Oficina Confecção de Memórias

15 e 16/04 

  • Sábado e domingo, das 19h às 22h 
  • Na Sala de Ensaio 1
  • Classificação Indicativa: 14 anos
  • Grátis
  • Inscrição via formulário
  • É recomendado o uso de máscara

A Oficina Confecção de Memórias propõe uma vivência entre aqueles que desejam experimentar com a escrita e com a colagem – sem distinção de currículo. A escrita e a colagem são instrumentos para nos relacionarmos com a memória como espaço de criação – por meio deles vamos revisitar as histórias de mulheres que vieram antes de nós. A partir do exercício de recontar histórias mal-contadas e reimaginar o passado, ganhamos autonomia na construção das nossas próprias narrativas.

Sobre as oficineiras: 

Lane Lopes é roteirista, dramaturga e pesquisadora com formação em Ciências Sociais e Cinema e Audiovisual, ambas pela UFF. Integrou a quarta turma do Núcleo de Dramaturgia FIRJAN SESI coordenada por Diogo Liberano. Teve seis de seus textos encenados no teatro, incluindo “Aleito” que estreou no Centro Cultural Justiça Federal em 2022 e foi aprovado pelo edital do PROAC para temporada no CCSP em São Paulo em 2023. Foi publicada em 2019 pela Ed. Cobogó com a dramaturgia “só percebo que estou correndo quando vejo que estou caindo” texto encenado em 2022 na Sede Cia dos Atores pela Boa Cia Produções. Presta serviços de roteiro, pesquisa e assistência de direção para a produtora carioca Hunter Filmes desde 2020. Participa do coletivo interartístico Uma Película desde sua criação.

Paula Dias Conrado é poeta e dramaturga, com formação em Letras na UFRJ. É autora dos livros de poesia Cabra marcada para morrer (Hecatombe, 2021) e Todas as vezes que ficamos vivos (2022). Integrou a 6a turma do Núcleo de Dramaturgia Firjan Sesi do Rio de Janeiro, coordenado por Diogo Liberano, onde escreveu a dramaturgia Bonito, selecionada para publicação. Atuou em peças de teatro com a Placenta Companhia de Teatro Ritual e Antropológico, participando do elenco de Memórias de Sulawesi com curta temporada em 2019, no espaço Moitará. Atuou também na peça Nióbio, com o Núcleo de Investigação Cênica, coordenado por Gabo M. Barros, em curta temporada em 2019 no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo e em Juiz de Fora, na 3a Mostra de Artes Cênicas Inventa Cena. Em 2022, ministrou oficina de escrita criativa no evento do Dia Mundial da Criatividade, em Volta Redonda, e participou do painel A língua, a escrita e o livro, no festival do Conexão  Literária no Centro Cultural Fundação CSN.

Ficha técnica

Oficineiras: Lane Lopes e Paula Dias Conrado | Produção: Helena Panno, Luciana Duque e Yago Marçall | Produção executiva: Yago Marçall | Assistência de produção: Lane Lopes | Assessoria de imprensa: Gamarc Comunicação | Idealização: Coletivo Uma Película | Realização: Coletivo uma Película e Helena Panno através do ProAC Editais, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress