18/07 a 28/11
- Terças-feiras, das 14h30 às 17h30
- Diversos espaços/ atividade itinerante
- Classificação indicativa: livre
- Grátis
- Inscrições via Formulário de Intenção. Através dos e-mails dos interessados, informados no Formulário, as mediadoras entrarão em contato para fornecer mais detalhes a respeito das atividades e andamento do projeto.
- É recomendado o uso de máscara
Tudo é Arte, Tudo é Brinquedo busca aproximar o universo das artes visuais da experiência do brincar em suas diversas formas, histórias, espaços e culturas, investigando a experiência estética, as noções de realidade e fantasia, os locais em que as brincadeiras e as artes se materializam, os limites das obras em seus diferentes suportes, assim como os processos criativos. Seriam as atividades da infância determinantes na formação da linguagem artística? Os ambientes em que vivem as crianças influenciam seu lado artístico? O artista quando era criança já era artista? Toda criança já é uma artista? O objetivo é pensar e experimentar o brincar como uma forma de expressão e um exercício de imaginação e reflexão sobre o mundo.
Assim, pretende-se trazer o lúdico para o cotidiano, transformando o CCSP em um grande espaço de brincar. A temática central da proposta pode levar a uma leitura de que as ações são orientadas para o público infantojuvenil, no entanto, o projeto propõe que as atividades também sejam vivenciadas pelos cuidadores responsáveis que estiverem acompanhando as crianças e por outros adultos frequentadores presentes sem crianças no CCSP, além de educadores que se interessarem em participar.
Sobre as mediadoras:
Mariane Klettenhofer atua como educadora, designer e artista. Buscará trazer a reflexão sobre a arte e seus processos criativos. Pesquisadora nas áreas de cultura e produção simbólica, apresentará referências de brinquedos realizados por artistas, contextualizados em uma prática pedagógica. Pretende evidenciar a construção de narrativas e diferentes formas de linguagens que acontecem por meio do brincar.
Marieta Colucci é arquiteta-urbanista com enfoque em mobilidade ativa e cidades acolhedoras às infâncias, e irá instigar os participantes a partir do olhar para a arquitetura, a cidade e o corpo. Pretende resgatar memórias de infância e refletir sobre a importância dos espaços públicos e de convivência para o desenvolvimento infantil.
Victoria Gardinali é formada em Estudos de Mídia e pós-graduanda em Arte Educação. Experiência na área de educação no terceiro setor, museus e instituições culturais, com foco no atendimento do público infantil e juvenil. Interesse na área da dança e teatro. Confiante na arte como ferramenta de fortalecimento comunitário e propulsora de criatividade social, dará assistência aos encontros de mediação, com atenção especial às expressões corporais, estímulo à criatividade e engajamento dos participantes, além do auxílio com questões de acessibilidade.