Inscrições abertas até 25/8

  • Curso: de 24/9 a 10/10
  • Confira a grade completa abaixo
  • Sala de Ensaio 2, Lab Foto
  • Classificação indicativa: 18 anos
  • Grátis, com inscrição via formulário

Quando se pensa em um curso de montagem audiovisual, é comum vir à cabeça um software como o Premiere ou o Final Cut. Em Sequências, a proposta é se afastar do lado técnico da montagem e mergulhar em seu modo mais criativo: um curso teórico-prático no qual um grupo de alunos-montadores em início de carreira experimentará três módulos nos quais serão confrontados com aulas que não costumam ser ensinadas em cursos de audiovisual. Com Alê Luvisotto, Isabel Wolfenson, Odorico Leal, Juliana Munhoz e Eduardo Resing.

Além de cada um dos três módulos, haverá três Masterclasses com Karen Akerman, Natara Ney e Karen Harley, montadoras experientes do mercado audiovisual brasileiro, que ajudarão o grupo a se inspirar com suas aulas-conversas focadas em temáticas caras à carreira de cada uma delas.
Com esse conjunto de atividades, os alunos-montadores sairão do curso com uma postura proativa e criativa, com olhos e ouvidos atentos e contaminados com tudo o que é criação em seus trabalhos, em um esforço de desestigmatizar a montagem como um ofício exclusivamente técnico.

QUEM PODE PARTICIPAR? QUANTAS VAGAS?
Entre os inscritos, serão selecionados 15 alunos-montadores com até 5 anos de experiência em montagem audiovisual. Como critério de inscrição, os únicos requisitos serão que o interessado tenha montado pelo menos uma produção audiovisual (curtas-metragens, curtas-metragens estudantis, longas-metragens, séries de televisão, vídeos institucionais/publicitários, conteúdo para internet etc.), e domine softwares de edição como Premiere, Avid, Davinci, Final Cut. A faixa-etária é livre. Para saber mais sobre os critérios de seleção, faça o download do regulamento abaixo:

Módulo 1: Montagem é Bagagem
No primeiro módulo, Montagem é Bagagem, os alunos-montadores serão introduzidos a experiências que à primeira vista não se relacionam com a montagem, mas que tudo têm a ver com ela. A chef Alê Luvisotto, a atriz Isabel Wolfenson e o escritor Odorico Leal conduzem aulas livres de culinária, teatro e literatura para despertar os sentidos dos participantes e dar-lhes a oportunidade de relacionar aspectos da montagem com outras experiências também baseadas na criatividade. Assim, defendemos a ideia de que tudo ao nosso redor é ferramenta de criação na ilha de montagem, para formar montadores atentos e com critério artístico aguçado.

Cronograma de aulas:

24/09 (Quarta)
14h às 16h30: Masterclass com Karen Akerman* 
17h às 20h: Teatro com Isabel Wolferson | Sala de Ensaio 2

25/09 (Quinta)
14h às 17h: Literatura com Odorico Leal | Lab Foto

26/09 (Sexta)
14h às 17h: Culinária com Alê Luvisotto | Lab Foto

Módulo 2: Corte a Corte
No segundo módulo, Corte a Corte, a montadora Juliana Munhoz convoca os alunos-montadores a assistirem a três cortes diferentes de um mesmo filme montado por ela: o primeiro corte (mais próximo ao roteiro), um corte intermediário (no qual o filme já se transformou em uma outra coisa) e o corte final (o filme finalizado). Com essa proposta, o grupo será apresentado aos desafios que um filme pode trazer aos montadores, desde a leitura do roteiro até o momento de entregá-lo para a pós-produção de som e imagem. Eles terão a oportunidade de acompanhar de perto e desvendar junto à montadora qual o caminho percorrido por ela para chegar ao filme que foi para as telas.

Cronograma de aulas

01/10 (Quarta)
14h às 18h: Aula 1  | Lab Foto

02/10 (Quinta)
14h às 18h: Aula 2 | Lab Foto

03/10 (Sexta)
14h às 18h: Aula 3 | Lab Foto
18h30 às 21h: Masterclass com Natara Ney*

Módulo 3: Pontos de Vista
No terceiro e último módulo, Pontos de Vista, os alunos-montadores chegam finalmente à ilha de edição para uma oficina prática com o montador Eduardo Resing. Cada participante recebe uma frase-conceito diferente e tenta traduzi-la em um vídeo de curta duração através de um mesmo material bruto. A oficina é finalizada em um debate no qual o grupo tenta identificar a frase em que cada vídeo foi inspirado, com a liberdade de propor também leituras diferentes. O exercício serve como um chamado de atenção para a flexibilidade do material bruto, que poderá expressar ideias diferentes de acordo com o ponto de vista do montador.

Cronograma de aulas

08/10 (Quarta)
14h às 18h: Aula 1 | Lab Foto

09/10 (Quinta)
14h às 18h: Aula 2 | Lab Foto

10/10 (Sexta)
14h às 18h: Aula 3 | Lab Foto
18h30 às 21h: Masterclass com Karen Harley*

*MASTERCLASSES

Diversidade na ilha com KAREN AKERMAN

Os códigos de gênero e as nuances entre formatos. Como uma estrutura, a duração de um plano ou um corte preciso podem mudar quando o filme é um documentário, um filme experimental, um suspense, uma comédia etc.

O corpo na montagem com NATARA NEY

O repertório de cada um. Como operam nossas vivências nas tomadas de decisão diante do material bruto. O que trazemos de fora (e de dentro) para a sala de montagem?

Montagem-orquestra com KAREN HARLEY

Como pensar a montagem a partir do som? A construção de um filme como uma partitura. Música, voz, efeitos, silêncios e outros elementos sonoros conduzindo a montagem. A coreografia dos planos e dos corpos dentro dos planos.

plugins premium WordPress