PHENOMENA FESTIVAL 2022

07 a 17/12

As sessões do dia 09/12 foram canceladas em decorrência do jogo do Brasil na Copa do Mundo 2022. 

  • Na Sala Lima Barreto 
  • Verifique a classificação indicativa de cada filme
  • Grátis
  • Retirada de ingressos 1 hora antes, na bilheteria
  • É recomendado o uso de máscara

Estreias exclusivas, clássicos e obras obscuras, os melhores curtas e animações do mundo, centenário de Nosferatu com piano ao vivo, especial junji ito, sorteios da darkside e um dia com estande na Feira Folhetaria, com pôsters e camisetas do Phenomena e de Rodrigo Kupfer. 

Anunciamos com grande alegria que chegamos à quinta edição do Phenomena Festival e preparamos uma programação especial para oferecer aos fãs do cinema de fantasia, ficção e thrillers. Apresentando o melhor do cinema de gênero mundial, o evento traz longas metragens premiados inéditos nas telas brasileiras, além de curtas, animações, documentários e atividades especiais.

Comemorando 40 anos dos Blade Runner – O Caçador de Andróides, de Ridley Scott e O Enigma de Outro Mundo, de John Carpenter; e o clássico Nosferatu, que terá seu centenário celebrado com uma sessão única, musicada ao vivo pelo pianista Tony Berchmans, que vai improvisar a trilha sonora musical ao vivo, utilizando temas de sua autoria e excertos de música folclórica ou clássica, sempre em intenso diálogo com a narrativa dos filmes. O longa será projetado em sua versão restaurada em película 16mm, para acentuar esta homenagem que a Sinfonia do Horror merece. A sessão é uma parceria entre o Cinepiano e o Phenomena Festival.

Sempre uma proposta expandida de programação, o festival traz os documentários The Rise of the Synths, uma viagem no tempo sobre o universo da criação de sons e da música Synthwave e Eye of the Beholder: The Art of Dungeons & Dragons, que explora a história, influência e impacto duradouro por trás da arte do maior RPG do mundo.

Representando o cinema nacional temos a première paulista de Verão Fantasma, um inusitado coquetel tropical assombrado que apenas poderia ter saído da mente de Matheus Marchetti, umas das vozes mais originais do novo cinema de gênero brasileiro. O diretor também apresenta sua nova peça teatral, O Bosque dos Sonâmbulos, fantasia gótica queer de 90 minutos contada em canções. Incrementando a representação brazuca do festival, temos o orgulho de exibir O Mestre da Fumaça, de André Sigwalt e Augusto Soares, uma mescla única de kung fu e cannabis que faz tributo aos filmes asiáticos de artes marciais dos anos 70, ao mesmo tempo que reverencia o cinema de contracultura criado no ocidente durante essa década.

PROGRAMAÇÃO

*Sessões sujeitas à alterações ou cancelamento devido aos jogos da Copa do Mundo 2022

07/12 – Sala Lima Barreto

15h – EARWIG (2021)

17h30 – O OLHO E A PAREDE (2021)

20h – HELLRAISER (2022)

07/12 – Sala Jardel Filho

19h – NOSFERATU (1922) ALEMANHA – Trilha sonora ao vivo por @cinepiano

08/12

15h – FREAKS OUT (2021)

18h – TOMIE (1998)

20h – SHORT BITES I – CURTAS

10/12 

16h – THE ALIEN REPORT (2022) 

18h – UZUMAKI (2000)

20h – SIGNIFICANT OTHER (2022)

11/12 

15h20 – MATANGO A ILHA DA MORTE (1963)

17h10 – O MESTRE DA FUMAÇA (2022) 

19h30 – BLADE RUNNER – THE FINAL CUT (1982)

13/12

16h – FP4: EVZ (2022)

18h – PHENOMOTION – CURTAS ANIMADOS

20h20 – SHORT BITES II Sessão de Curtas

14/12

15h30 – BELLADONNA OF SADNESS (1973)

17h30 – SOMETHING IN THE DIRT (2022)

19h30 – ENIGMA DE OUTRO MUNDO (1982) + curta FROM.BEYOND

15/12

17h – ANGEL’S EGG (1985)

18h30 – THE GIRL FROM THE OTHER SIDE (2022)

20h – VERÃO FANTASMA (2022)

16/12

16h – THE FEAST (2021)

18h – SHORT BITES III – CURTAS

20h – MASKING THRESHOLD (2021) 

17/12 

15h40 – NOCEBO (2022)

17h40 – FLUX GOURMET (2022) 

20h – BARBARIAN (2022)

SINOPSES

Hellraiser, de David Bruckner

Estados Unidos, Sérvia, 2022, 120 minutos 

Uma nova perspectiva sobre o clássico do horror de Clive Barker de 1987, em que uma jovem mulher que tem problemas com substâncias encontra uma caixa de quebra-cabeça, sem saber que seu propósito é chamar os Cenobites, um grupo de sádicos sobrenaturais de outra dimensão.

Earwig, de Lucile Hadzihalilovic

Reino Unido, França, Bélgica, 2021, 114 minutos  

Em algum lugar da Europa, em meados do século 20, Earwig conta a história de Albert, um homem que é contratado para cuidar de Mia, uma garota com dentes de gelo. A jovem nunca sai do apartamento, onde as janelas estão sempre fechadas. O telefone toca regularmente e o Mestre pergunta sobre o bem-estar de Mia. Até o dia em que Albert é instruído a preparar a criança para ir embora.

O Olho e a Parede, de Javier del Cid

Guatemala, 2021, 88 minutos 

Em meados de 2030 na América Latina, a Cidade de Gabhán sucumbiu ao Governo Opressivo e Totalitário e se vê cercada por um imponente muro inescapável, levando seus habitantes a viverem em estado de miséria. A jovem Alba é integrante de uma rede de conexões clandestina que proporciona auxílio médico, comida e água para os mais necessitados. Lucre tenta convencer Alba a fugir da Cidade de Gabhán com um grupo de contrabandistas que atravessam pessoas para o outro lado do muro. Alba, no entanto, se recusa a sair do hospital, e para convencê-la, Lucre mente. Sem suspeitas, Alba embarca em uma jornada pela fronteira que muda sua vida para sempre.

Nosferatu, de F.W Murnau

Alemanha, 1922, 94 minutos

Hutter (Gustav von Wangenheim), agente imobiliário, viaja até os Montes Cárpatos para vender um castelo no Mar Báltico cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock (Max Schreck), que na verdade é um milenar vampiro que, buscando poder, se muda para Bremen, Alemanha, espalhando o terror na região. Curiosamente quem pode reverter esta situação é Ellen (Greta Schröder), a esposa de Hutter, pois Orlock está atraído por ela.

Freaks Out, de Gabriele Mainetti

Itália, Bélgica, 2021, 140 minutos

Em Freaks Out, acompanhamos Matilde (Aurora Giovinazzo), Cencio (Pietro Castellitto), Fulvio (Claudio Santamaria) e Mario (Giancarlo Martini), quatro integrantes de um circo que são atingidos pelos acontecimentos da 2ª Guerra Mundial. Israel (Giorgio Tirabassi), o dono do local, desaparece na tentativa de encontrar um refúgio no exterior para os seus empregados. Desorientados e sem ninguém para cuidar deles, os quatro amigos se sentem apenas como atrações secundárias à solta em uma cidade em guerra.

Tomie, de Ataru Oikawa

Japão, 1998, 95 minutos

Após algum trauma em seu passado que já foi reprimido, uma mulher jovem está tentando recuperar suas memórias com a ajuda de um psiquiatra. Durante suas sessões de hipnose, ela repete o nome “Tomie”, mas é incapaz de lembrar o significado. Enquanto isso, um detetive da polícia está investigando uma série de assassinatos brutais, onde também são encontrados o nome “Tomie”.

Short Bites I

Variados

Coletânea de curtas-metragens: Kharon, Bad Acid, Krasue, Wild Card, The Blood of the Dinosaurs, O Aniversário do Sr. Lair e O Ovo.

Flux Gourmet, de Peter Strickland

Reino Unido, Hungria, Israel, Estados Unidos, 2022, 111 minutos 

Situado em um instituto dedicado à culinária e gastronômica, um coletivo se vê envolvido em lutas de poder, vingança artística e doenças gastrointestinais.

Nocebo, de Lorcan Finnegan

Irlanda, Filipinas, 2022, 96 minutos 

Uma designer de moda sofre de uma misteriosa doença que intriga seus médicos e frustra seu marido, até que ajuda chega na forma de um cuidador filipino, que usa métodos tradicionais de cura para revelar a horripilante verdade.

Barbarian, de Zach Cregger

Brasil, 2022, 102 minutos 

Estando na cidade para uma entrevista de emprego, uma jovem chega ao seu Airbnb tarde da noite, apenas para descobrir que seu aluguel foi erroneamente reservado para um homem estranho que já está hospedado lá. Contra seu melhor julgamento, ela decide passar a noite de qualquer maneira, mas logo descobre que há muito mais a temer em casa do que o outro hóspede da casa.

The Alien Report, de PL Donnelly

Estados Unidos, 2022, 80 minutos  

Um adolescente com problemas usa micro-cameras escondidas para compartilhar vídeos de encontros incontestáveis com seres telepáticos, humanos híbridos e o incomum MIB (Homens de Preto). The Alien Report é a parte 1 de uma trilogia. The Alien Report foi filmado com micro câmeras e iPhones usando ingenuidade criativa. Adicionalmente, o filme contém uma quantidade massiva de efeitos sonoros, contribuições de artistas de todo o mundo, que mesclam a experiência visual e sonora para criar uma viagem caleidoscópica. Esse esforço de pouquíssimo orçamento não é como qualquer filme sci-fi que você já viu.

Uzumaki, de Higuchinsky

Japão, 2000, 90 minutos 

Na cidade de Kurouzu, moradores começam a apresentar estranho comportamento e desenvolvem uma obsessão com qualquer objeto ou animal que contenha a forma espiral. Adaptação do mangá de Junji Ito.

Significant Other, de Dan Berk e Robert Olsen

Estados Unidos, 2022, 84 minutos

Um jovem casal faz uma viagem remota de mochila pelo noroeste do Pacífico e enfrenta eventos sinistros que os levam a perceber que tudo sobre o lugar não é o que parece.

Matango – A Ilha da Morte, de Ishirô Honda

Japão, 1963, 89 minutos  

Um passeio de iate levando 7 pessoas, enfrenta uma tempestade em alto mar, que deixa o barco a deriva, sem rádio e instrumentos de navegação. Após atravessarem espessa neblina, encontram uma ilha num ponto remoto e se dirigem à margem para encontrar comida e água, além de possíveis habitantes. Mas acabam percebendo que o lugar é deserto, até que avistam outra embarcação encalhada e destruída. Investigando seu interior, concluem tratar-se de um barco de pesquisa científica, sobre efeitos de explosões nucleares na vida marítima e da própria ilha. De acordo com o diário de bordo, seus tripulantes desapareceram misteriosamente enquanto procuravam comida. Apenas cogumelos foram encontrados, mas a dúvida de que poderiam ser venenosos, tornou a sobrevivência dos 7 náufragos mais difícil ainda, além de conduzí-los a um conflito entre eles, desgastados e assustados com estranhas aparições que surgiam, no barco em que estabeleceram moradia.

O Mestre da Fumaça, de Andre Sigwalt e Augusto Soares

Brasil, 2022, 104 minutos 

Dois irmãos e um tanto de amigos precisam encarar a máfia chinesa Vingança das Três Gerações. Contando com o Mestre da Fumaça e seu estilo de luta único, o Cannabis, eles têm uma chance. Um filme de Kung-Fu chapado.

Blade Runner – The Final Cut, de Ridley Scott

Estados Unidos, Hong Kong, Reino Unido, 1982, 117 minutos

No início do século XXI, uma grande corporação desenvolve um robô que é mais forte e ágil que o ser humano e se equiparando em inteligência. São conhecidos como replicantes e utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Mas, quando um grupo dos robôs mais evoluídos provoca um motim, em uma colônia fora da Terra, este incidente faz os replicantes serem considerados ilegais na Terra, sob pena de morte. A partir de então, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar para matar em replicantes encontrados na Terra, mas tal ato não é chamado de execução e sim de remoção. Até que, em novembro de 2019, em Los Angeles, quando cinco replicantes chegam à Terra, um ex-Blade Runner (Harrison Ford) é encarregado de caçá-los. Com exibição do curta Harmony.

FP4EVZ, de Jason Trost

Estados Unidos, 2022, 79 minutos 

Numa terra devastada pós-apocalíptica com sede de cana, o FP é lar do último oásis da bebida. Os TROS são uma família lendária de guerreiros dos jogos de ritmo que protegem o FP com o esporte sangrento Beat-Beat Revelation. Quando uma calamidade horrível assombra a Teha, os TROS devem batalhar no futuro distante para proteger o restante da humanidade manguaçada de se tornarem sóbrios à sete palmos para sempre.

Phenomotion

Variados

Coletânea de curtas-metragens: A Guitar in the Bucket, Perfect City: The Mother, Buzzkill, Other Half, Sierra, Zoon, Amok, Echoes of Birdsongs e Zombie Meteor.

Short Bites II

Variados

Coletânea de curtas-metragens: My Life My Life My Life., Shadowban, A Luz Incidiu Sobre Nós Como a Pálida Noite, Lágrima Negra em Pele de Loba, O Abismo da Alma, Aperio, Spectrum e The Black Re-Cat.

Angel’s Egg (1985), de Mamoru Oshii

Japão, 1985, 71 minutos 

Uma jovem misteriosa caminha por um cenário etéreo e deseolado, carregando um grande ovo.

Verão Fantasma, de Matheus Marchetti

Brasil, 2022, 106 minutos

Em algum lugar dos litorais brasileiros, os adolescentes Lucas e Martin se apaixonam enquanto investigam o desaparecimento de um menino. Mas o desabrochar de seu amor é ameaçado por forças sinistras se escondendo debaixo dessa idílica paisagem de verão.

The Girl From The Other Side, de Yutaro Kubo

Japão, 2022, 70 minutos 

Era uma vez, num lugar muito, muito distante, haviam duas terras. O mundo era dividido em terra interna e terra externa. As pessoas temiam a terra externa, habitada por criaturas estranhas, que carregam uma maldição. Um dia, na fronteira entre a terra interna, habitada por humanos, uma dessas criaturas encontra uma menina perto de montes de corpos abandonados. A garota diz que seu nome é Shiva, e demonstra afeição pela criatura que a encontrou, chamando-o de “professor”. Esta é a história de duas pessoas – uma humana, uma não humana, que vivem no crepúsculo nebuloso que separa a noite do dia.

The Feast, de Lee Haven Jones

2021, 93 minutos 

Durante uma noite, uma família privilegiada se reúne com seus convidados para um farto jantar em sua mansão nas montanhas galesas. Eles só não imaginam que estão prestes a ter sua última ceia, servida por uma misteriosa jovem.

Short Bites III

Variados

Coletânea de curtas-metragens: Mirage, The Operator, Respirations, Monsters, Look What You Have Done, Tekenchu e Passenger.

Masking Threshold, de Johannes Grenzfurthner

Egito, Itália, Polônia, 2021, 90 minutos

Frustrado por um chiado constante em seus ouvidos, um analista de dados paranoico documenta suas tentativas obsessivas de encontrar uma cura para o seu tinido debilitante através de uma série de experimentos domésticos conduzidos em um laboratório improvisado. Mas conforme sua pesquisa se torna mais sombria e macabra, um secreto terrível por trás de sua condição enlouquecedora é revelado com um potencial de cura mais sinistro do que ele jamais poderia ter imaginado. Um filme de horror filosófico inspirado pela estranha ficção e cosmismo Lovecraftiano, o cineasta experimental Johannes Grenzfurthner nos leva em uma jornada perturbadora à paranoica mente humana para revelar as consequências desastrosas da busca incessante por conhecimento. Com exibição do Aniversário do Sr. Lair.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress