Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo: Uma Cartografia – 20 anos

15/12 a 19/02

  • Abertura em 15/12, quinta-feira, às 19h
  • Visitações: terça a sexta, das 10h às 20h e sábado, domingo e feriados, das 10h às 18h
  • No Piso Flávio de Carvalho 
  • Classificação Indicativa: livre
  • Grátis
  • Não é necessária a retirada de ingressos

A exposição relata os 20 anos de existência do PROGRAMA MUNICIPAL DE FOMENTO AO TEATRO PARA A CIDADE DE SÃO PAULO. Uma cartografia que consiste em 38 cartazes frente e verso, onde estão expostos e ilustrados com pequenas colagens as ideias dos quase 600 projetos que aconteceram na cidade de São Paulo durante estas duas décadas. Sem a pretensão de esgotar esta profusão de ideias e acontecimentos, esta exposição coloca estes cartazes nas paredes com o intuito de apresentar o funcionamento e a potência deste projeto, não traçando uma linha do tempo homogênea e linear, nem a descrição de sua história oficial, mas colocando no muro uma espécie de desenho de tempos e lugares emaranhados pelos projetos teatrais que aconteceram e se espalharam desde 2002 até hoje.

A exposição procura narrar a memória do programa de uma forma diferenciada e voltada para sua continuidade, e expor uma parte das histórias dos grupos e seus projetos, com sua  potência de invenção e transformação. 

O conteúdo destes cartazes não destaca pessoas, diretores ou autores, mas privilegia e ressalta o manancial de ideias de cada grupo e projeto e a relação que eles estabeleceram com a  cidade. A exposição valoriza a ideia do grupo, do coletivo comum como o motor e combustível deste programa, tão importante para a cidade quanto para a produção teatral. 

Cartazes-atlas-livros-dispositivos inacabados, um projeto poético/político – no sentido da poesia/política como a construção em comum do comum, com os artistas e as instituições para a emergência de uma cidadania plena e capaz de transformar o mundo que os cerca. Uma cartografia de cidades invisíveis e possíveis, a montagem em rascunho de um mundo aberto e em contínua transformação. Um clamor pelos 20 anos passados e pelos muitos e muitos anos porvir. 

Na abertura, dia 15 de dezembro, um grupo de performers estará entre o público, espalhando  e confabulando com os espectadores algumas das muitas ideias que atravessam os mapas. 

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress