16/11
terça, às 20h
- na Sala Adoniran Barbosa
- gratuito – Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria uma hora antes do evento. Para retirá-los, será necessário apresentar o comprovante de vacinação.
Para celebrar a tradição das rodas urbanas de choro, o Centro Cultural São Paulo apresenta Roda de Choro, um evento que acontece semanalmente na Sala Adoniran Barbosa.
No dia 16/11, a roda recebe o conjunto Confraria do Cavaco, que tem como objetivo destacar o cavaquinho na música brasileira. A partir da pesquisa e do desenvolvimento de repertório, a Confraria apresenta o papel do cavaquinho no contexto musical, histórico e social.
MINIBIO DO CONJUNTO
A Confraria do Cavaco, é um regional de choro, com destaque para o cavaquinho como instrumento solista e de acompanhamento. O grupo pesquisa as possibilidades rítmicas, melódicas e harmônicas do cavaquinho e do gênero do choro, que envolvem sub-gêneros como maxixe, polca, frevo, samba, partido alto e valsa.
Com o objetivo de dar destaque ao cavaquinho, que sempre é lembrado somente como instrumento de acompanhamento, exploram todas as possibilidades que o instrumento oferece, através de solos desenvolvidos originalmente para outros instrumentos como piano, bandolim, flauta, etc. A confraria então apresenta repertórios “cavaquinísticos” tanto no solo como no contraponto.
Outro ponto valorizado pelo grupo é o intercâmbio de conhecimento e de experiências pessoais entre os chorões em geral, mas mais especificamente entre cavaquinistas, tendo realizado algumas apresentações com convidados para dividir o repertório escolhido.
A programação acontecerá de acordo com os protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias em prevenção à propagação do vírus da Covid 19, sendo obrigatório o uso de máscara e a manutenção do distanciamento entre os participantes.
É obrigatório o uso de máscara.
O álcool gel estará disponível no local.
Respeitar distanciamento 1,5m a 2m.