#BibliotecasCCSP: conheça plataformas para detectar fake news

Neste 1º de junho, Dia da Imprensa, as Bibliotecas do CCSP alertam para a confiabilidade da informação pública. O aumento das fake news e dos discursos de pós-verdade chama a atenção para esse momento em que o acesso à informação correta pode salvar vidas. 

Além de nos perguntarmos se a notícia é verdadeira, se sua fonte é confiável e quem a está veiculando, podemos contar com ferramentas de divulgação da comunidade científica para verificar as informações a que somos expostos em sites e redes sociais. Entenda como checar se uma notícia é verdadeira ou falsa a partir de duas plataformas desenvolvidas por universidades brasileiras:

FakeCheck

Desenvolvida por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a plataforma utiliza inteligência artificial para detectar notícias falsas.
>> clique aqui para acessar

COVID Verificado

A plataforma COVID Verificado, criada por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), divulga informações confiáveis e atualizadas sobre novas pesquisas e descobertas da comunidade científica sobre a COVID-19.
>> clique aqui para acessar

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress