Terreiro Brincante e as Histórias de Iemanjá

12/05, 14/06, 28/07, 25/08, 15/09, 13/10, 10/11 e 15/12

• domingos, das 10h00 às 11h00 (60min)
  • Jardim Suspenso – Lado Vergueiro (em caso de intempéries, a atividade será realizada no espaço Foyer)
  • Classificação Livre | Primeira Infância (0 – 6 anos)
  • Sem necessidade de retirada de ingressos

É Iemanjá, a divindade das águas e mãe de todos os orixás, que serve como fio condutor para a narrativa presente nos encontros das contações de história do projeto TERREIRO BRINCANTE E AS HISTÓRIAS DE IEMANJÁ, levando-nos a vivenciar as histórias entrelaçadas nos terreiros das nossas ancestralidades. Além disso, a contação de histórias nos convida a explorar as brincadeiras tradicionais das manifestações culturais dos povos do nosso país, que não apenas divertem, mas também ensinam lições valiosas e encerram os encontros no sagrado.

A cada mês, Iemanjá nos guia por meio de novas histórias encantadas que serão sorteadas pelas crianças por meio de um balaio mágico enfeitado de conchas:

12/Maio: Terreiro Brincante e Histórias de Iemanjá contam e brincam: Ciranda para Janaina – a contação de histórias nos convida a explorar as brincadeiras tradicionais da zona da mata e das praias pernambucanas por meio da ciranda.

14/Junho: Terreiro Brincante e Histórias de Iemanjá contam e brincam: Coco de Odoyá – a contação de histórias nos convida a explorar a musicalidade e a infinitude de brincadeiras presentes no coco de roda, manifestação cultural dos Estados do Ceará, Paraíba e Pernambuco.

28/Julho: Terreiro Brincante e Histórias de Iemanjá contam e brincam: No ritmo baque virado – a contação de histórias nos convida a explorar as brincadeiras presentes no maracatu de baque virado, manifestação cultural do Ceará e Pernambuco.

25/Agosto: Terreiro Brincante e Histórias de Iemanjá contam e brincam: As Congadas de Lumumba – a contação de histórias nos convida a explorar as brincadeiras ensinadas por Mestre Lumumba através de suas congadas.

15/Setembro: Terreiro Brincante e Histórias de Iemanjá contam e brincam: Samba de roda – a contação de histórias nos convida a explorar as brincadeiras possíveis dentro do samba de roda, manifestação cultural presente no recôncavo baiano.

13/Outubro: Terreiro Brincante e Histórias de Iemanjá contam e brincam: Cacuriá e as sereias que bailam – a contação de histórias nos convida a explorar as brincadeiras presentes na musicalidade do Cacuriá, manifestação tradicional das caixeiras do Divino Espírito Santo no Maranhão.

10/Novembro: Terreiro Brincante e Histórias de Iemanjá contam e brincam: Tambor de Crioula e as Sereias de São Benedito – a contação de histórias nos convida a explorar as brincadeiras presentes na musicalidade do Tambor de Crioula, manifestação tradicional do Maranhão.

15/Dezembro: Terreiro Brincante e Histórias de Iemanjá contam e brincam: Carimbó, o encontro das águas – a contação de histórias nos convida a explorar as brincadeiras presentes na musicalidade do Carimbó, manifestação cultural do Norte do país, presente majoritariamente no Amazonas e Pará.

Participantes:
Cia Canto de Omio
Natália Santos, contadora de histórias, brincante
Fernando SD, percussionista, brincante
Beatriz Carvalho, contadora de histórias, brincante
Melissa Flor, contadora de histórias, brincante