Subversão em Tela: A Música Desafiando o Mainstream

Até 01/07

• Na Spcine Play
  • Classificação indicativa: 16 anos

A mostra de cinema “Subversão em Tela: A Música Desafiando o Mainstream” é uma celebração do poder da cultura alternativa e sua capacidade de desafiar as normas e convenções estabelecidas pelo Mainstream. Com uma seleção cuidadosamente curada de quatro filmes: Verão, PJ Harvey: Um cão chamado dinheiro, Nico 1988 e Nick Cave – 20.000 dias na terra, a mostra apresenta ao público um vislumbre do mundo underground e da subcultura que o cerca mostrando seu impacto duradouro na música, na arte e na sociedade em geral.

FILMES

Verão, de Kiril Serebrennikov

Leto, Rússia, 2018, 126 min, 14 anos

Teo Yoo, Irina Starshenbaum, Roman Bilyk, Anton Adasinsky

O filme segue o cenário do rock underground soviético no início dos anos 1980, contando a história de um triângulo amoroso entre um jovem músico, sua esposa e um outro músico mais velho.

Nico, 1988, de Susanna Nicchiarelli

Nico, 1988, Itália/Bélgica, 93 min, 2017, 16 anos

Trine Dyrholm, John Gordon Sinclair, Anamaria Marinca, Sandor Funtek

O filme é uma cinebiografia da cantora alemã Nico, que ficou conhecida como musa do Velvet Underground e, mais tarde, se tornou uma artista solo. A história segue a cantora em sua turnê final pela Europa, enquanto luta contra seus demônios pessoais e seu vício em heroína.

Um Cão Chamado Dinheiro, de Séamus Murphy

A Dog Called Money, Irlanda/Reino Unido, 118 min, 2019, 12 anos

PJ Harvey

O filme segue a cantora PJ Harvey em sua jornada criativa para criar o álbum “The Hope Six Demolition Project”. Filmado durante as viagens de Harvey ao Kosovo, Afeganistão e Washington, D.C., o filme mistura cenas de gravação de músicas com imagens da vida cotidiana dos lugares visitados.

Nick Cave, 20.000 Dias na Terra, de Iain Forsyth e Jane Pollard

20,000 Days on Earth, Reino Unido, 97 min, 2014, 14 anos

Nick Cave, Susie Bick, Warren Ellis, Darian Leader

O filme é uma mistura de documentário e ficção que acompanha Nick Cave em seu 20.000º dia de vida. O filme segue o músico enquanto ele dirige por Brighton, conversa com amigos e colegas de banda, grava músicas e se apresenta em um show ao vivo.