18 e 19/11
- Sexta e sábado, das 14h às 18h
- Na Sala de Ensaio 1
- Classificação Indicativa: 16 anos
- Grátis
- Inscrição via formulário
- É recomendado o uso de máscara
ONILÉ é uma proposta de ocupação artística que compreende uma vivência artística e uma intervenção. Conduzida em duas etapas a ocupação propõe um intercâmbio com indivíduos e grupos locais com o intuito de continuar a rede de negrura já existente pelo território nacional.
1ª Etapa – Rolezinho diaspórico
Esta vivência tem como foco principal a criação de composições dramatúrgicas, cênicas e performáticas. Partindo da reflexão e do lugar de enunciação dos participantes o encontro busca investigar, através do corpo, as possibilidades dramatúrgicas e imagéticas da ocupação urbana. Considerando os agrupamentos possíveis de intercâmbio que integrarão esta breve residência será proposta uma discussão prática, para além de estreitar relações, mixar a vida local com possibilidades de construção de paisagens poéticas e intervenções urbanas. Durante as horas de aquilombamento existirão estudos de textos e vídeos referenciais, práticas corporais, trocas de experiência e construções individuais e coletivas.
2ª Estapa – Gira
Nesta etapa, os participantes da oficina e/ou artistas convidadas(os) se encontrarão para uma ação de resistência e convivência negra. A Intervenção propõe pensar e compartilhar estratégias coletivas para emancipação do povo preto também através da arte. Tendo como alicerce processos educativos e criativos de construção de identidades: raça/etnia, classe, gênero e sexualidade.