dia 24 a 26/9
às 15h
na Sala Lima Barreto
(O Cinema está funcionando com 40% da capacidade.)
atividade gratuita – retirada de ingressos na bilheteria.
Unindo as curadorias de Cinema e de Dança, Por dentro do Videoclipe é uma programação mensal do Centro Cultural São Paulo e reservará um final de semana por mês para visitar a historiografia musical de um artista, focando na produção cinematográfica de seus videoclipes.
Diretamente ligados à história do cinema, os videoclipes podem ser definidos como produções audiovisuais que sincronizam música e imagem em um filme de curta metragem. A palavra clipe deriva de clipping que significa “recorte”, no sentido de fazer montagens de vídeos como ferramenta para divulgação da música e imagem de um artista. Em 1975 a banda inglesa Queen lançou o primeiro videoclipe que visava lançar um disco, o Bohemian Rhapsody. E, desde o lançamento da emissora MTV nos Estados Unidos, em 1981, os videoclipes vêm influenciando comportamentos e ditando moda, estilos e coreografias em todos os gêneros e culturas ao redor do mundo.
Para Setembro, escolhemos David Bowie, que vai ter seus videoclipes mais canônicos discutidos por profissionais das artes plásticas e cinema. A programação conta com uma sessão de cinema e dois encontros com especialistas que pretendem analisar seus videoclipes.
Programação:
24/9 – sexta
15h30 – O Homem Que Caiu na Terra
25/9 – sábado
15h30 – Exibição de clipes + bate papo com Fernando Brito e Leanderson
26/9 – domingo
15h30 – Exibição de clipes + bate papo com Fernando Brito e Leanderson
Fernando Brito
Fernando Brito é doutor em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela FFLCH (USP), pesquisador e professor de cinema e literatura, tendo ministrado mais de 50 cursos na área e tem atuado desde 2002 como curador da Versátil Home Video. É fã e estudioso da obra de David Bowie desde meados dos anos 90, tendo reunido uma vasta coleção de livros, álbuns, revistas e memorabilia do músico inglês.
Leandersson
É a assinatura do artista Leandro Cunha, nascido em Caçapava/SP em 1974. Autodidata, Leandersson utiliza técnicas de ilustração manual, digital e de grandes formatos. Participou de coletivos de arte como Carlos Capslock (SP), Riot (Berlim) e Bloco Tarado Ni Você (SP), além de ter realizado trabalhos de ilustração para publicações como Joyce Pascowitch, Poder e Revista Cult.
A programação acontecerá de acordo com os protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias em prevenção à propagação do vírus da Covid 19, sendo obrigatório o uso de máscara e a manutenção do distanciamento entre os participantes.
É obrigatório o uso de máscara.
O álcool gel estará disponível no local.
Respeitar distanciamento 1,5m a 2m.