatar e difundir as músicas deste pouco falado compositor paulista, que encantou o povo brasileiro com o balanço de seus sambas, e que mesmo fazendo sucesso com as músicas Só Vendo que Beleza (Marambaia) e Está Chegando a Hora, possui um tesouro musical inexplorado. Compositor do primeiro samba da escola de samba Vai-Vai, naquela época cordão carnavalesco. Henricão, com seu talento musical, levou o samba paulista para as rádios e gravadoras da época. Grandes nomes da música brasileira gravaram suas composições como; Carmem Costa, Elza Soares, Elizeth Cardoso, Nelson Cavaquinho, Elis Regina, Maria Betânia, Jorge Veiga, Caco Velho, Regional do Canhoto, Benedito Lacerda, Garoto entre outros. Durante as décadas de 30, 40 e 50 seus sambas foram acompanhados pelos grandes regionais, e se destacava pelo balanço rural do samba paulista. Não só de samba viveu Henricão, ele também foi motorista, lavador de carros e ator. Gravou 26 filmes, 5 deles com Mazzaropi, e foi 7 vezes premiado como melhor ator. Depois de passar anos no esquecimento, Fernando Faro convida Henricão para gravar o programa MPB Especial (1973). Em 1980 grava “Recomeço”, seu primeiro LP como cantor solo. É eleito o primeiro Rei Momo negro da Cidade de São Paulo em 1981 e em 1984 morre aos 73 anos. Neste show, o grupo Coisa da Antiga conta com a participação especial de Fernando Penteado, griot, embaixador mestre do samba paulista, integrante da diretoria e da Velha Guarda do Vai-Vai e membro da comunidade do Bixiga.

Participantes:

Anita Galvão Bueno – voz